terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Bolachas de Chocolate para o Jantar de Natal


Cá em casa houve mais outro jantar, desta vez de Natal com os amigos da Faculdade. Como sempre, cada um tem as suas vidas e... e acabámos os quatro do costume! O que está longe de ser mau, muito pelo contrário - sabem aqueles amigos com quem preferimos fazer coisas aborrecidas do que coisas divertidas com outras pessoas? São assim para mim a Ana, o Hélder e a Joana. Podíamos ir às Finanças (sim, já aconteceu) que seria divertido na mesma!

Para prato principal fiz rolo de carne com fiambre e queijo (em breve no blogue - espero eu!) e para sobremesa decidi-me pelas Dead by Chocolate Cookies da Joana. 

E aqui para nós: aquelas bolachas são mesmo de uma pessoa morrer por elas de boas que são! A fotos não lhe faz jus, mas são mesmo as melhores bolachas de chocolate de sempre!

Eram 32. 
No dia seguinte, sobejavam 6.

Não precisam de mais nenhuma prova, pois não?

Adaptei a receita porque até para mim, exagerada assumida quando se trata de chocolate, achei que era chocolate demais. Ficou a massa assim um pouco líquida (também não esperei pelo tempo de refrigeração, a verdade é essa) por isso as bolachas ficaram bem fininhas... e acho que ainda estavam melhores por isso! Parecia que estávamos a comer ar *.*

Com sabor a chocolate, claro. 

Foram o acompanhamento perfeito para o fim de um jantar perfeito e filme do "O Pianista". Filme esse em que me consegui pôr rir à gargalhada lá pelo meio, só para verem o calibre da malta.

Espero que se animem a experimentar, que valem mesmo a pena!

Ingredientes:

  • 135 gr de farinha de trigo
  • 40 gr de cacau em pó
  • 1 c. chá de fermento em pó
  • 1 pta de sal
  • 220 gr de chocolate de culinária
  • 2 ovos
  • 1 c. chá de essencia de baunilha
  • Cinco colheres de sopa de margarina à temperatura ambiente
  • 170 gr de açúcar amarelo
  • 60 gr de açúcar
  • 180 gr de pepitas de chocolate (aqui cortei bastante na receita da Joana. Em vez de pepitas, partir em pedacinhos chocolate de culinária).

Modo de fazer:
1 - Derreter o chocolate no microondas ou em banho-maria.
2 - Bater a manteiga com os açúcares, os ovos e a essência de baunilha.
3 - Juntar a farinha, o cacau, o fermento e o sal.
4 - Misturar as pepitas de chocolate
(Foi aqui que a Joana levou a massa 30 minutos ao frigorífico, mas o meu espírito é impaciente!)
5 - Colocar colheradas de massa sobre um tabuleiro com papel vegetal. Separar bem para as ditas não se pegarem, que a massa espalha-se bastante.
6 - Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 12 minutos.
7 - Retirar e deixar arrefecer (ahah deixar arrefecer! Algumas foram logo comidas assim, quentinhas e tudo).

Estas bolachas não se comem, devoram-se!

Cerca de 32 bolachas
Aprox. 89 kcal/bolacha


6 comentários:

  1. Depende das coisas, acho eu :P se fosse, sei lá, esborrachar uma tarte na cara de pessoas, mergulhar numa piscina de gelatina ou fazerum «escape the room» real até podia ser com um cavalo que ia ser giro à mesma :)
    Uma sobremesa? Eu nunca faço só uma sobremesa :P haha :) sou uma exagerada! Mas especialmente se for bolachas. É sempre 1 ou 2 bolos + outra coisa. Acho que depende da maneira como se encara - uma sobremesa com hipóteses variadas ou um docinho para acompanhar o café. Mas acho que para estas bolachas abro uma excepção. Desde que a quantidade de açúcar ingerida seja razoavelmente elevada está tudo bem ;)
    Não sei de que forma «comer ar» em forma de bolachas pode ser uma coisa assim tão fantástica, MAS com este ar nem vou questionar :D
    Eu percebo que possa ser muito chocolate, mas acho que depende... O chocolate é 100% chocolate e é bom :P para mim o que faz mais diferença até é a quantidade, porque em termos de concentração de chocolate a diferença acaba por não ser assim tanta!
    Eu não achei o Pianista particularmente engraçado :P haha
    (Mas gostei...)
    Eu já experimentei a receita e gostei muito! Queimei algumas um bocado, mas mesmo assim ficaram boas. Tenho de repetir! A massa é que era deliciosa :D e por falar em massa crua deliciosa, fiz o bolo de coco, desta vez a fintar as instruções da receita. Eu nem costumo gostar de massa de bolo, mas era TÃO boa. Sabia a Rafaello's. Se não fosse estranho até a tinha posto em tacinhas e comido à colher. O bolo também ficou bastante bom. Talvez não O melhor que já fiz, mas muito bom sim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu também gosto de fazer várias sobremesas, mas ultimamente deixei-me disso! Depois sobeja sempre imensa coisae um jantar fica para a engorda (novamente o verbo sobejar só para ti!).
      Ar nestas bolachas é um espetaculo :P
      Ai o bolo de coco! Fico feliz que te tenha saído bem desta vez :D Tenho de o repetir também ;)

      Eliminar
  2. Que deliciosas! Este fim de semana também fiz bolachas de chocolate com os meus filhos! Uma aventura bem gulosa!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!