segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Almôndegas de feijão com molho de tomate





Lembram-se dos escalopes de feijão? Logo na altura em que os fiz achei que a massa seria muito mais adequada para almôndegas do que para escalopes, e no post que publiquei até disse que um dia iria experimentar fazer almôndegas daquilo. Nunca mais me lembrei desta receita até a minha irmã mos pedir no outro dia - desta vez, tinha de experimentar fazendo almôndegas!
Veredicto: de facto, a receita funciona muito melhor para almôndegas. É a receita adequada para fazer aos fracos amantes da comida vegetariana, se estiverem suficientemente distraídos nem vão sentir a falta da carne!
Já o disse antes, mas volto a dizer: é uma receita deliciosa, fácil de fazer, extremamente rápida (requisito obrigatório na minha cozinha, em que em meia hora da minha vida já é muito tempo) se não está no top das receitas saudáveis também não é "má" para a saúde por aí além, e de certeza que é uma receita que os miúdos vão gostar. E, outro aspecto bastante importante, é uma coisa barata que podemos fazer em mais quantidade e congelar, que em 10 minutos temos o almoço/jantar pronto.

Desta vez, usei para cada 2 medidas de feijão cozinhado 1 medida de pão ralado. Digo isto porque assim pode tornar mais fácil para vocês fazerem diferentes quantidades do que se estivesse apenas em gramas como está na receita dos escalopes.

Seguir a receita conforme esta daqui até chegarmos à parte da mistura na frigideira. Depois de ter estado na frigideira, retirar do lume, pôr de parte as folhas de louro e deitar a mistura numa taça para que arrefeça. A massa tem este aspecto esfarelado, mas adere quando tentamos formar bolinhas:


Quando a massa estiver fria, formar almôndegas com as mãos (tenham cuidado em apertar bem as almôndegas, senão podem desmontar-se quando as forem cozinhar). E pronto! Aqui estão elas, arrumadinhas na tampa de um tupperware, prontas a serem congeladas (depois de congeladas, meto-as em sacos).


Para mim, almôndegas é sinónimos de puré de batata e molho de tomate, portanto aqui vai a receita, que não tem nada que saber:

Ingredientes (2 pessoas)
6 almôndegas de feijão
1 cebola picada em cubinhos pequenos
1 tigela de polpa de tomate
vinho branco
2 dentes de alho
azeite
manjericão e orégãos 

Modo de fazer: Refogar a cebola no azeite até ficar bem caramelizada. Eu usei uma frigideira, mas podem fazer num tacho largo (principalmente se gostam de triturar o molho de tomate, eu gosto de sentir os pedacinhos da cebola bem caramelizadinha, por isso isto não se aplica a mim). Juntar o alho partido aos pedacinhos. Juntar a polpa de tomate, e quando ficar um pouco seco, refrescar com um pouco de vinho branco. Quando o molho estiver a ferver, juntar as almôndegas, o manjericão e os orégãos e tapar. Dixar cozinhar uns minutos (não é preciso muito, uns dois ou três minutos) e virar as almôndegas. Deixar mais uns minutinhos, até o molho de tomate ficar da consistência que vocês apreciem e servir com puré de batata (eu faço sempre instantâneo porque não gosto muito de batata cozida).
Bom apetite!

6 comentários:

  1. Tem tão bom aspecto! Além de não ser vegetariana, sou uma amante da sua comida e nunca recuso nada.. é sempre tão deliciosa e rica que nem damos por falta da proteína da carne.

    Esta vou ter mesmo que experimentar!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Ainda bem que gostas, fico muito contente por este feedback positivo :D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gosto imenso! Também tenho uma receita no mesmo espírito, são hambúrgueres de grão. Vou publicá-los em breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum, hamburgueres de grão também devem ser uma delícia! Fico à espera do post com a receita :P
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Fantástico...
    Deixei um selinho para si no meu blog, kiss
    Susy

    ResponderEliminar
  4. Olá Anouska!
    Tenho um amigo que é vegan e que era capaz de adorar este prato! ;)
    Muito obrigada pela tua visita e comentário no meu blog, gostei muito de conhecer o teu! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!