quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Bolo de Chocolate para o aniversário da Maria - e como o fenómeno "Rúben" nunca se esquece de atacar


Quando quero muito, mesmo muito que alguma receita saia bem e essa receita acaba por ser uma desgraça (mesmo que seja uma receita repetida anteriormente vezes sem conta) digo que se deu o Fenómeno Rúben.

Como já referi aqui e aqui, o Rúben era um amigo meu e cozinhei milhentas vezes para ele (todos temos uma época na nossa vida em que passamos a vida em casa dos nossos amigos e eles na nossa...). Contudo, acho que nunca - NUNCA mesmo, acho eu - o Rúben provou alguma coisa feita por mim que me tenha saído como deve ser. Era o Molotov que ganhava água (água?! água?! como ganhou ele água?!), o arroz que saía invariavelmente ou cru, ou esturrado (uma, duas, três vezes...), o caramelo que ficava líquido, os bolos que ficavam disformes e pegados à forma... E acho que isso acontecia porque eram alturas em que eu queria mesmo que as coisas saíssem bem - cozinhar é para mim uma maneira de demonstrar amor, e eu gostava muito dele. 


Tal como também gosto muito da Maria. Por isso me ofereci logo para fazer o bolo de aniversário dela - apesar de ser um bolo temático (e o meu jeito para decoração ficou algures perdido na estratoesfera antes de nascer) e o ano passado o Fenómeno Rúben ter atacado e em força. Mas ela merecia!

E foi assim que me decidi por um Bolo de Chocolate, receita do blogue "Palavras que enchem a barriga", com uma cobertura simples, também de chocolate. Nunca tinha experimentado fazer a receita do bolo, mas também não ia ser por aí. Tinha ajuda da minha amiga Ana, podia ser que fosse o suficiente para quebrar o karma


E foi correndo tudo bem. Tudo impecável. O bolo não saiu nem cozido demais nem cozido de menos, desenformou-se bem, conseguiu-se cortar em duas metades perfeitas para rechear. O creme de chocolate não ficou nem espesso nem líquido demais, e foi o suficiente para cobrir e rechear o bolo. A decoração - simples, não quis complicar! - também correu bem e ficou a parecer-se com o que eu queria (campas, para quem não for assim tão óbvio!). E era o momento de colocar o bolo na transportadora.

E então foi o Fenómeno Rúben, o Demónio e todos os espíritos dignos do Halloween a atacarem ao mesmo tempo. O bolo parecia colado (literalmente COLADO) à grelha onde o tinha posto para cobrir e decorar. Tentámos puxar, empurrar, levantar com duas, três e quatro espátulas. Por fim, lá a minha amiga Ana se lembrou de levantar aquilo a quatro mãos e foi assim que este bolo, à semelhança do ano passado, também teve um final feliz. Acabou rachado, é verdade, mas a cobertura disfarçava; e acabámos nós as duas cheias de chocolate espalhado pelo corpo, roupa e cabelo.

O bolo, em cima da grade, antes da "catástrofe"!

E a Maria gostou muito. Tal como gostou o ano passado. Tal como o Rúben também gostava do arroz cru e do Molotov com água.
Porque todos os amigos conseguem reconhecer o que foi feito com carinho :)

Ingredientes 
Bolo
  • 200 gr chocolate culinária
  • 100 gr de manteiga
  • 5 ovos separados
  • 150 gr açúcar
  • 100 gr de açúcar amarelo
  • 200 gr farinha
  • 200 ml leite
  • 1 c. chá fermento
  • 1 pta de sal
Recheio/Cobertura
  • 3 pacotes de natas
  • 300 gr de chocolate de culinária
  • 2 c. sopa margarina
Montagem e Decoração
  • 6 bolachas Shortcake e chocolate em pó (em alternativa, podem usar shortcake ou maria de chocolate!).
Modo de fazer:
Bolo:
1 - Derreter o chocolate com a manteiga no microondas (vão mexendo de vez em quando para não queimar!)
2 - Bater as gemas com os açúcares até ficar um creme claro e espesso. 
3 - Juntar a mistura de chocolate derreitido. Bater.
4 - Juntar alternadamente o leite, a farinha, o sal e o fermento.
5 - Bater as claras em castelo e envolvê-las na mistura.
6 - Despejar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 170ºC durante 50 min.
7 - Esperar que arrefeça para desenformar e cortar ao meio.

Recheio/Cobertura
1 - Levar todos os ingredientes ao lume, mexendo sempre até engrossar. 

Montagem e Decoração:
1- Rechear o bolo com 1/3 da mistura e cobrir com os 2/3.
2 - Triturar 3 bolachas no robot de cozinha ou com as mãos. Misturar com o chocolate em pó. 
3 - Em três bolachas shortcake, escrever da parte de trás "RIP".

Usámos um palito. O que importa é desenrascar!




4 - Enterrar as bolachas no bolo e rodear com as bolachas trituradas.

 Bom apetite e bons desastres culinários! Espero que o Fenómeno Ruben não vos afete muitas vezes ;)


Para o ano há mais Maria!


19 comentários:

  1. Bem pelos vistos eu também sou muitas vezes atacada pelo Fenómeno Rúben!! E o que isso irrita... :(
    Sempre que tenho um evento especial é quando as coisas teimam em não correr de feição. Mas o que importa é ser feito com muito amor e ser delicioso! :D
    Tem muito bom aspecto e uma decoraćão perfeita para o Halloween! Ihihihi
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Fénomeno Rúben é universal eheh é que é sempre nas alturas mais criticas que corre tudo mal, que coisa!
      Um beijinho para ti*

      Eliminar
  2. É a própria Lei de Murphy!!! Por aqui me acontece o mesmo, quanto mais quero caprichar é aí que começa a dar errado!!! rsrs Mas o bolo me pareceu super apetitoso, adorei a idéia da decoração!!! Beijos! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andrea :) É sempre, quanto maior o esforço, maior a desgraça :P

      Eliminar
  3. É pá agora ia morrendo! Isto não se faz, por momentos pensei que a receita tinha corrido mal por minha culpa! ;) Pessoalmente acho que ficou com um aspecto delicioso, e esse género de aventuras passa a vida a acontecer-me :D

    Beijinhos :D

    Posso publicar na rubrica das receitas aprovadas? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai pá Joana, desculpa! Já não é a primeira vez que isto acontece, sou perita a pregar-te sustos destes :P
      Claro que podes! A receita foi aprovadíssima :)

      Eliminar
  4. Hehehe.. Realmente esse fenomeno nao se quer, mas da historias engracadas!!!
    Beijinhos,
    www.sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, fica mais para a história do que se fosse uma receita que tivesse corrido bem! :P Beijinhos*

      Eliminar
  5. Espero mesmo que para o ano haja mais porque adoro sempre os meus bolos de anos feitos por ti (apesar desse fenómeno a mim chegam-me sempre divinais)! Sinto me especial por ter uma amiga como tu ;) um beijinho***

    A ultima foto esta brutal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dizes tu, que és pouco exigente e muito fofinha :P
      E eu sinto-me especial por ter amigos como vocês :) muitos beijinhos***

      Eliminar
  6. O bolo te um aspeto delicioso! Espero que ela tenha gostado.

    Beijinhos,
    http://mrswonderlandby2.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Gostou sim :) Nesse aspeto, fui bem sucedida!

    ResponderEliminar
  8. Bolo de chocolate? Não há como não ficar bom! ;D

    Agora, não consegui aderir à decoração, sendo um bolo de aniversário, confesso. Mas o importante é que a aniversariante tenha ficado satisfeita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda está para ser criado um bolo de chocolate que não seja bom, é verdade :P
      Pois, túmulos e aniversários é uma coisa que não combina assim muito bem à primeira vista eheh

      Eliminar
  9. Que bolo fantástico! Gostei muito dessa cobertura brilhante! E o bolo parece bem fofo e húmido, adorei!
    Beijinhos, querida** ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava fofo, mas não era muito húmido! Ainda não dominei a 100% a arte de fazer bolo de chocolate :P
      Obrigada, beijinhos para ti!

      Eliminar
  10. O bolo ficou irresistivel! Adorei a cobertura :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  11. Com a frequência com que mencionas o fenómeno essa introducão já era desnecessária - isso já está mais estudado do que os sismos ;)
    Deve ser tão frustrante! Acho que nunca nada me correu mal por estar sob pressão - uma ou outra vez as coisas correm mal, mas por nada em particular... Acontece. Até acho que estou melhor a lidar com isso, antes passava-me completamente (a bagunça que ficava na cozinha ajudava). Agora até relaxo mais um bocadinho (o que obviamente não impede que fique amuada no fim)... Mas percebo que a vontade de te esmerares dê problemas. Se me acontecesse isso também ia querer superar o desafio de cada vez que cozinhasse alguma coisa para o "Rúben"! :)
    Essas experiências parecem todas muito divertidas :P, embora eu tenha um fraquinho pela última por incluir a palavra "disforme"...
    Eu também não tenho jeito para decoração :(
    Também não podes evitar todos os bolos por causa do maldito fenómeno... Ainda por cima os teus amigos já devem confiar em ti para isso! :)
    (E há melhor maneira de comemorar o Halloween do que com "medo" de que alguma coisa corra mal? Há quem pague para ser assustado!)
    Até tinha tudo para correr bem - ajuda e uma receita que parece deliciosa!
    Assim deve ter sido mesmo mau! Tu toda contente, a cantar vitória e lançar foguetes a cada passo, só para quando tudo parece estar concluído haver um desastre... Eu estava a ler as etapas ultrapassadas com sucesso e a pensar "fogo, afinal o que é que correu mal?". Devo dizer que as fotos também corroboraram a minha teoria de "correu tudo perfeitamente bem e ela está é a gozar connosco". Mas era demasiado cruel :) e se quebrasses a maldição não sei se era possível aguentar sem contar logo! ;)
    Odeio sujar a roupa toda quando cozinho! Chateia-me tanto...
    Claro que gostou! Por falar em desenrascar... Desenvencilhaste-te na perfeição, porque não dá para notar nada - nem no bolo inteiro nem na fatia. E entre o bolo fofinho e a cobertura cremosa nem haveria espaço para grandes análises! Parece muito bom e intenso :)
    Bolacha Maria de chocolate num bolo de Halloween? O que é isso? Até agora nunca vi campas redondas. Ainda por cima seria demasiado assustador se houvesse, porque a tua amiga aniversariante se chama "Maria" e esse é o nome que estaria nas bolachas-campas. Até no Halloween há limites. ;) haha
    Adoro a expressividade dos parêntesis e pontos de exclamação. Quem lesse até pensava que já tinhas tido alguma experiência má com isso! :P
    "Enterrar as bolachas no bolo" - entraste mesmo no espírito do dia! ;)
    Obrigada pelos "votos", espero que resulte :P dispenso esse "fenómeno" (palavra que devia ser atribuída só a coisas boas - quando era mais pequena pensava que sim. Depois vêm as definicões em que tudo é um "fenómeno"... É essa palavra e "maravilhoso"/"fantástico" no sentido de fictício/... Antes achava que o Allan Poe tinha a auto-estima em alta.). Mas se mesmo assim der direito a bolos destes não sei se é uma coisa assim tão terrível :)

    PS: Brigadeirão é a melhor transformação de palavra para servir outro propósito de sempre.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!