terça-feira, 19 de junho de 2012

Lasanha de Courgette


A courgette (ou curgete, ou courgete, ou grogete ou georgete - sim já vi de tudo nas mercearias!) é um dos meus legumes favoritos, e tenho a sorte de se dar na horta urbana do meu pai como as silvas, ou seja, quando começa a dar é um nunca mais acabar de courgette! Gosto muito para substituir a batata nas sopas (é que eu e a batata, enfim...).
Cá em casa não comemos muito lasanhas, e acho mesmo que a "tradicional" (massa e carne) nunca foi feita, mas desta vez apetecia-me experimentar, em vez de placas de massa, usar placas de courgette! Sinceramente, na minha opinião fica ainda melhor que usando massa, porque a massa não sabe por si só a nada (sim, a que é que sabe a massa?) e a courgette sempre sabe a... a... courgette!

Ingredientes:
2 courgettes grandes (as minhas eram mesmo MUITO grandes)
Carne picada (acho que era à volta de 500 gr)
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
Azeite
Polpa de tomate
Alho em pó
1 copo de vinho branco
1 pacote de molho béchamel (a minha mãe fez-me caseiro para eu usar, mas neste caso, contra o que é costume, prefiro o de compra!) misturado com um pouco de noz moscada
1 pacote de queijo ralado

Modo de fazer: Cortar a cebola em cubos e alourá-la no azeite, com as folhas de louro, numa frigideira grande e funda. Juntar os dentes de alho picados. Juntar a carne picada e fritar. Refrescar com o vinho branco. Juntar polpa de tomate (bastante - eu como uso ainda o tomate triturado do verão passado em couvetes de gelo, ponho sempre ao calha e nunca conto os cubinhos) e o alho em pó e deixar reduzir (convém ficar mais seco que uma lasanha normal porque a courgette tende a deitar muita água). No fim retirar as folhas de louro. Cortar as courgette em fatias grossas no sentido do comprimento (as minhas foram finas de mais, depois a courgette deitou imensa água e quase nem se via no meio da carne). Montar a lasanha, alternando molho béchamel+camada de carne+camada de courgette. Acabar com uma camada de courgette, cobrir com o resto do molho béchamel e polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno!
A minha ficou com carne a mais e courgette de menos, para a próxima corto em tiras mais grossas e já deve sair melhor.
Ficou uma delícia e até a minha irmã, que não gosta muito de courgette, gostou!




3 comentários:

  1. Adoro lasanhas de todos os conteúdos e feitios.
    É sempre a melhor opção para jantares com muita gente lá em casa.
    Esta já vai para a "to do list" :)

    ResponderEliminar
  2. Como as pessoas mudam... eu, que não gostava muito de courgette, agora adoro! :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro courgette! Se grelhar as fatias um pouco temperadas com sal e pimenta, o problema de agua a mais desaparece!
    Bom apetite.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!