quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Molotov


Bom ano a todos!!! Que 2012 seja para vocês um ano só com coisas boas! (ou pelo menos com mais boas que más).
Tenho de vos falar da sobremesa que é essencial em nossa casa no Natal e no Ano Novo: Molotov. É pena que, pesquisando na wikipédia, Molotov esteja associado a coisas menos docinhas, como bombas químicas e políticos soviéticos.
Gosto de Molotov pela mesma razão que adoro farófias, por exemplo: porque é uma sobremesa levezinha que se desfaz na boca e que faz com que o mundo instantâneamente se torne melhor e a gente passe a ter esperança nele. E isso é o que a gente quer, especialmente na passagem de ano: acreditar que o ano que vem aí é assim como o Molotov: fofinho e docinho. 
Esta receita foi-me dada há uns anos pelas minhas tias "emprestadas" (emprestadas porque são irmãs do marido da minha tia), quando reclamei (também por acasião de uma passagem de ano) que não sabia fazer molotov, e que a única pessoa que conhecia que o sabia fazer (uma prima minha) não me queria dar a receita. Elas logo responderam que também o sabiam fazer, e que já podia ter dito, blá blá blá, e que não havia coisa mais fácil. E isto surpreendeu-me, porque era ponto acente na minha cabeça (confirmado por experiências catastróficas da minha mãe na juventude) que fazer Molotov equivalia quase a resolver uma equação de cinco linhas. Mas nada disso, portanto chega de conversa e vamos mas é à receita:
Ingredientes:
12 claras
12 colheres de sopa de açúcar
1 c. chá fermento
1 pitada de sal
caramelo líquido q.b. (opcional - eu também gosto de molotovs branquinhos e a saber só a nuvens, mas cá em casa toda a gente gosta que saiba bem a caramelo).
Modo de fazer: Aquecer o forno (o meu forno não tem temperaturas: ou é alto, ou médio ou baixo, e eu ponho no alto) e colocar lá um tabuleiro com água (cuidado para quando formos meter o Molotov no forno a água ainda não se tenha evaporado). Bater as claras em suspiro (um pouco mais do que em castelo, pelo menos é assim a minha definição para suspiro, e no caso do Molotov resulta). Juntar o açúcar, o fermento e a pitada de sal enquanto se for batendo. Juntar o caramelo líquido até ficar com uma cor que vocês gostem. Colocar no forno no tabuleiro com água.
Cá em casa o Molotov tem de ser SEMPRE acompanhado por creme de ovos, mas também podem acompanhar com um creme de chocolate, ou de frutos silvestres, ou apenas com caramelo líquido. Agora que penso nisso, com um creme de morangos deve ficar super bom, também...
Creme de Ovos:
Levar as 12 gemas ao lume com 10 colheres de sopa de açúcar e uma colher de café de essência de baunilha, até o açúcar se dissolver, mexendo sempre com uma vara de arames ou uma colher de pau. Cuidado para não apurar demais, senão ficamos com a consistência dos cremes dos bolos de aniversário, ou dos ovos moles (já me aconteceu)
Como nem toda a gente gosta, e alguns membros da família têm o colestrol elevado, metemos sempre o creme num copo de plástico ao centro do Molotov. Assim quem quer tira à sua vontade! Queria tirar uma foto de uma fatia coberta com o creme, para se ver a consistência, mas a minha máquina decidiu começar avariar-se logo no primeiro dia do ano. De certeza que foi dos excessos da passagem de ano, coitada...
Fácil
Rápido
Económico
12 pessoas


3 comentários:

  1. Olá Anouska:)

    Adoro molotov mas sempre com caramelo. O teu ficou perfeito!
    Também costumo fazer para as festas natalinas mas este ano não deu para fazer nada...

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Realmente nunca tinha visto uma receita de molotof com fermento. Já vi com maizena, um pouco de vinagre, mas fermento não. Vou ter de experimentar a tua dica. Muito obrigada pela visita, volta sempre. Bjoca

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!