segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Raita de pepino/Tzatziki


É raita? É tzatziki? Não sei qual dos dois nomes é o mais correcto, mas deixei "raita" que foi o nome  que a Maria do blogue The Love Food lhe deu.
Fui pesquisar por curiosidade à wikipédia e deu-me isto:

Raita: "Raita é um molho indiano à base de iogurte, que pode ser temperado com coentros, cominhos, hortelã e pimenta. No fim da preparação, são misturados vegetais tais como pepino, cebola e, por vezes, alho e sumo de limão.  Possui algumas semelhanças com taztziki, da culinária da Grécia"
Tzatziki: "É preparado com iogurte, pepino, alho, sal, azeite, pimenta preta e endro, sendo por vezes também acrescentado sumo de limão, salsa ou hortelã. Os pepinos são transformados em puré e espremidos ou cortados em cubos pequenos". 


Raita ou taztziki, não importa: é absolutamente delicioso!
Este serviu para acompanhar um Tofu Crocante à Indiana (também do blogue The Love Food), que será a próxima receita a publicar.


Espero que se sintam motivados a experimentar, é simples, fácil e uma delícia. 

Ingredientes
1 pepino
1 iogurte de soja natural (podem usar iogurte normal)
1 c. sopa de sumo de limão
1 c. sopa de hortelã picada
1/2 c, chá de açúcar
sal fino, pimenta e alho em pó a gosto


Modo de fazer: Ralar metade do pepino e cortar a outra metade em fatias muito finas. Numa tigela misturar o pepino, o iogurte, o sumo de limão, a hortelã, o açúcar e os restantes ingredientes. Guardar no frigorífico até servir (quanto mais fresco estiver, melhor).


Eu e a minha irmã andámos viciadas nele durante o verão. Fica bem com tudo, em especial com pratos picantes, mas a verdade é que pode servir de acompanhamento a inúmeros pratos. Já o fizemos tantas e tantas vezes que nem sei como ainda não tinha publicado a receita aqui no blogue!

Aqui está a raita de pepino a acompanhar o tofu crocante à indiana, que será a próxima receita!

3 comentários:

Obrigada pela visita!