quarta-feira, 16 de julho de 2014

Benção de Finalistas da minha irmã, Queques de Chá de Rosas e Violetas com Pepitas de Chocolate Branco e Aniversário do Mãos de Manteiga


Peço imensa desculpa por ter "abandonado" o blogue estes dias! Já sabia que a minha semana ia ser caótica, por isso a ideia era agendar os post da semana dos queques e não me "preocupar" com o blogue esta semana. Mas eu subestimo sempre o tempo que demoro a fazer as coisas e acabei mesmo por não tr tempo. Mas é como disse no facebook: natais, aniversários e dias de queques são quando o Homem quiser! 

Antes de mais, em jeito de compensação, aqui vão algumas fotos da razão da minha ausência: A Benção de Finalistas da minha irmã. Parabéns Alexandra!!!! Conseguiste, mulher! És ENFERMEIRA! :D Aqui vão algumas fotos do dia da Benção e do dia da Formatura (pessoas especiais pedem muitos dias de festa!).

Dia da Formatura...

Dia da Benção: arroz doce que fiz para ela (sim, é o arroz doce da mãe da Maria! Acham que sob tortura ela me autoriza a publicar a receita aqui no blogue? :P )

Bolo que fiz para ela. Não está muito bonito, mas estava bom! Hei-de falar sobre ele brevemente.

Eu e a sissi, mascaradas de pinguins *.* Gosto tanto dela, pá! (conseguem ver a fita com as patas dos Aristogatos, no canto superior esquerdo da pasta? Somos nós, e é a minha fita ^^ )

E agora, a última receita da "Semana dos Queques" que se estendeu para esta... Estes queques foram copiados do livro da Joana Macieira Queques que enchem a alma. Sinceramente, foi este livro, o blogue e a maneira como a Joana fala dos queques no blogue que me fizeram aproximar deles (e não fugir a sete pés como era costume!). Os queques dela são sempre deliciosos (mesmo quando me correm mal), mas não consigo decidir do que gosto mais: se das receitas ou das ilustrações do livro *.* São lindas, mesmo!

Depois da catástrofe dos Dead by Chocolate Muffins, e depois das dicas da Joana no dia em que comprei o livro, decidi experimentar os Queques de Chá. Como adoro o chá de rosas e violteas da Lipton (que já se vê tão pouco à venda!) a acompanhar um quadradinho de chocolate branco, achei que a combinação seria fantástica. E foi assim que nasceram estes Queques de Chá de Rosas e Violetas com Pepitas de Chocolate! Que serviram para comemorar o fim do estágio da minha irmã e que depois congelei para cantar os "Parabéns" na noite do meu aniversário. 

Também havia caipirinhas... *suspiro*

Não fiquei propriamente fã do sabor do chá de rosas e violetas em queques (ficaram demasiado... florais!), mas fiquei completamente rendida a usar chá em queques! Comprei ontem um chá de mirtilo e açaí (da Teteley) que, para além do sabor fantástico tem uma cor super vibrante. Mal posso esperar para testar - é só emagrecer os 2kg que engordei durante esta última semana!


Ingredientes (receita adaptada)
250 ml de água
1 saqueta de chá de rosas e violetas 
320 gr de farinha de trigo
1 c. chá de fermento
1 c. chá de bicarbonato
1 pta de sal
2 ovos
130 gr de açúcar
2 c. sopa de óleo 
50 gr de chocolate branco para culinária partido em pedacinhos

Modo de fazer:
Aquecer a água e juntar a saqueta de chá. Deixar em infusão 2-3 min. Reservar.
Numa tigela, misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Noutra tigela, bater o ovo com o açúcar até fazer um creme. Acrescentar o óleo e o chá, batendo entre cada ingrediente. 
Juntar os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e misturar com uma colher de pau.
Colocar os queques em formas de papel colocadas em formas de queques, cobrir com os pedaços de chocolate e levar ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 5 min. Baixar a temperatura para 18'ºC e deixar cozinhar mais 15 min.
Voilá!



Sexta-Feira foi também o aniversário do Mãos de Manteiga! Três anos!!! Como é possível já se terem passado três anos? Três anos cheios de experiências e partilhas, e muita amizade e carinho da vossa parte. Quem havia de dizer que este cantinho se iria tornar uma parte tão importante da minha vida? Não só devido ao que aprendo com todos vocês e com os vossos blogues, mas também devido ao carinho e amizade dos vossos comentários, sempre (mas SEMPRE!) simpáticos.


Em jeito de comemoração farei, como é costume, um passatempo. Será um passatempo mais modesto, devido à proximidade com o passatempo dos 100 seguidores, mas ainda assim será uma forma de retribuir tudo o quanto me têm dado. Falarei mais sobre isso amanhã!

7 comentários:

  1. Parabéns à mana :)

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelas várias ocasiões! :) Felicidades à tua irmã e boa sorte para a sua carreira profissional!
    Acho que também vou experimentar os queques com chás :D Têm ótimo aspeto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jelly! :) Eu acho que não vou descansar enquanto não experimentar com os chás todos que costumo comprar :P Beijinhos*

      Eliminar
  3. Oh tão fofinha! Adorei tudo, foi um dia (dois!) muito especial :) O bolo estava brutal, estou um nadinha triste por só ter comido uma fatia! (sim... o bolo parece que se evaporou!). Adorei a decoração, estava mesmo como eu queria =D obrigada ^^ É uma alegria ter-te como irmã! (Agora vê lá se me envias as fotos, está bem? XD)
    Os queques de rosas e violetas...blharc. Nem sei como puseste isto aqui... não gostei nada, estavam mesmo muito maus. Mas pronto, gostos XD. Fico à espera dos de chá de mirtilo ;)
    Beijinhos love you!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) A mana faz-te outro, deixa lá! Gosto muito de ti <3
      Eu gostei! A gente não está é habituada a sabores florais em comida, mas é uma questão de hábito (lembras-te da manteiga de amendoim??? mudasti!)
      Beijinho, jtm bcp!

      Eliminar
  4. Parabéns pelo aniversário do blog! :)
    Felicidades para a tua irmã! Um belo curso que ela tirou, tenho duas primas enfermeiras.
    Adorei o desenho no arroz doce.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!