Já há muito tempo que queria experimentar fazer toucinho do céu. Parecia-me uma sobremesa tão boa... e um verdadeiro atentado ao colesterol. Sim, porque as receitas que via por aí tinham 18 gemas e sei lá que mais... Estava fora de questão. Mas então pela altura Páscoa vi esta receita no blogue "Ananás e hortelã", com apenas 4 ovos e 3 gemas, e decidi que tinha de experimentar!
Mas queria fazê-lo com ovos "a sério", ou seja, ovos sem ser de compra. E então esta sobremesa tornou-se muito biológica: a mãe de um amigo deu-me os ovos, o doce de gila é o que fazemos com as abóboras da horta do quintal do meu api e as amêndoas também foram oferecidas por um amigo. E num instante (sim, que esta receita é super fácil e rápida de fazer) temos umas das melhores sobremesas de sempre.
Ingredientes
200 gr de açúcar amarelo
200 gr de amêndoa (pelada e moída - moí no robô de cozinha, mas podem comprar já moída)
1/3 cháv. de doce de gila
4 ovos
3 gemas
Modo de fazer: untar e forrar o fundo de uma forma redonda com papel vegetal. misturar o açúcar com os ovos e as gemas e bater muito bem até ficar uma massa branca, cremosa e volumosa. Adicionar o doce de gila e a amêndoa e envolver bem com uma colher de pau. Despeja para a forma e levar ao forno pré-aquecidp a 180ºC até cozer (tem de ficar ligeiramente húmido). O meu cozeu pouco (pensei que estivesse já a ficar queimado mas devia ser eu a imaginar coisas...) mas ainda foi melhor assim, pois ficou ao centro com a consistência de doce de ovos que foi a parte favorita de toda a gente.
Depois de frio, decorar com açúcar em pó e bolinhas prateadas.