quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Quiche de alho francês, ervilhas e milho

No grupo de jovens a que pertenço, sempre que há algum encontro, retiro ou festa, já não se discute o que cada um leva: é certo que "as gémeas" (muita gente gosta de falar de mim e da minha irmã assim) vão levar uma quiche!
Eu sou sincera, não gosto de quiches, ou seja, não gosto de quiches com bacon ou fiambre a nadar num mar de natas. Mas gosto das nossas quiches porque têm muitos legumes e são feitas com leite magro e não com natas, ficando muito menos enjoativas. Caiem sempre bem em piqueniques, para fugir à monotonia do frango assado ou croquetes, presença obrigatória em todo o bom piquenique. Também cai muito bem como elemento principal numa refeição de verão, com uma salada a acompanhar. Pode ser feita com várias combinações de legumes, mas para mim tem sempre de ter alho francês.

Ingredientes:
Alho francês partido às rodelas finas, ervilhas e milho q.b.
Leite magro
2 ovos
1 base de massa quebrada
Pimenta e noz moscada q.b.
Rodelas de tomate para enfeitar

Modo de fazer: Cozer os legumes, escorrê-los e passá-los por água fria (eu passo sempre para travar a cozedura e porque parece que o alho francês fica mais verdinho). Forrar uma tarteira com a massa quebrada e picar-lhe o fundo com um garfo. Bater dois ovos numa tigela - eu tenho sempre a tigela das quiches, porque sei que ao enchê-la tenho a medida perfeita para o tamanho da minha tarteira, juntar os legumes e misturar bem. Juntar o leite mexendo sempre e temperar com a pimenta e a noz moscada. Juntar sal se acharem necessário (eu tenho tendência a achar que nada precisa de sal) e despejar para a tarteira. Enfeitar com rodelas de tomate e levar ao forno até cozer a massa e a quiche ficar douradinha em cima.
Bom apetite!

2 comentários:

  1. Adoro quiches!

    Gostei muito da tua e certamente vou experimentar.

    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  2. Olá Anouska,
    bela quiche. Já almoçava. Ai já já! Abriu o meu apetite essa foto aí :-P

    Venho entregar um convite!
    Eu em parceria com outras 2 blogueres temos uma blogagem coletiva para propor à blogosfera.
    Se quiseres saber pormenores da BCAP - BC Amor aos Pedaços, pássa no meu PPP. Deixo link directo por baixo da BC.
    Beijinhos esfomeados.
    Rute

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!