sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pipocas Caramelizadas


É irritante quando tentamos fazer uma receita mil vezes e ela continua a sair-nos mal.
Quando comecei a cozinhar, o meu calcanhar de Aquiles eram os ovos mexidos. Ou melhor, qualquer receita com ovos - mexidos, estrelados, omeletes... isso deixava-me profundamente chateada, não só porque supostamente os ovos mexidos era o que havia de mais fácil na culinária, mas também porque sempre adorei ovos. O ovo estrelado com presunto está no meu top3 de refeições preferidas. 
Tanto investi nos ovos que acabei por os dominar e agora faço uns ovos mexidos aceitáveis, omeletes quase perfeitas e ovos estrelados absolutamente saborosos. 
O mesmo não aconteceu com as pipocas caramelizadas.
Antigamente, cada vez que via um filme em casa (o que acontece pouco, porque não tenho leitor de DVD e não gosto de ver filmes no computador) fazia pipocas do microondas, mas fiquei escandalizada com a quantidade de porcarias que aquilo tinha, já para não falar a quantidade de gordura que era um atentado ao coração. E nem eram assim tão boas. Não devia ser muito difícil fazer melhor em casa.
Mas é: ou não estouram, ou pegam-se ao tacho, ou ficam queimadas, e nunca, nunca, ficam caramelizadas como deve saber. 

De perto vê-se melhor o desastre da maioria!
Já testei mil e umas receitas e técnicas, mas não há assim grandes variações e continuam a correr mal de cada vez que tento fazer. Ainda a vez que me correu melhor foi esta, receita tirada do blogue "As minhas Receitas".  Ficaram boas, mas muitas ficaram queimadas e nenhuma estourou completamente. Ficaram assim umas... pipocas carbonizadas e duras que nem pedras crocantes e tostadinhas.
Alguém me consegue ajudar com isto? O meu objectivo são umas pipocas iguais às do cinema!

Ingredientes
  • 1 saco de milho para pipocas
  • 1 c. sopa de óleo
  • açúcar q.b.
Modo de Fazer:
Num tacho, deitar o óleo, o milho (tentar que não fiquem grãos sobrepostos) e cobrir com uma camada de açúcar. Tapar e deixar que comecem a estourar. Quando isso acontecer, ir agitando a panela de vez em quando até o intervalo entre os estouros começar a aumentar.



Já agora, estas pipocas da foto serviram para acompanhar o filme "Relatório Kinsey", que estava a 99 cêntimos no videoclube da zon. Interessante para quem goste de sexologia (como eu) mas para quem não se interesse muito é capaz de ser um pouco enfadonho. Talvez com umas pipocas melhores seja mais animado!

6 comentários:

  1. Olha Anouska: infelizmente sofro do teu mal. As pipocas, quando tento fazê-las no tacho, queimam ou não estouram convenientemente... de modo que desisti e compro as de micro-ondas mesmo.
    bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. As minhas normalmente saem bem, a minha receita:
    4 colheres sopa de milho
    4 colheres sopa de agua
    4 colheres sopla de açucar
    1 colher de óleo

    Esta é a receita base, depois pode aumentar ou diminuir conforme o que deseja

    :

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, vou experimentar! a ver se é desta que sai bem ;)

      Eliminar
    2. Depois diga como correu.
      Não se esqueça é de ir sempre mexendo o tacho, para nao agarrar nem queimar

      Eliminar
  3. http://olhaqueresfalarsobreisso.blogspot.pt/2011/04/revelo-o-segredo-do-ano-como-fazer.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!