Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

Massas com legumes, tofu e molho de manteiga de amendoim



Olá a todos! Apesar de não ser doida por massas (prefiro arroz) era capaz de comer estas massas várias vezes por semana, porque o molho tem uma das minhas comidas preferidas: manteiga de amendoim! O molho, que é definitivamente o herói deste prato, aprendi no programa "Cook yourself thin" (a versão americana) e adaptei porque já não me lembro da receita original. Sinceramente ainda não percebi o que tem a manteiga de amendoim de "thin", mas vamos ignorar este aspecto. 
Podem fazer as combinações de legumes que mais vos agradar, muita ou pouca variedade, vegetariano ou com algum tipo de peixe ou carne. Penso que se pode tornar um bom destino para os restinhos que às vezes temos no frigorífico. Eu gosto de combinar com legumes cozinhados e legumes crus, para ter variedade de texturas, mas podem fazer da maneira que mais vos agradar. Cá vai a minha receita:



Ingredientes:
1 tigela bem grande de mistura de legumes (usei ervilhas, favas, bróculos, courgette e cenoura)
1/2 pepino
1/2 pimento vermelho
1 tomate
Esparguete integral 
4 fatias de tofu fresco (ou, se preferirem, grelhem-no primeiro) 
sementes de sésamo q.b.

Molho:
1 c. sopa bem cheia de manteiga de amendoim
1 c. sopa vinagre
1 c. sopa mal cheia de molho de soja
1 c. chá mostarda (mostarda a sério, nada daquelas que sabem a farinha ou que têm ovo e sabem a maionese)

Modo de fazer: Cozer o esparguete (na embalagem dizia 15 minutos). Cozer a mistura de legumes (partir a courgette e a cenoura aos pedacinhos). Partir o pepino ao meio no sentido do comprimento, e mais uma vez ao meio, tirar as sementes e partir em quadradinhos. Partir igualmente o pimento aos quadradinhos. Com o tomate, tirar-lhe o interior e partir também as quadradinhos. Partir o tofu em quadradinhos pequenos. Reservar tudo isto na tigela/saladeira onde se vai servir a massa. 
Preparar o molho: pôr os ingredientes numa tigela e acrescentar-lhe uma concha (das da sopa) da água de cozer o esparguete. Misturar tudo muito bem até ficar tudo desfeito. Escorrer a massa, escorrer os legumes cozidos, juntar tudo na saladeira onde já estão os legumes crus e o tofu. Numa frigideira, torrar as sementes de sésamo (só assim, não é preciso acrescentar gordura nenhuma à  frigideira) até ficarem tostadinhas. Juntar à massa. Cobrir com o molho e mexer com cuidado com uma tenaz. Já está! 
Quem diz que as refeições vegetarianas são demoradas, dispendiosas e sensaboronas, não sabe o que está a dizer. Aconselho-vos a sugerirem-lhes esta massa :) Bom apetite!


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tomates recheados com cuscuz, feijão e legumes




Cá vai uma receita, inventada por mim (!) que me apetecia experimentar tomates recheados. Como era uma coisa nova, achei que ficava bem com a experiência de outra coisa nova e decidi recheá-los com cuscuz, que era coisa que nunca tinha feito (apesar de já ter comido, claro). E ainda bem que experimentei, pois ficaram muito saborosos e, a seu favor, têm ainda serem rápidos e muito fáceis de fazer, além de ficarem com um aspecto todo composto, parece que passámos horas na cozinha. E, se não for para uma refeição principal, penso que resultam muito bem numa entrada. Aqui vai a receita:

Ingredientes:
4 tomates pequenos (não tinha grandes!)
1 1/2 copo de cuscuz
1 1/2 copo de água a ferver
1/2 pepinho 
1/2 pimento vermelho
1 copo feijão branco cozido
azeite q.b.
1 c. sopa de manjericão seco
1 c. sopa de óregãos secos
sal e pimenta q.b
sementes de sésamo q.b.

Modo de fazer: Numa saladeira, deitar o cuscuz e cobri-lo com a água a ferver. Tapar (usei a tampa de um tacho) e deixar repousar uns 5 minutos. Entretanto, preparar os tomates: cortar-lhe o topo e um pouco da base (para os ditos não "desmaiarem") e retirar-lhe o conteúdo com a ajuda de uma colher e uma faca 8a polpa pode ser aproveitada para um refogado). Partir o pepino em quatro, retirar-lhe as sementes, partir o resto em tiras e depois em cubinhos. Fazer o mesmo com o pimento. Misturar com o cuscuz (que entretanto  jáabsorveu a água toda) com a ajuda de um garfo, juntar o feijão branco cozido e temperar com as especiarias. Rechear os tomates com esta mistura e cobrir com sementes de sésamo. Levar ao forno num tabuleiro forrado com papel manteiga (tinha medo que pegassem) a 180ºC durante 25-30 minutos. Servir com o resto do cuscuz. Bom apetite!


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Guisado de lentilhas, grão e especiarias e participação num passatempo


A Marlene Teixeira, do blogue "Da Panela para o Coração" está a organizar o 1º passatempo do blogue!  Que não conhece, aproveite e passe por lá a dar um olhinho que tem receitas muito tentadoras.
As condições de participação são muito simples (tem apenas de ser uma receita deliciosa!), então decidi participar com a receita que ia publicar hoje, que, para além de deliciosa, é bastante económica e saudável. Marlene, aqui tens uma receita saborosa, saudável e barata! Espero que gostes, um grande beijinho e parabéns pelo teu blogue!

Agora que estou em casa (de "férias" para os exames) posso cozinhar para mim, portanto esta semana é só receitas vegetarianas! Eu gosto de carne (adoro frango assado, por ex.) e sou fã incondicional de quase todo o peixe (excluindo a salema, que não consigo aprender a gostar), mas acho que comer carne ou peixe todos os dias é demais (demais para tudo, para a saúde e para a carteira!) e, além disso, é sempre bom variar o menu e experimentar coisas novas, não são da mesma opinião?
A minha irmã tirou da net muitas receitas para experimentarmos (infelizmente, não guardou as fontes). Esta é uma delas. Bom apetite!

Ingredientes (4 pessoas):
2 mãos cheias de lentilhas
azeite q.b.
1 cebola picada
alho em pó q.b.
Cominhos, caril, gengibre, canela e açafrão q.b.
1/2 frasco de grão de bico
3 tomates picados e 3 c. sopa polpa de tomate
sal e pimenta q.b.
1 litro de água

Modo de fazer: Demolhar as lentilhas (nós esquecemo-nos e nem meia hora estiveram, coitadas...). Num tacho, refogar a cebola no azeite e juntar o alho em pó. Adicionar as especiarias e a polpa de tomate. Deixar refogar.  Juntar o tomate picado. Juntar as lentilhas e a águia e deixar cozinhar. Quando as lentilhas já estiverem cozinhadas, juntar o grão de bico.
Servi com arroz integral com tomilho (ultimamente faço sempre o arroz no microondas, numa panela própria) e ervilhas tortas e brócolos cozidos. 
A foto é do prato da minha irmã, que come isto como uma senhora, eu meti as lentilhas em cima do arroz e misturei tudo! 

sábado, 19 de janeiro de 2013

Bruschetta de cogumelos



A Bruschetta é uma entrada tradicional italiana que consiste, basicamente, em pão esfregado com alho grelhado e depois coberto um pouco de azeite ou mesmo frito num pouco de azeite. Depois, é só meter-lhe qualquer cosia em cima e temos uma "Bruschetta de qualquer coisa". A mais tradicional (pelo menos aos olhos de uma inculta estrangeira como eu) parece-me ser a "Bruchetta al pomodoro", ou seja, de tomate, e que quis experimentar quando fui a Roma mas estava esgotada no café onde fui e depois não tive oportunidade de procurar outro café que tivesse a dita bruschetta.
Acho o conceito "bruschetta" perfeito, não tanto para servir de entrada, mas para complemento aos jantares ou almoços ligeiros constituídos unicamente por sopa (ou seja, cerca de 90% dos meus jantares). Decidi experimentar com cogumelos, mas como não tinha frescos usei enlatados. Ficou um pouco enjoativo (por causa dos cogumelos em lata), mas serviu para matar a vontade de algo mais substancial. Vão haver mais bruschettas por aqui, esperem pelas próximas combinações!

Ingreditentes (para 3 pessoas, ou 3 bruschettas):
3 fatias grossas de pão (tipo pão de mafra)
1 dente de alho
1/2 cebola picada
1 lata pequena de cogumelos fatiados
azeite q.b
salsa q.b.
alho em pó q.b.

Modo de fazer: Numa frigideira, aquecer um fio de azeite e torrar as fatias de pão dos dois lados. Reserrvar as fatias de pão à parte, depois de as esfregar de ambos os lados com o dente de alho. Refogar a cebola picada com um pouco mais de azeite, juntar os cogumelos aos pedacinhos e juntar alho em pó a gosto. Picar a salsa para os cogumelos. Para montar a bruschetta, basta colocar esta mistura sobre o pão. Já está!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bolachas Xadrez


Este ano as prendas foram cheias de imaginação e cedemos à moda dos cabazes. Modestos (o nosso tempo e imaginação não colaboraram muito) mas como foram feitos com carinho foram bem recebidos.
Para o cabaz da minha avó fiz umas bolachinhas que, para além de serem deliciosas (deu-me vontade de as comer todas e não deixar nenhumas para o cabaz, são tão boas que são capazes de arruinar qualquer espírito natalício mais altruísta!), dão um efeito visual muito bom e não são difíceis de fazer (apesar do meu xadrez não ser muito perfeito!). A receita tirei daqui, do blogue A Culpa é das Bolachas.  

Ingredientes:
200 gr de farinha
1/2 c. chá de fermento
1/2 c. chá de sal
150 gr de margarina
100 gr de açúcar
Baunilha em pó q.b.
2 c. sopa de cacau em pó
1 clara de ovo

Modo de fazer: bater a margarina com o açúcar. Juntar a farinha, o fermento e o sal, peneirar para a mistura anterior e amassar com as mãos. Dividir a massa em duas bolas iguais e juntar o cacau à outra (se a massa simples estiver muito mole, juntar um pouco mais de farinha - teve de ser). Envolver as duas bolas em papel celofane e levar ao frigorífico 30 minutos. Depois desse tempo, retirar do frio e dividir cada bola em 3 partes iguais e depois fazer rectângulos. Com um pincel de cozinha pincelar as pontas que vão colar e dispor os rectângulos intercalados: na base um rectângulo de massa simples colado a outro de chocolate e dispor em cima dos outros rectângulos intercalados (o Diogo tem um óptimo passo-a-passo). Embrulhar e levar novamente ao frigorífico durante uma hora. Ao fim desse tempo retirar do frigorífico e "forrar" a massa com açúcar, pressionando ligeiramente para o açúcar agarrar. Cortar em fatias e levar as bolachas ao forno num tabuleiro coberto por papel manteiga 10 minutos a 180ºC. Deixar arrefecer e já está!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Bom ano a todos, e iguarias muito italianas!


Olá seguidores e visitas ocasionais! Há quanto tempo e que saudades de andar por aqui!
Antes de mais, bom ano a todos. Espero que 2013 seja para vocês tudo aquilo que esperam dele, e ainda mais.
Como foi o vosso Natal? O meu foi óptimo, na companhia (sempre!) dos restantes elementos do Clã, com muita conversa e, claro, muita comida.
Este ano a passagem de ano foi num sítio especial, no Encontro Europeu da Comunidade de Taizé, em Roma, e não poderia ter sido melhor! Quem não conhece e para mais informações, clicar aqui. Claro que não cozinhei nada (e comer, enfim, também não foi por demais!...) mas pude provar la bella pizza e os fantásticos gelato. Partilho com vocês algumas fotos, para vos abrir o apetite (o que é um bocado sádico na época pós-festas!):


Gelados deliciosos! Em todo o lado eram bons. Um pouco caros (2 euros, 2,5 euros...) mas pagavam-se ao cone e não à bola, portanto podíamos pedir mais do que um sabor (e eu ainda pedi para porem chantilly - o meu é o da esquerda, de chocolate e pêra com ricotta) Uma delícia! Mas o Santini ganha aos pontos, sempre.


Sinceramente, eu e as pizas, as pizas e eu... mas não me podia vir embora sem experimentar uma piza e estava muito boa. Muito melhor (muito, muito melhor) que as da Telepiza e mais barata (esta menina custou 7 euros e deu para mim e para a minha irmã comermos à vontade!)


Por causa do Cake Boss e do seu programa na TLC, estou à mais de um ano a sonhar com esta iguaria Siciliana - os Cannolis (bolacha frita em banha - muito saudável - recheado com um creme doce de ricotta) Não foram fáceis de encontrar mas por fim (mesmo no fim, antes do comboio para o aeroporto!) lá encontrei uma pastelaria Siciliana. E são tão bons como imaginava! Onde raio arranjo eu agora os cannolis?


E pronto, o Coliseu. Que não é para comer mas que foi um dos sítios que gostei mais em Roma. Simples e lindo. Repararam que esta foto podia ter sido tirada no tempo dos romanos antes de Cristo? Não se vê um único elemento da actualidade.

Espero que tenham gostado desta pequena viagem gastronómica. Bom ano a todos e obrigada pelas vossas visitas :)