quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Crumble de Pêra



Finalmente, vou conseguir publicar as sobremesas (as que me atacaram a silhueta sem dó nem piedade) que fiz para a festa da terra do meu pai, Bemposta (mais publicidade às aldeias portuguesas). Para quem não sabe, fica ao pé de Mogadouro e antes de chegar a Miranda do Douro. Uma terra linda!
Este crumble de pêra é a especialidade de um amigo meu que está na França, e é feita sempre que nos vemos no Verão, portanto faz-me sempre lembrar férias, piqueniques e outras coisas boas. A que fizemos este ano foi comida à selvagem, cada um com a sua colher e directamente do tabuleiro, tal era a nossa gula. Mas esta que fiz, numa tentativa de a reproduzir para a festa foi comida em pratinhos como deve ser. Toda a gente gostou, mas na minha opinião não consegue bater a do meu amigo.

Ingredientes
Pêras descascadas e partidas em quatro (o suficiente para cobrir um tabuleiro pequeno de forno)
150 gr de farinha
150 gr de amêndoa triturada (desta vez usei amêndoa em pedacinhos para ficar crocante)
150 gr de manteiga
1/4 de tablete de chocolate

Modo de fazer: Descascar as pêras (usei as pêras de uma das nossas pereiras aqui da terra hummm), tirar os caroços, parti-las em quatro e com elas cobrir o fundo de um tabuleiro pequeno de forno. Misturar com as mãos a farinha, a amêndoa e a manteiga. Derreter o chocolate no microondas e juntar à mistura. Amassar bem e espalhar  sobre as pêras, calcando com os dedos. Levar ao forno a 180ºC durante 15 minutos, aumentar o forno para 200ºC durante 5 minutos. Eu gosto dele quentinho, mas frio também é muito bom!

Fácil
Económico
6 a 8 pessoas
Hummm!

3 comentários:

  1. Não sei sinceramente como perdi esta receita!! Adoro crumbles (ou melhor, tou farta de ouvir falar deles e fiz um de maça há uns dias atrás... e fiquei viciada!) Também tenho que experimentar de pêra ^^ acho que só mudava a parte do chocolate, porque pera com baunilha parece-me ser ainda melhor *.* (fala a adepta de baunilha e caramelo xD)

    beijinhos e obrigada pela receita =P

    ResponderEliminar
  2. Olha, por acaso nem me tinha ocorrido! Com pêra e baunilha deve ficar uma delicia...

    ResponderEliminar
  3. ó ana, aqui podias acrescentar as fotos que nós temos a comer esta sobremesa à colherada com o Alex, a Tiz e a Inês XD

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!