sábado, 24 de setembro de 2011

Escalopes de Feijão




Vi a receita num livro de cozinha vegetariana em casa da patroa da minha mãe e decidi logo que tinha de experimentar! Tinha um aspecto delicioso e eram feitos com quase nada e com um esforço que me parecia mínimo. Modifiquei a receita e adaptei-a aos meus gostos e aos gostos da malta cá de casa, de modo que ficou uma receita de escalopes perfeitamente diferente da original, e por momentos pensei que este post iria ser sobre uma catástrofe culinária, mas acabou por saírem tão deliciosos que não queria parar de comer. Quem havia de dizer que sairiam tão bons?!

Ingredientes
Uma embalagem de pão ralado (250 gr) a receita original dizia para usar pão fresco, e em quantidades industriais em comparação com a quantidade de feijão, portanto decidi parar de seguir a receita e inventar eu uma "nova"
Feijão vermelho (mais ou menos 300 gr)
Uma cebola média
2 folhas de louro
Azeite, cominhos, alho em pó e orégãos q.b.

Modo de fazer: Cozer o feijão, escorrer-lhe a água, juntar o pão ralado e triturar tudo no 1, 2, 3. Por a mistura numa tigela grande, pôr os cominhos e envolver tudo muito bem com as mãos ou uma colher de pau. O aspecto, nada apelativo nesta fase, é este:


Numa frigideira grande ou numa wok refogar a cebola picada finamente (odeio a parte de cortar cebola) no azeite juntamente com as folhas de louro. Juntar a mistura de feijão à frigideira e ir mexendo até ficar com uma cor mais tostadinha. Juntar o alho em pó e os orégãos.


("ai que isto está super mole, lá vou eu acabar por ter de fazer almôndegas, só espero é que saiba bem!")

Untar com azeite um tabuleiro (eu usei um redondo da Delta, daqueles de transportar os cafés para a mesa, porque o tabuleiro grande estava no forno ocupado com o almoço. O que importa é desenrascar...), deitar o preparado sobre ele e alisar de forma a que o preparado fique uniforme. Deixar repousar tapado num local fresco umas horas (pode ser o frigorífico, mas eu pus o meu na despensa), para ser mais fácil de cortar os escalopes. Achei que a coisa ia correr mal, pois achei a massa demasiado mole para cortar, já me estava a imaginar a fazer almôndegas em vez de escalopes, mas ao fim da tarde já estava mais firme e pude cortar os escalopes. Não tirei fotos dessa parte, nunca mais me lembrei...


Eu congelei, mas podem usar na altura. Já está! Agora é só pegar neles e fritá-los numa frigideira, grelhá-los, pô-los a refogar com tomate, cebola e pimentos e fazer uma cebolada, passá-los por pão ralado e fritar para pôr no pão... enfim, façam o que quiserem com eles. Os do jantar foi a minha mãe que os fez, numa frigideira com um pouco de azeite. Acompanhámos com salada de couve roxa e milho com molho de soja, e estava de comer e chorar por mais.

Para a próxima em vez de lhes dar a forma de escalopes vou-lhes dar a forma de almôndegas, como achei que ia ter de fazer. Pode ser que fique bom!

Fácil
Barato
12 pessoas (dá para mais ou menos 12 escalopes, depende também da grossura com que os fizerem)


1 comentário:

  1. Uma receita, sem dúvida, diferente e que nunca me tinha ocorrido,

    beijinhos e BOM DOMINGO!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!