sábado, 6 de abril de 2013

Molho Holandês no micro-ondas (5 minutos!)


Não sou grande apreciadora de molhos espessos e gordurosos (não gosto muito de maionese, e o meu molho de eleição é a mostarda mas tem de ser de determinadas marcas, não pode ser daquelas que saibam a maionese), mas terça-feira, na feira de Mogadouro (ainda estou de férias!) comprámos um molho enorme de espargos selvagens, por dois euros. Isto foi combinado com um programa que vi em que serviam uma receita de ovos escalfados, pão e ervilhas com molho holandês que vi num canal espanhol (outra particularidade aqui da terra...) senti vontade de combinar os espargos com um molho holandês, que era molho que tinha jurado nunca provar (parecia-me uma facada no colesterol).
Como sabem, não gosto de tudo o que dê demasiado trabalho na cozinha, e as receitas que encontrava de molho holandês exigia que me pusesse de plantão frente ao fogão a mexer um tacho até que ficasse com a clavícula deslocada (se calhar estou a exagerar um bocadinho, eheh). À semelhança do curd de limão, também devia ser possível fazer o molho holandês no micro-ondas. E, de facto, é!
Tirei a receita daqui. Vejam só que fácil!
 
Ingredientes:
2 gemas de ovo
100 gr de margarina
1 c. sopa de água
1 c. sopa de sumo de limão
Sal e pimenta q.b.
 
Modo de fazer: partir a margarina em quadrados e levar ao micro-ondas, na potência máxima, por 60s. Entretanto, bater as duas gemas com um garfo e juntar a água e o sumo de limão. Verter lentamente este preparado à manteiga derretida, mexendo sempre com um garfo (cuidado nesta parte, sob o risco de fazerem ovos mexidos!). Levar novamente esta mistura ao micro-ondas, no mínimo, por 15s. Ao fim deste tempo, mexer bem com um garfo. Repetir este processo até ficar com a consistência desejada. Temperar com sal e pimenta e servir!
Ficou muito bom, nada enjoativo (deve ser devido ao limão). Recomendo :) 
Bom apetite*
 

1 comentário:

  1. Bom dia! este molho deve ser muito bom!
    A receita vai comigo!
    Beijinhos!
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!