Páginas

domingo, 28 de abril de 2013

Toucinho do céu (com poucos ovos!)


 Já há muito tempo que queria experimentar fazer toucinho do céu. Parecia-me uma sobremesa tão boa... e um verdadeiro atentado ao colesterol. Sim, porque as receitas que via por aí tinham 18 gemas e sei lá que mais... Estava fora de questão. Mas então pela altura Páscoa vi esta receita no blogue "Ananás e hortelã", com apenas 4 ovos e 3 gemas, e decidi que tinha de experimentar! 
Mas queria fazê-lo com ovos "a sério", ou seja, ovos sem ser de compra. E então esta sobremesa tornou-se muito biológica: a mãe de um amigo deu-me os ovos, o doce de gila é o que fazemos com as abóboras da horta do quintal do meu api e as amêndoas também foram oferecidas por um amigo. E num instante (sim, que esta receita é super fácil e rápida de fazer) temos umas das melhores sobremesas de sempre.

Ingredientes
200 gr de açúcar amarelo
200 gr de amêndoa (pelada e moída - moí no robô de cozinha, mas podem comprar já moída)
1/3 cháv. de doce de gila
4 ovos
3 gemas


Modo de fazer: untar e forrar o fundo de uma forma redonda com papel vegetal. misturar o açúcar com os ovos e as gemas e bater muito bem até ficar uma massa branca, cremosa e volumosa. Adicionar o doce de gila e a amêndoa e envolver bem com uma colher de pau. Despeja para a forma e levar ao forno pré-aquecidp a 180ºC até cozer (tem de ficar ligeiramente húmido). O meu cozeu pouco (pensei que estivesse já a ficar queimado mas devia ser eu a imaginar coisas...) mas ainda foi melhor assim, pois ficou ao centro com a consistência de doce de ovos que foi a parte favorita de toda a gente.
Depois de frio, decorar com açúcar em pó e bolinhas prateadas. 


terça-feira, 16 de abril de 2013

Bolo/Queques de Manga


Mais um mês se passou e num instante chegámos ao 2º sábado de Abril (que, como os seguidores mais assiduos deste blogue sabem, significa oração de Taizé na minha paróquia, e tudo o que signifique uma actividade na minha paróquia implica necessariamente um bolinho!)
Há certas regras para quem faz bolos: nunca experimentar uma receita nova numa ocasião especial, optar por ingredientes que a maioria das pessoas gosta, etc. Mas de vez em quando sabe bem não ligar às regras e fazermos apenas o que nos dá na veneta, e o que me estava a dar na veneta era fazer o bolo de Manga que o Diogo, do blogue "A Culpa é das Bolachas" publicou há já algum tempo. Na altura apontei a receita e estava na minha lista de espera. 
A manga é sempre aquele fruto que desperta opiniões contraditórias: uns gostam, outros detestam, logo é um dos piores ingredientes de coisas para se levar a reuniões com muita gente. Eu adoro tudo o que leve manga (falando nisso, hoje fui ao Santini! - adivinhem um dos sabores) e já tinha comprado uma lata para fazer uma mousse, mas o que me apetecia mesmo era o tal bolo. E ainda bem que o experimentei, porque foi um dos melhores bolos que já comi! Esta vai para os favoritos, favoritíssimos! Claro que fiz algumas modificações, como sempre, mas foram muito poucas.
A adesão das pessoas foi a esperada: uns repetiram 3 vezes, e outros nem se chegaram ao pé. A manga não é de meias medidas!
Como a cozinha cheirava divinalmente e ainda me sobejou bastante polpa, fiz também uns queques para comermos ao Domingo. 

Ingredientes:
400 gr de farinha
300 gr de açúcar
100 gr de margarina (à temperatura ambiente)
300 ml de polpa de manga + polpa para enfeitar
3 ovos
1 c. chá de fermento em pó

Modo de fazer: Bater o açúcar com a manteiga. Juntar os ovos um a um batendo sempre entre cada adição.  Juntar a polpa de manga e bater mais um pouco. Peneirar a farinha juntamente com o fermento e envolver bem com uma colher de pau. Despejar para uma forma untada com margarina e farinha e enfeitar com algumas colheres de sopa de polpa de manga (a polpa vai caramelizar e vai ficar uma decadência!). Levar ao forno pré-aquecido a 170º, até estar completamente cozido (o meu levou apenas 30 min a cozer, talvez por ter utilizado uma forma com buraco).

E aqui estão os queques, muito apetitosos, fofinhos e húmidos
 (metade da receita deu-me para 12 queques)

sábado, 6 de abril de 2013

Espargos com molho holandês


E depois do molho holandês, aqui vai a maneira como o servi: simplesmente, com espargos. Fizemos ainda uma omelete de espargos deliciosa que irei publicar mais tarde.
Isto quase nem é receita, ma é um belo acompanhamento ou para prato principal de um jantar ligeiro (como o são a maioria das vezes todos os nossos jantares). Aqui vai então:

Ingredientes:
Um molho de espargos
Sal q.b.
Molho holandês

Modo de fazer: arranjar os espargos, cortando-lhes a parte fibrosa do fundo (basta dobrar que eles dobram-se logo por ali). Levar a cozer com o sal (não leva muito tempo, pouco mais de 5 min a ferver). Escorrer e servir com o molho holandês por cima. Ocorre-me agora que deve ficar delicioso com uma fatia de toucinho ou presunto frito.
Bom apetite!

Molho Holandês no micro-ondas (5 minutos!)


Não sou grande apreciadora de molhos espessos e gordurosos (não gosto muito de maionese, e o meu molho de eleição é a mostarda mas tem de ser de determinadas marcas, não pode ser daquelas que saibam a maionese), mas terça-feira, na feira de Mogadouro (ainda estou de férias!) comprámos um molho enorme de espargos selvagens, por dois euros. Isto foi combinado com um programa que vi em que serviam uma receita de ovos escalfados, pão e ervilhas com molho holandês que vi num canal espanhol (outra particularidade aqui da terra...) senti vontade de combinar os espargos com um molho holandês, que era molho que tinha jurado nunca provar (parecia-me uma facada no colesterol).
Como sabem, não gosto de tudo o que dê demasiado trabalho na cozinha, e as receitas que encontrava de molho holandês exigia que me pusesse de plantão frente ao fogão a mexer um tacho até que ficasse com a clavícula deslocada (se calhar estou a exagerar um bocadinho, eheh). À semelhança do curd de limão, também devia ser possível fazer o molho holandês no micro-ondas. E, de facto, é!
Tirei a receita daqui. Vejam só que fácil!
 
Ingredientes:
2 gemas de ovo
100 gr de margarina
1 c. sopa de água
1 c. sopa de sumo de limão
Sal e pimenta q.b.
 
Modo de fazer: partir a margarina em quadrados e levar ao micro-ondas, na potência máxima, por 60s. Entretanto, bater as duas gemas com um garfo e juntar a água e o sumo de limão. Verter lentamente este preparado à manteiga derretida, mexendo sempre com um garfo (cuidado nesta parte, sob o risco de fazerem ovos mexidos!). Levar novamente esta mistura ao micro-ondas, no mínimo, por 15s. Ao fim deste tempo, mexer bem com um garfo. Repetir este processo até ficar com a consistência desejada. Temperar com sal e pimenta e servir!
Ficou muito bom, nada enjoativo (deve ser devido ao limão). Recomendo :) 
Bom apetite*