segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sopa de miso com tofu e couve flor


Descobri o miso! É verdade, depois de ler sobre os benefícios da pasta de miso (nomeadamente, que aumenta a energia yang - pelo que li, devo ser mais yin, daí estar sempre com frio, com as mãos frias, e ter as ancas largas, basicamente) decidi comprar e ver no que é que dava. Continuo com as ancas largas, com as mãos frias e com frio, mas os caldos de miso são deliciosos, e agora foram promovidos à categoria de "comida de conforto". A pasta de miso não é mais do que uma pasta de soja fermentada com uma levedura simpática chamada koji, daí fazer bem também aos intestinos. Podem encontrar a pasta de miso em lojas como o Celeiro, embalados a vácuo e com vários tipos disponíveis. Não sei bem ainda a diferença entre os vários tipos de miso, sei apenas que o amarelo é melhor no verão e o mais escuro (hatcho miso) é mais indicado para o inverno (quando estiver mais frio experimento, pode ser que deixe de ser tão friorenta!). 

Razões porque gosto da sopa de miso: porque é ainda mais fácil de fazer do que sopa instantânea, e infinitamente mais saudável e saborosa (que, vamos ser sinceros, sopa instantânea é um bocado blhac). Posso estar no sofá sozinha em casa, ser hora de jantar e não me apetecer cozinhar só para mim, ou então não ter sopa feita e a vontade de a fazer ser nenhuma, que 1, 2, 3 sopa feita! Pode ser feita com todos os legumes possíveis e mais alguns, juntar massa ou arroz, ou comer apenas o caldo se tivermos mesmo muita preguiça. Tem proteínas, portanto uns legumes e alguma coisa de hidratos de carbono e temos uma refeição completa e vegetariana. Vou experimentar várias combinações e depois partilho com vocês. Vamos à primeira:

Ingredientes (2 pessoas):
3 ou 4 pezinhos de couve flor
250 gr de tofu
2 c. chá de kome miso
+/- 1/2 litro de água 

Modo de fazer: Pôr a água ao lume e cozer a couve flor. Partir o tofu em quadradinhos pequenos. Quando a couve flor estiver cozida, pôr o lume no mínimo ou desligar (fazer com que a água pare de ferver) e colocar uma concha da água quente numa tigela. Dissolver o kome miso nessa água e juntar a mistura à couve flor. Mexer e juntar os pedacinhos de tofu. Esperar uns 3 minutinhos para o tofu absorver os sabores do caldo (facultativo) e comer!

Notas: O miso nunca deve ser fervido, porque destrói as suas bactérias benéficas.
          O miso já é salgado, logo não precisam de juntar mais sal.
          A proporção de miso para a sopa de miso é mais ou menos uma colher de chá por pessoa

Não há desculpa para não termos um jantar saudável e económico, basta imaginação e vontade de experimentar coisas novas. Quem já se aventurou por aí?

4 comentários:

  1. Eu adoro sopa de miso! Costumo comer muitas vezes ao almoço no restaurante japonês que costumo ir :)

    Adorei a tua versão...uma delicia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca comi sopa de miso em restaurantes, mas aqui em casa vai ser repetida em muitas variantes, é "jantar instantâneo"! Beijinhos*

      Eliminar
  2. Olá:)

    Não conheço mas pelo aspecto deve ser deliciosa.

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito boa, mas o melhor da receita é mesmo que quase se faz sozinha! Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita!