quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Pataniscas de Bacalhau e Grão - Aproveitamento de Restos!



Odeeeeio restinhos! 

Não me importo com os restos: quando sobra comida que dê para mais uma refeição, tudo bem, agora quando sobram aqueles restinhos pequeninos e niquentos que não dão para nada, aí fico maluca! Vai daí, estou constantemente a forçar a Ana a acabar com os restinhos e a lamuriar-me quando sobra meia batata e 1/3 de uma posta de peixe.


Foi o que aconteceu anteontem: o almoço foi bacalhau com grão, mas no fim já ninguém tinha barriga para um 1/4 de uma posta de bacalhau e para uma mão cheia de grão - que por sinal até já tinha sido congelado, por isso nem para congelar novamente dava. Comecei a magicar o que raio devia fazer com aquilo e de repende fez-se luz: a Ana há semanas (ok, há meses!) que me andava a pedir pataniscas, mas eu não gosto muito de fazer fritos e arranjava sempre desculpas. Mas hoje foram a solução ideal, acompanhadas com (mais um!) restinho de arroz de ervilhas. 


E foi assim que com uns restinhos que não serviam para mais nada se fez uma refeição para duas pessoas (ok que é jantar, ok que também comemos sopa, ok que eu descobri que até como pouco) e ainda sobejaram três pataniscas. 

Ingredientes
  • 1/4 de posta de bacalhau cozida
  • 100 gr de grão de bico cozido
  • 2 ovos
  • 3 c. sopa de farinha
  • sal
  • 1 dente de alho
  • pimenta e noz moscada a gosto (aqui enganei-me e pus-lhes canela. O que vale é que reparei a tempo e só lhes pus um bocadinho) 

Modo de fazer:
1 - Tirar as espinhas e desfiar o bacalhau.
2 - Juntar o grão esmigalhado com um garfo. Mexer.


3 - Juntar os ovos batidos. Mexer.
4 - Juntar a farinha. Mexer.
5 - Juntar o sal, o dente de alho picado, a pimenta e a noz moscada. 


6 - Envolver tudo muito bem e fritar em óleo bem quente.

Fácil e rápido. Só lhes faltou mesmo um raminho de salsa!


Rende cerca de 10 pataniscas pequenas
Cerca de 67 kcal/patanisca

2 comentários:

  1. Até concordo, e este post vem mesmo a propósito :P não me importo de comer comida que sobrou aquecida e é essa a forma que a maioria das minhas refeições têm, mas aqueles bocadinhos insuficientes e inúteis são irritantes. Há 5 minutos abri um tupperware que está no frigorífico e estive a contemplar uma desoladora meia posta de bacalhau. Ainda por cima suja tupperwares para nada :P se fosse como as modeinhas de 5 cêntimos que se vai recebendo de troco e depois se juntam e formam uma quantia decente ainda vá lá, mas com comida isso é mais complicado. A não ser que seja comida resistente num frigorífico poderoso E se cozinhe um monte de comidas diferentes num curto período de tempo, porque depois até era giro fazer uma refeição combinada com bacalhau, carne, ovos mexidos, arroz, massa e batatas, por exemplo :P mas obviamente que num mundo não ideal isso não acontece. Tenho de me resignar a enfrentar aquele vil pedaço de peixe de cada vez que abrir o frigorífico. Que belo incentivo a não comer iogurte. É isso e o frio. Mas o meu amor por queijo batido é mais forte.
    A minha avó é que faz esse papel :P come láá, acaba lá isso, vai sobrar para quê? Mas nem é por ter horror a amostras de restos, é mesmo mais um mecanismo de fazer os outros enfardar ;)
    Ias congelar o quê, o grão ou o bacalhau? Já cozinhados acho que seria estranho nos dois casos :P
    Odeio fritar coisas. Odeio. Tenho más experiências e acho que é desagradável. Ainda bem que não sou fã de fritos :P
    Que tacinha adorável para os bolinhos! As formas irregulares são tão giras :)
    Gostas assim tanto do verbo «sobejar»? Nunca uso neste contexto :P
    Pataniscas com grão é engraçado, nunca vi :) só pataniscas normais.
    Eu já pus caril em papas de aveia, acho que ainda é pior :P malditos temperos!
    Esmagar com o garfo até deve ser divertido :P Parecia ter cebola. Ia dizer que a cebola tem bom aspeto em tudo, mas afinal são pedaços de bacalhau. E parece ter massa, podia jurar que havia aí espirais de massa (por muito estranho que isso seja).
    Ficou com uma textura gira, depois de tudo misturado!
    Não como pataniscas há taaanto tempo! Até é dos fritos do género que mais gosto :) mas mesmo que não seja comum comer acho que é um bocado ultrajante que faças isso sem salsa, as típicas pintinhas verdes... :P Mas eu perdoo-te porque a) tem bom aspeto à mesma e b) a salsa é difícil de arranjar - eu por acasp tinha imensa à disposição, uma planta, e andava encantada com ela, depois estragou-se e agora é uma miséria. A minha avó até anda cabisbaixa ;) Nos supermercados é estupidamente cara, seca não tem de todo tanta piada, fomos irresponsáveis e não congelamos (devia haver planos de poupança de salsa que proibissem ir roubar ao armazén no congelador). E no supermercado que tem um generoso raminho para cada pessoa pegar num bocado há imensa gente avarenta que açambarca logo tudo :(
    As pataniscas têm muito bom aspecto, parecem mesmo deliciosas :) até é diferente, sem a salsa... Parece outra coisa. Mas boa. Outra coisa boa.
    ...E a moral da história é: não se deve ficar triste quando se tem meia posta de bacalhau no frigorífico, há quem só tenha um quarto.
    (Maldita relativização que não deixa uma pessoa lamuriar-se à vontade.)
    (Se fosse um quarto com beliche até nem me importava.)
    (E a moral da história também podia incluir a parte de fazer muito de pouco, mas assim não iria incluir a palavra «beliche», de que gosto tanto e que nunca uso.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos unir-nos contra os restinhos :P
      Eu congelo tanto o bacalhau como o grão cozido! E fica tudo na perfeição.
      Tenho de arranjar um vaso de salsa também para põr na sala eheh
      Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita!