sábado, 14 de dezembro de 2013

Rabanadas recheadas com leite condensado e chocolate quente


Rotinas ou rituais?
Estou neste momento (ok, devia estar!) a fazer um trabalho sobre os rituais familiares. E dei-me conta, pela primeira vez, que a minha família tem imensos rituais. De Natal, de aniversários, de casamentos, baptizados e outras comemorações de todos os dias. 
Quando terminei a licenciatura (o meu curso tem mestrado integrado, acabar a licenciatura não significa rigorosamente nada) não queria comemorações, não valia a pena. A minha família nem quis ouvir: um dia pegaram em mim, com a desculpa de ir às compras, e levaram-me ao chinês jantar. Cheguei lá e tinha a minha avó, a minha tia e o meu primo a completarem a surpresa. 
Até quando começámos a tirar a carta fizemos um bolo, que comemos acompanhado de um brinde com vinho do porto. Afinal, era mais uma etapa da nossa vida, tinha de ser comemorada. 


Só para exemplificar que a minha família adora comemorar tudo, principalmente com comida. São tantos os rituais que temos que quase deixam de ser rituais, e passam a ser rotina. Temos a rotina de criar rituais.


O Natal, a festa preferida da minha família, tem de haver sempre o dia 24 a pôr o peru de molho (com os mais pequenos, se os houver, a esfregar o peru com bocados de limão), a amassar filhós e a preparar tudo o resto. A ceia de Natal tem de incluir bacalhau, batatas, couves, Guaraná (para mim, o Natal sabe a Guaraná), ananás às fatias, tronco de natal, lampreia, molotov, filhós e azevias de grão. Depois a minha avó mascara-se de pai Natal, sai à rua, toca à campainha e vimos nós feitos loucos "Chegou o Pai Natal! Chegou o Pai Natal!", tiramos a foto, conversamos com o "Pai Natal" que faz piadas com cada um de nós e abrimos as prendas. Até abrir as prendas tem um ritual: tem de ser um elemento da família de cada vez e batemos todos palmas quando se abre cada uma das prendas. Depois temos a missa do galo e, no dia de Natal, depois de um almoço que inclui sempre peru recheado, arroz com pinhões, passas e açafrão, esparregado e os restos das sobremesas, temos jogos de tabuleiro com a família toda, jogo do 7 e meio e bombons belgas. Ao jantar estamos todos a rebentar, portanto há sempre uma sopinha simples para quem quiser. 


Para além destes rituais já feitos, gosto também de criar rituais. Este ano, queria porque queria começar um ritual só meu, da "manhã de Natal antes do Natal no relax!". Incluía chocolate quente, umas rabanadas que vi há muito tempo no programa JA ao Lume (recheadas com leite condensado cozido, uma perdição!) e programas de culinária. Incluí a minha mãe, que está de férias, e passámos uma manhã super agradável, de manta no colo, coração quentinho e, na tv, a passar o 24Kitchen. 


E com estas duas receitas participo no Desafio de Natal do blogue Receitas da Piteca. Piteca, espero que gostes destas duas receitas que se vão tornar num ritual de Natal cá em casa e que, por isso, foram feitas com todo o carinho do mundo!


Ingredientes
Chocolate quente (2 pessoas)
1 tablete de chocolate de culinária
500 ml de leite de soja natural (podem usar leite simples)
1 c. chá rasa de farinha maizena
canela a gosto

Rabanadas de leite condensado (2 pessoas)
4 fatias de pão de forma integral
2 c. sopa de leite condensado cozido
Um pouco de leite+açúcar+1 casca de limão
1 ovo
açúcar e canela para polvilhar
1 c. sopa de margarina

Modo de fazer: 
Chocolate quente
Levar todos os ingredientes ao lume. Mexer com uma vara de arames até engrossar. 


Rabanadas de leite condensado:
Cobrir com uma colher de leite condensado cozido uma fatia de pão. Colocar a outra por cima, de modo a formar duas sandes.
Amornar o leite juntamente com o açúcar e a raspa de limão e deitar numa tigela rasa. Bater o ovo e deitar noutra tigela rasa. 
Numa frigideira, derreter a margarina. Passar as sandes de leite condensado pelo leite e pelo ovo. Fritar, virando a meio da fritura para ficarem os dois lados tostadinhos. 


Escorrer numa folha de papel absorvente, polvilhar com açúcar e canela dos dois lados e degustar, mergulhando a rabanada no creme espesso do chocolate quente!
Uma perdição, e é garantido que ficam almoçados.


Quem por aí tem também tradições que antecedem o Natal?

Ainda podem participar no passatempo da Piteca! Têm até amanhã às 23h59. Bastam irem para este link e seguirem as instruções: http://receitasdapiteca.blogspot.pt/2013/11/desafio-de-natal-2013.html



8 comentários:

  1. Minha querida Anouska, fico muito feliz que tenhas participado no meu desafio. Adorei a tua história, os teus rituais, uma maravilha, sorri enquanto li, acredita! E claro adorei as tuas receitas, ficaram de lamber os beiços! :)
    Já validei a tua participação, muito obrigada por teres participado!
    Beijinhos doces e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) que bom, ainda bem que gostaste, eu diverti-me muito a participar ^^
      Beijinhos, bom fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Olá Anouska: que bela tradição!! Estas rabanadas estão tão gulosas com o recheio de leite condensado e ainda mergulhadas em espesso chocolate quente: uma perdição!!! Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Isto sim, são rabanadas! Levava umas com chocolate claro! :D
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  4. O polvo, Ana, esqueceste-te do polvo!

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha :) Tenho de fazer estas rabanadas :P

    ResponderEliminar
  6. Olá outra vez minha linda, só para dizer que não sei se reparaste mas foste a vencedora do meu concurso...LOOOOOL Fico à espera dos teus dados para te entregar a tua prendinha!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  7. Ah, que maravilha! Uma óptima sugestão para o pequeno almoço! Já quero fazer estas rabanadas!!! :)
    Boas festas, querida Anouska! Feliz Ano Novo! :)
    Beijinhos** ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!