terça-feira, 19 de agosto de 2014

Bolo de Iogurte de Maracujá com Farinha Maizena

Bolo Danio Maracujá Maizena

Como sabem estou na terra do meu pai. Tenho aproveitado bastante para ir adiantando coisas da tese (tem de ser!), para ler (e alterar novamente o 1º lugar dos meus livros preferidos), dormir, passear e... não fazer nada. Absolutamente nada. Para ficar sentada na esplanada sem fazer mais nada que não apenas conversar e olhar para o que se passa à volta. Adoro viajar, e quem me dera ter dinheiro para viajar muito mais mas... para descansar, descansar a sério, tenho de vir para Trás-os-Montes. Descansar para mim é dormir a sesta, um livro, cevada no café e amendoins. E estou feliz. Não preciso de mais nada!

Mas também sou muito feliz a comer sardinhas. E como é costume decidimos fazer uma sardinhada entre os vizinhos. Ficámos encarregues de levar a sobremesa, mas a imaginação não era muita e os ingredientes ainda menos. No frigorífico estavam iogurtes que a minha avó se esqueceu cá (e aqui em casa toda a gente detesta iogurtes, o que tornava este facto problemático), por isso o meu cunhado sugeriu: e se fizessemos bolo de iogurte? 

Danio Maracujá
Sem perspetivas de um futuro risonho, felizmente acabaram num delicioso bolinho!

A mesa já posta...


... à espera das sardinhas que não tardaram a chegar!

E eu tenho de vos confessar uma coisa: apesar de detestar iogurtes (exceção aos de soja naturais e, para mal dos meus pecados que me atrevi a provar uma vez, os Gregos naturais) gosto bastante de bolo de iogurte. Mas aquilo leva ovos que se farta, o que juntamente com o óleo torna a receita muito pouco apetecível. Decidimos assim cortar nos ovos e juntar-lhe farinha maizena, o que tornou o que era para ser um bolo simples de iogurte num bolo de maracujá fofo, leve e delicioso. Muito, muito bom. Tão bom que tinha de partilhar a receita com vocês!

Ingredientes:
8 ovos
2 iogurtes Danio de Maracujá
4 copos do iogurte de açúcar
2 copos do iogurte de óleo
3 copos do iogurte de farinha de trigo
1 copo do iogurte de farinha maizena
4 c. chá de fermento

Modo de fazer:
Bater as claras em casatelo. Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Juntar o óleo. Bater. Juntar os iogurtes. Bater. Juntar as farinhas peneiradas e envolver com uma colher de pau. Juntar as claras em castelo e envolver também com a coler de pau. Juntar o fermento e mexer bem.
Levar numa forma untada e enfarinhada a 180ºC durante cerca de 40 min (fazer o teste do palito).
Já está!



Rende cerca de 18 fatias
Cerca de 349 kcal/fatia

4 comentários:

  1. Um bolo de iogurte diferente :) Deve ficar uma delicia com esse iogurte maravilhoso :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bah, o iogurte tem muito pouco de maravilhoso (pelo menos para mim!) mas o bolo ficou bem bom :P (mas também eu, verdade seja dita, como vocês podem confirmar pelos meus comentários às minhas próprias receitas, sou uma boca bastante fácil de contentar!). Beijinhos*

      Eliminar
  2. Acabei de devorar um Danio de morango, se tivesse visitado antes seu blog, guardaria para este bolo!!!
    Hmmmm...As sardinhas...Como eu amo!!!!
    Beijos! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha! Com Danio de Morango também não deve ficar nada mal!
      Pode ser que um dia se combine uma sardinhada entre blogueiros, isso é que era! :P Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita!