domingo, 23 de março de 2014

Bolo Vicente (Bolo de Açúcar Queimado), receita da avó!


Este bolo é um dos meus bolos favoritos. A minha avó costuma fazê-lo numa forma de fogão.  Uma forma de fogão, para quem não sabe, é uma forma especial para em vez de se cozerem os bolos o forno, cozerem-se nos bicos do fogão. Não sei porque é que este bolo é sempre feito pela minha avó numa forma de fogão, e não no forno como é costume, mas o que é certo é que fica delicioso!


Já tinha dito aqui que a minha avó faz sempre uns bolos deliciosos, enormes, fofos e leves, e são mesmo os melhores do mundo inteiro. Talvez por isso, nunca me tinha aventurado a experimentar fazer o Bolo Vicente, apesar de já ter a receita comigo há vários anos. Num dia de chuva (um daqueles que tivemos com fartura este Inverno) decidi andar a ver o meu livrinho de receitas antigas e decidi experimentar.


E não é que saiu quase igual ao da avó??? Finalmente, acho que consegui acertar!


Mas claro, não ficou tão delicioso e fofo como o dela. Será de não ter feito numa forma de fogão? Talvez, mas acho que o que faltou mesmo foi a "mão" da avó. Mão de avó é insubstituível!


Ingredientes
250 gr de açúcar
250 gr de margarina
300 gr de farinha
1 cháv. passas
5 ovos
1 cálice de vinho do porto
1 c. chá de canela
2 c. chá de fermento
1 cháv. de caramelo de compra (eu fiz o meu, levando ao lume 1 cháv. de chá de açúcar amarelo. Quando e derreteu e ganhou uma cor acastanhada, juntei um pouco de água).

Modo de fazer:
Macerar as passas no vinho do porto. Entretanto, bater o açúcar com a manteiga. Adicionar os ovos um a um, batendo sempre. De seguida juntar a farinha, o fermento, a canela, o vinho do porto e as passas. Por último juntar o caramelo.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até o bolo ficar cozido (cerca de 40 min, fazer o teste do palito!).


Espero que gostem :)

Rende cerca de 16 fatias
Aprox. 336 kcal/porção


20 comentários:

  1. onde arranjo a forma de fogão?
    Parece delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário :)
      Não sei realmente onde a minha avó comprou a dela, já é bastante antiga e de facto nunca vi nenhuma à venda. Talvez em lojas mais antigas ou especializadas em pastelaria, não sei. De qualquer maneira, a mim quem me tira um forno tira-me tudo! Coze os bolos mais rápido que no bico do fogão, podemos constrolar a temperatura... parece-me sempre uma melhor opção :)

      Eliminar
  2. Realmente esta super apetitoso, deve de ser uma delicia... nunca tinha visto bolo feito mo fogao.. beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de bolo! Adoro estes bolos que fogem ao convencional! Há poucos dias fiz um de caramelo com nozes que tb ficou muito bom! Vou guardar a receita deste para experimentar. Também ando há que tempos atrás de uma forma dessas mas não encontro! Já me disseram para procurar nas feiras, naquelas bancas que vendem artigos para a cozinha, como panelas de ferro, esmalte, colheres de pau etc.
    Só fiquei com uma dúvida, a chávena de caramelo a que te referes é de chá? Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sissamar :)
      É capaz de nas feiras se encontrarem, sim! Numa daquelas bancas com utensílios de cozinha antigos, talvez...
      É sim uma chávena de chá! Já rectifiquei na receita, obrigada pelo reparo. Beijinhos*

      Eliminar
  4. Confesso que desconhecia essa forma! Mas provavelmente o bolo é cozido mais lentamente, com o calor só em baixo e por isso fica com uma textura especial, não?
    Mas o teu está fantástico! Alias, quando vi os ingredientes fiquei logo com os olhos a brilhar, passas, vinho do porto e canela só pode ser para lá de delicioso!
    E receita da avó, é daquelas imbatíveis, sempre! :)

    ResponderEliminar
  5. Bolos de caramelo são uma perdição. Quando são feitos pelas avós, ainda mais! ;)

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto maravilhoso! Nunca tinha visto, mas parece-me muito bem :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  7. Nao conhecia essas formas para fogao! Esse bolo ficou muito bonito :) e agora incluis as calorias por porçao ahahaha, espetaculo!

    A minha mae tem uma receita de um bolo de caramelo parecido :) No meu caso foi ela, e nao a minha avo que me deixou aquela coisinha por cozinhar, visto que os pratos dela sempre foram deliciosos. Mas desde que eu comecei a fazer bolos e sobremesas, ela deixou totalmente de a fazer!! Tenho saudades do bolo de caramelo :x Tu tens razao.. e daquelas coisas.. quando provas uma coisa ja de si tao boa.. so apetece comer feito por essa pessoa, ate tenho medo de tentar e sair-me completamente errado!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta, andas atrasada, já incluo as calorias desde 10 de Fevereiro! :P (http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2014/02/contagem-de-calorias.html)

      Tens de lhe pedir para voltar a fazer o bolo de caramelo :) Ou experimentares tu, mesmo! Olha, se não sair igual, sai uma aproximação... há-de ser delicioso na mesma! Beijinhos*

      Eliminar
    2. Argh, sou mesmo uma despaçarada. Verdade :) E agora tive a ler o teu post anterior.
      Acredito que dieta é exactamente o que tu dizes, a forma como tu comes ao longo da vida. Dietas que incluem deixar de comer coisas para mim é das piores coisinhas que podem haver. Não como muita fruta/vegetais, mas isso é porque nunca fui muito fã dessas coisas para começar xD Gosto de comer carne às refeições e boa quantidade, e não me importo de comer menos arroz/massa à conta disso, mas também tenho em atenção para não passar o valor de proteínas que se deve comer diariamente (se bem que nunca passo!). A coisa da coca-cola light não sabia. Houve uma altura que bebia disso porque tinha 0 calorias, mas a verdade é que olho para a garrafa e para as 0 calorias e penso de onde vem a cor/sabor e tudo mais e fico desconfiada. Agora ando a beber limonada e sumo de laranja. Para além de me proteger contra as constipações, nao tem muitas calorias e o melhor de tudo é que sabe muito bem. Adoro a limonada da bimby, fiquei completamente apaixonada! Eu que nunca tinha conseguido uma limonada boa xD

      Já vi varias trufas daquelas e sempre me pareceram boas. Qualquer dia experimento :o

      Bem termino aqui o comentario que isto e quase um post..
      Beijinhos!

      Eliminar
    3. É isso mesmo, cada um deve encontrar o estilo de alimentação que mais se adequa às suas necesisdades e gostos, mas sem nunca pôr a saúde em primeiro lugar :)
      Eu não sou muito de sumos, mas a limonada na bimby fica mesmo um espetaculo! No outro dia experimentei um granizado de limão, feito na bimby, e fiquei rendida! Tem mais que as 0 kcal da coca-cola light, mas também tem muitas coisas boas que a coca-cola não tem...
      Obrigada pelo comentário, e não te preocupes que eu adoro comentários grandes ;)

      Eliminar
  8. Que espectáculo de bolo!! Adoro bolos que levem caramelo.
    É para experimentar já este fim de semana !

    Catarina

    ResponderEliminar
  9. As 'mãos' das avós fazem sempre doces e comidinhas diferentes e sempre mais saborosas que as nossas :-) Sempre foi e acho que sempre será! Porque elas fazem com tanto amor, paciência, dedicação que sabe tudo muito melhor!
    Esse bolo tem um aspecto muito bom!
    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar
  10. Olá. Fiz uma pesquisa por causa de um pormenor dessa forma, já que pretendia experimentar também. A minha avó também a usava e muitas outras pessoas, pq na altura, ninguém tinha fornos...e os bolos eram maravilhosos...!
    Pois bem, a minha dúvida é com os buracos da tampa. Uns dizem que se devem deixar abertos até meio da cozedura e depois abre para secar, outros dizem que se deixa aberto e se fecha no fim para tostar...Por essa razão, ainda n usei a forma q entretanto, comprei....
    As formas podem ser compradas em qualquer lado, nos mercados mensais e até no chinês, porque estão na moda. Há 3 tamanhos pelo menos, sendo que o mais caro é cerca de 12/13€. A minha foi comprada numa casa de plásticos...Obrigada pela partilha da receita............

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bia! Experimenta das varias maneiras, a ver como sai melhor :)
      Obrigada pela informaçao! Beijinhos*

      Eliminar
  11. Olá. Será que posso usar licor na falta do vinho do porto?

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!