quarta-feira, 13 de junho de 2012

Biscoitos de Gengibre


As bolachas de gengibre estão associadas ao Natal, mas tinha comprado uns cortadores de bolacha tão fofinhos que não consegui resistir: tinha de fazer bolachas! E apetecia-me mesmo umas cheias de especiarias... E foi assim que, nas pausas do estudo de Psicologia do Desenvolvimento, nasceram estas bolachinhas que ficaram simplesmente deliciososas, para além de muito coloridas (apesar do meu jeito para decprações deixar um pouco a desejar...). Adaptei a receita daqui.

Ingredientes:
3/4 cháv. chá açúcar
1/2 cháv. chá de margarina amolecida
2 ovos (usei caseiros que a mãe de um amigo me dá ^^)
1/4 cháv. de mel
3 e 1/4 cháv. farinha
2 c. chá bem cheias de gengibre em pó
1 c. fermento em pó (na receita original pedia bicarbonato, mas eu não tinha)
1 c. chá canela em pó
1/2 c. chá noz-moscada
1/2 c. chá sal
cravinhos q.b. ou 1/2 c. chá de cravinho em pó

Modo de fazer: Bater o açúcar com a margarina com a batedeira, juntar os ovos e o mel e bater até misturar bem. Juntar as especiarias e o fermento e bater. Por último, juntar a farinha. Eu bati 2 copos com a batedeira, mas quandpo pus o resto da farinha já tive de amassar com a mão. Fazer um rolinho sobre um rectângulo de película aderente e espetar na massa alguns cravinhos. Apertar a película em torno do rola da massa de modo a parecer um rebuçado e levar ao frigorífico durante uma hora, pelo menos (eu foi durante o tempo que levei a estudar o desenvolvimento moral de Piaget...). 
Ao fim deste tempo, tirar a massa do frio, retirar os cravinhos, dar uma massadela rápida, estender com o rolo e cortar os biscoitos.


Não os contei, mas renderam muiiiitooos biscoitos, ainda pensei em congelar metade da massa já cortada em biscoitos para num dia de eventualidades ser só colocar num tabuleiro e ir ao forno, mas acabei por cozer tudo.
Levar ao forno em tabuleiros cobertos com papel manteiga ou vegetal untado com margarina durante mais ou menos 10 min, em forno baixo (180º).
Deixar arrefecer e decorar com glace:
Ingredientes da Glace:
Açúcar em pó
Leite

Modo de fazer: Misturar açúcar em pó com uma pinguinha de leite e mexer até ficar uma pasta. Cobriros biscoitos e deixar secar de um dia para o outro. Eu para cada molde fiz uma decoração diferente:

Elefantes e Hipopótamos:



Cobrir com glace e deixar secar durante uma hora. Desfazer um pouco de achocolatado com açúcar em pó com um pouco de leite e com um pincel pintar os olhos e as narinas.

Corações:

Cobrir com a glace e cobrir com enfeites coloridos.

Estrelas:

Cobrir com a glace e cobrir com confeitos em formato de pérolas que triturei dentro de um saco de plástico com um martelo dos bifes (só depois me lembrei do robot de cozinha) de modo a fazer uma espécie de pó prateado. Cobrir os biscoitos.

Bolachas da Alice do País das Maravilhas

Cobir com a glace, deixar secar uma hora e com um pincel e a mesma mistura de achocolatado usado nos elefantes e hipopótamos escrever com um pincel "EAT ME".

Ursinhos
Cobir com uma mistura de glace mais liquida e chocolate, cobrir com granulado de chocolate e contornar com a mistura de achocolatado dos elefantes e hipopótamos.

Tarã!


A minha irmã, de rolo da massa em punho! Está a dizer adeus a todos da blogosfera ;)

5 comentários:

  1. Não é tão bom cozinhar quando temos tanto que estudar?! ihii

    Estão com óptimo aspecto, parabéns ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptimo, uma terapia fantástica! É bom saber que afinal não sou a única com pancadas destas... beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar
  2. Eu adoro bolachas de gengibre! O gingerbread man que já fiz foi um autentico sucesso e é até hoje das minhas preferidas :)

    As tuas ficaram lindas e aposto que bem saborosas, basta ver a cara da tua irmã para ver a felicidade :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já decidi que no Natal me vou aventurar e experimentar fazer uma casa de gengibre, com os bonecos e tudo o mais... talvez experimente a tua receita! Se são das tuas bolachas preferidas devem ser mesmo boas ;)

      Eliminar
  3. Trrinn trrinn - Serviço de Alerta! -
    Hoje é o dia D!!
    BCAP - Fase do Questionamento no Amor.
    Beijo pi ti.
    Rute

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!