domingo, 6 de julho de 2014

A semana dos queques!


Não sei se já repararam, não sou grande amiga de queques

Não sei porquê, mas os queques irritavam-me: primeiro porque o meu forno é pequeno e enquanto uma fornada de queques está a cozer a outra está em cima da mesa à espera; depois porque os meus queques têm tendência a ficar duros que nem pedras, depois porque não dão jeito a transportar nem a armazenar e por fim - razão principal - porque transbordam das forminhas.

Que irritantes. Mal desvio os olhos deles, quando volto já explodiram pelo forno, sujando tudo em seu redor e arruinando todo o meu esforço. Tento encher pouco as formas, mas às vezes não resulta. 

Posto isto: os queques são giros

E é verdade que eu já tive algumas experiências bem sucedidas com queques, como estes Queques de Courgette, Limão e Maçã Verde, estes de Maçã e Canela com Crumble de Aveia, e, principalmente, os meus queques preferidos de sempre: os famosos Queques de Casca de Banana com Chocolate Branco Caramelizado. Só de pensar neles me dá água na boca...

Por influência da Joana Macieira, do blogue Palavras que enchem a barriga, que agora editou um livro super querido e delicioso inteiramente dedicado aos queques, decidi que já era tempo de perder o medo aos ditos. 

Foram muitas as experiências, e que agora decido partilhar com vocês. Ao longo desta semana, vão ter uma receita por dia, e sempre de queques!

Resultados: será que aprendi de vez a fazer queques? 

Não.

Os meus queques continuam ali no limbo entre o comestível e o banal (talvez se começasse a seguir receitas a sério e não me pôr a inventar tinha resultados melhorzinhos). Nada que mova montanhas, portanto - mas mesmo assim resultam, na generalidade, em queques bastante satisfatórios para acompanhar o meu chá nocturno. Ou para congelar e ir levando para os lanches da faculdade. Ou para distribuir por quem mais gostamos (a minha parte preferida de fazer queques, confesso!).

Acho que os queques são a prova que nem tudo o que fazemos na cozinha tem de ser delicioso e de dar pulos de excitação: às vezes só têm de ser receitas feitas com muito amor e partilhadas com a nossa família e amigos. Se seguirmos isto à risca, o resultado é sempre delicioso.

Espero que gostem!




6 comentários:

  1. Não podia concordar mais com a tua ultima frase. Acima de tudo temos que cozinhar com o coração, o resto normalmente.
    Para mim têm todos bom aspecto! :D
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  2. Eu no início também não tinha muita sorte, mas acabei por fazer alguns estupidamente bons :)
    Os meus problemas eram mesmo que eram "medíocres" e não ficavam altinhos. Nunca transbordaram, e eu fiz muitas fornadas, boas e más. Que estranho...
    Continuei sempre a fazer porque... Mesmo por causa dos muffins deliciosos da Joana :P Mas valeu a pena! :)
    Ter uma fornada de muffins "à espera" realmente não é a melhor ideia, acho que é uma coisa que tem de ir rápido para o forno...
    Vai ser uma semana docinha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Joana contagia qualquer pessoa a fazer muffins :P
      Oh pah, será que a falta de jeito é exclusivamente minha??? Se calhar sofro de alguma espécie de "dislexia dos queques" ou assim.
      De qq das formas, a prática leva à perfeição, portanto esperem muitos queques por aqui :P

      Eliminar

Obrigada pela visita!