segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Panquecas de caramelo e baunilha



Panquecas é daquelas coisas que acho que já tinha comido, mas não me lembro de alguma vez ter feito. 
Sábado já viemos de casa da nossa avó tarde, e como não tínhamos sopa feita lembrei-me de fazer panquecas. Portanto, o meu jantar de sábado foi chá e panquecas. Muito saudável, como vêm...
A receita tirei daqui, do blogue "Da Panela para o Coração". Ficam uma delícia, muito fofinhas (ficariam mais se as fizesse mais grossas, mas a frigideira mais pequena que eu tenho ainda assim é grande demais, para conseguir fazer panquecas pequenas têm de ficar fininhas), e a saberem q.b. a baunilha e a caramelo. Vou tentar mais combinações (no blogue da Marlene encontram lá mais variações de panquecas deliciosas), mas num dia em que tenha paciência, pois os meus nervos não foram feitos para fazer panquecas uma a uma... 
A receita rende bastante, sobrou ainda massa que se conservou na perfeição dois dias no frigorífico (as panquecas da foto foram feitas hoje de manhã). Embrulhei as que sobraram (já feitas) em papel de manteiga e um saco de plástico, para que amanhã ainda esteja fofas.
Aqui vai a receita:

Ingredientes (para muiiiiitas panquecas!):
3 ovos
470 gr de farinha
1 c. chá de fermento
0,6 l de leite
170 gr de açúcar
1 pitada de sal 
1 c. café de baunilha em pó
4 c. sopa de caramelo líquido
azeite para fritar as ditas

Modo de fazer: Misturar bem com uma vara de arames a farinha e o fermento peneirados, o açúcar, os ovos, o leite, o sal e a baunilha. Juntar o caramelo e envolver bem (a Marlene dizia para a massa repousar uma hora mas eu saltei esta parte e não me dei mal). Numa frigideira anti-aderente, deitar um pingo de azeite  e quando a frigideira estiver quente deitar uma concha de massa. Quando a massa ficar com furinhos, virar as panquecas. Repetir o processo até esgotar a massa. Como disse, a massa crua durou 2 dias sem problemas no frigorífico e as panquecas feitas continuam fofas no dia seguinte se bem embrulhadinhas em papel e acomodadas num saco de plástico. As minhas foram comidas com doce de morango e canela.
Espero que gostem, bom apetite!


5 comentários:

  1. Olá! :D

    Obrigada pela confiança em fazer as panquecas!
    Para primeira vez que fazes panquecas ficaram apetitosas!

    Eu sei...demora imenso tempo a fazer...a minha frigideira anti-aderente também é pequena, e dá para imensas panquecas, e passo mais de 1 hora na cozinha! Para a próxima faz metade da receita! :)

    Muito obrigada :D

    ResponderEliminar
  2. Ah, que panquecas maravilhosas! Parecem uma delícia e com doce de morango será fantástico, sem dúvida! :)
    Obrigada pela receita perfeita! ;)

    ResponderEliminar
  3. Que delicia essa panqueca, aqui chamamos de nego deitado. Minha sempre fazia quando chegávamos da escola.
    Adorei seu cantinho cheio de sugestões maravilhosas.
    Tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita :) Nego deitado, que engraçado, nunca tinha ouvido. Beijinhos, bom fim de semana!

      Eliminar

Obrigada pela visita!