sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Muffins de maçã e canela com crumble de aveia


Como podem ver aqui pelas receitas do blogue, não sou muito de fazer muffins (ou queques, se quiserem usar palavras bem portuguesas). Quando os faço, é normalmente porque sobeja massa de algum bolo e já não cabe na forma, por isso uso o restinho para encher umas quantas formas de muffins e não se desperdiçar nada. 


Coitados dos meus muffins. São a escolha do refugo! Mas já tive surpresas deliciosas com os bolos-que-também-viraram-muffins, e que vieram parar aqui ao blogue, como os muffins de manga e os muffins de casca de banana com pepitas de chocolate branco - neste ultimo caso, os muffins ficaram mil vezes melhor que o bolo e foi, realmente, uma ideia muito feliz.


Mas apesar de não ser rapariga de fazer muffins, é humanamente impossivel resistir ao aspecto destes de maçã e canela, do blogue "Palavras que enchem a barriga!". Conjugou-se uma tarde de terça-feira chuvosa, com o facto de eu ter passado o dia inteiro de pijama a estudar, e o raio dos muffins não me saírem da cabeça. Tens razão Joana, os muffins são mesmo barulhentos, ainda antes de os fazer já estavam a fazer barulho!..


Acordei ao meio-dia (3ª não tenho aulas), era para ter ido ao ginásio de manhã mas o tempo não estava muito apetecível (achei muito mais proveitoso ficar a dormir!). Já me sentia um bocadinho culpada por ir fazer bolos a meio da semana, e ir passar o dia sentada fez-me decidir que os muffins ficavam para outras núpcias. Mas continuava a chover, o estudo não rendia por aí além, o meu pijama era fofinho e quentinho e apetecia-me alguma coisa substancial para acompanhar o meu chá. Fui espreitar os ingredientes. Tinha tudo, e o que não tinha podia ser substituído. Fiz a única coisa que podia fazer nestas circunstâncias: mandei as culpabilizações à fava e fui para a cozinha!

E o melhor de tudo é que as culpabilizações desvaneceram-se completamente à primeira dentada :) Mais uma receita a ser repetida muitas e muitas vezes...


Ingredientes (deu-me para 10 muffins deliciosos)
Muffins:
1 cháv. + 1 c. sopa de farinha sem fermento
1 c. chá de canela
1/2 c. chá bicarbonato de sódio
1/4 c. chá de fermento em pó
1 pta de sal
Meio ovo (bater ligeiramente o ovo para o conseguirem dividir)
Meia chávena de buttermilk*
3 c. sopa de óleo
1/2 c. chá baunilha em pó
3/4 cháv. de açúcar amarelo
1 maçã pequena (usei biológica, uma delicia)

* buttermilk: aquecer os 3/4 cháv. de leite (usei leite de soja e arroz) durante uns 15 s no microondas (só para ficar morninho). Juntar 1 c. sopa de vinagre (usei de maçã) e deixar repousar 10 min no mínimo. O leite vai coalhar e formar o buttermilk. 

Crumble de aveia:
4 c. sopa de açúcar amarelo
3 c. sopa de farinha (a receita original pedia farinha de aveia, mas como não tinha usei de trigo normal).
2 c. sopa de flocos de aveia fina
1/2 c. chá de canela
1 1/2 c. sopa de margarina 

Modo de fazer
Descascar a maçã e parti-la em pedacinhos pequenos.


Numa tigela, misturar a farinha, a canela, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal.


Noutra tigela, bater o ovo com o buttermilk, o óleo, a baunilha e o açúcar, até ficar tudo bem misturado (usei a batedeira eléctrica).


Juntar os ingredientes líquidos aos secos e misturar com uma colher de pau - não misturar demais, apenas o estritamente necessário. Acrescentar a maçã e envolver.


Colocar a massa nas forminhas para muffins (tenho umas de silicone que comprei num chinês). 

Agora para o crumble:
Misturar os ingredientes todos com as mãos e envolver até ficar uma mistura semelhante a areia molhada.

Dividir o crumble pelas forminhas...



...e levar ao forno a 190ºC durante 25 min.



Confirmou-se o aviso da Joana: é extremamente difícil comer só um!


5 comentários:

  1. Ai que deliciaa! Tenho que experimentar, adoro crumbles, então de maça nem se fala! :p

    ResponderEliminar
  2. Eu avisei! ;) São mesmo barulhentos, não são? ;) Eu levei-os para a Casa do Gil e fiquei com uns três que congelei. Acredita que aquecidos no microondas e assim quentinhos marcharam cá de uma maneira :) Modéstia à parte, são mesmo mesmo bons ;) Ainda bem que gostaste! :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei gostei!!! :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficaram tão lindos, querida!!! Adoro bolos e muffins de aveia, adoro crumble! Essa cobertura crocante tem um aspecto muuuito delicioso! Adorei! =)
    Beijinhos e bom fim de semana, querida!* ;))

    ResponderEliminar
  5. Que delicia que devem ser! Adorei essa cobertura de aveia :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!