sexta-feira, 29 de julho de 2011

Doce da Ilda



Acho que em todas as famílias existem aquelas receitas que se fazem a correr, quase do nada, e que no meio de uma infinidade de sobremesas requintadas é sempre a primeira a ser comida. Em nossa casa isto acontece com o que nós chamámos de "Doce da Ilda", porque foi dada por uma amiga da minha mãe com esse nome.
Como andámos com pinturas cá em casa, tivemos de chamar reforços, reforços esses que precisaram de ser alimentados e incentivados com alguma coisa docinha. Foi um verdadeiro sucesso e desapareceu em três tempos!

Ingredientes
3 pacotes de natas
1 lata de leite condensado pequena
1 pacote de bolacha maria de chocolate
2 folhas de gelatina incolor

Modo de Fazer: Bater as natas em chantilly (o que costuma ser um drama para mim, antigamente com as natas da parmalat era num instante, já vinham quase batidas no pacote, mas desde há uns tempos para cá isso não acontece. Costumo usar umas saquetas que uma prima minha traz da Alemanha, para as natas ficarem em chantilly mais rápido, mas acho que há também em Portugal, agora). Juntar o leite condensado e mexer com uma colher de pau. Demolhar as gelatinas em água fria e dissolvê-las num pouco de água quente. Misturar. Juntar a bolacha maria partida em pedaços grandes. Misturar tudo muito bem e levar ao frigorífico. Eu costumo fazer no dia anterior para servir à hora de almoço. Apesar do aspecto não se dos mais apelativos, é sempre um sucesso garantido!

Fácil
Económico
8 pessoas

2 comentários:

  1. Vim aqui ver os teus posts "do antigamente" e descobri este, que me despertou a atenção, porque me pus a pensar em qual seria o doce equivalente em nossa casa (dos meus pais)! Houve várias fases, mas uma muito longa foi a do chiffon de chocolate e chiffon de laranja. É um bolo simples, mas extra fofo e, de facto, muito bom. Ao longo dos anos a minha mãe foi dando a receita a muitas amigas, mas eu lembro-me que reclamava sempre de cada vez que tínhamos de levar um bolo para algum lado, porque era SEMPRE aquele. Até que percebi que a ideia, nas festas, não era comermos o bolo que levávamos, mas provar os dos outros... ;)
    Humm... acho que deste comentário até vai sair um post!

    Beijinhos* :)

    Olivia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh é exatamente essa a ideia, eu também levei tempo a aprender!
      Aguardo o post!...
      Beijinho*

      Eliminar

Obrigada pela visita!