domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bolo de Chocolate e Laranja - Dia dos Namorados


O dia dos namorados já passou e eu, não obstante continuar solteira, adoro o Dia dos Namorados. Juro que não percebo (e para além de não perceber até me faz ficar triste, na verdade) o ódio que algumas pessoas têm à data! Até faz impressão! Mesmo algumas das pessoas que têm namorado encolhem os ombros e dizem não ligar. E eu concordo com tudo: que não é preciso um dia específico para demonstrar o amor, que a data é usada para estratégias de marketing e isso tudo, mas é uma ideia tão linda, não acham? Há dias para tudo, e o dia 14 de Fevereiro (ou 12 de Junho, no Brasil) é o dia dedicado ao amor. E sinceramente, não acham que precisamos de todos de um dia dedicado ao amor? Agora mais do que nunca, na minha opinião...
Imaginem vocês que até há uma página no facebook com o título de matar o Cupido, ou lá o que é 0.0 
Como não estou interessada em matar o Cupido, fiz um bolinho para comemorar o Dia dos Namorados que era para levar a uma oração do dia 14. Como a oração foi adiada e eu não sabia, o bolo foi comido por nós e levado pela minha irmã para a Faculdade, para distribuir com os amigos. Também é uma boa forma de celebrar o amor, não acham?


A receita do bolo inspirei-me numa que tirei da internet, tamb+em de um blogue, mas infelizmente esuqeci-me de guardar o link! De qualquer das formas fiz-lhe muitas modificações, mas gosto sempre de referenciar todas as receitas como deve ser...
Acho que o bolo ficou demasiado seco para o meu gosto (queria um bolo mesmo húmido, encharcado em sumo de laranja), por isso para a próxima vou pôr-lhe mais calda de sumo de laranja ou acrescentar algum legume como a courgette ou a abóbora para dar mais humidade. Depois conto como correu!
A laranja juntamente com o chocolate é sempre uma combinação que não desilude.

Enfeitei com raspas de laranja (já agora, as raspas da laranja no chocolate derretido ficaram uma delícia) e com uns corações de chocolate e leite condensado que fiz seguindo uma receita da Lorraine Pascale, que não publiquei porque não gostei muito do resultado nem do sabor (mas serviu de experiência!).
Aqui vai então a receita:

Ingredientes
4 ovos
2 cháv. açúcar amarelo
2 cháv. chá de farinha
3 1/2 c. sopa de fermento em pó
4 c. sopa cacau em pó
Sumo de 2 Laranjas
Raspa de 2 laranjas
+/- 10 c. sopa água morna

Calda
Sumo de 1 laranja
3 c. sopa açúcar

Cobertura
200 gr de chocolate de culinária
2 c. sopa margarina
1 c. sopa leite
Raspa de 1 laranja

Modo de fazer: Bater as gemas com o açúcar e a água. Juntar a farinha, o fermento, o cacau, a raspa e o sumo da laranja. Juntar as claras em castelo e envolver bem com uma colher de pau. Deitar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno a 160ºC durante aprox. 40 min (fiz o teste do palito). Fazer a calda, levando ao lume o sumo e o açúcar até o açúcar derreter completamente. Cobrir o bolo ainda em quente.
Quando o bolo estiver frio, fazer a cobertura: derreter em banho-maria ou no microondas o chocolate com o leite e a margarina. Cobrir o bolo por cima e salpicar com a raspa da laranja.



6 comentários:

  1. Ora nem mais! Todas as formas são boas, desde que seja celebrado com intenção e verdadeiro amor, seja com amigos ou familiares.

    O bolo ficou muito bom, a combinação de laranja e chocolate funciona muito bem!

    Adorei também a cobertura :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cobertura foi mesmo a minha parte favorita :P Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, Anouska! Fizeste muito bem em comemorar o amor e ainda mais com um bolo de aspecto maravilhoso como esse que foi partilhado! Amor aos pedaços. Cá por casa há sempre uma lembrança singela da data: uma sobremesa, um cartão...Este ano a filhota fez-nos prendas para nós- uns corações de papel com missangas coladas. O amor existe em tudo, é preciso só enxergá-lo! Parabéns pelo teu belo texto e delicioso bolo!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lina, obrigada :)
      Super querida a ideia da tua filhota... Corações de papel para dar à família. É mesmo verdade, o amor está em todo o lado, é só preciso querermos vê-lo :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Que bolo apetitoso!
    Parabéns pelo blog, já estou a seguir :)

    http://chocolatecompimenta2012.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, ainda bem que gostaste :) És sempre muito bem-vinda! Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita!