sexta-feira, 24 de julho de 2015

Feijoada só de feijões


Se eu tivesse de escolher uma refeição com a qual ia subsistir até ao fim dos meus dias, não escolhia sardinhas assadas (que é o meu prato preferido): escolhia feijoada só de feijões, com muita couve e muitos cominhos. 


Podia comer isto todos os dias sem enjoar, a sério! Com um arroz branco por baixo, não é preciso muito mais para me fazerem feliz.

Mas logo tinha de me calhar uma companheira de casa que não gosta de feijões. Logo eu, que adoro feijões, e de todo o tipo! Como ela é uma fixe não diz nada quando a faço levar com dias seguidos de sopa de feijão com couve, mas ainda não a consegui convencer a experimentar feijoada. Logo uma rapariga que gosta de tudo vai logo não gostar de feijões?! Não faz sentido. 


Então aproveitei uns dias em que fiquei sozinha em casa para tirar a barriga de misérias: os três dias que ela esteve fora foram três dias em que o meu almoço foi esta feijoada. Simples de fazer, e requentada (como todas as feijoadas!) fica ainda melhor.

Ingredientes:

  • 1 lata de feijão vermelho
  • 1/4 couve lombarda cortada em juliana
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 2 c. sopa de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 folhas de louro
  • 1 c. sopa de cominhos
  • 1/2 copo de vinho branco
  • 3 c. sopa de polpa de tomate


Modo de fazer:
1 - Numa panela refogar a cebola e os alhos no azeite juntamente com a folha de louro. Juntar a couve e deixar refogar mais um pouco até a couve ficar mais mole.
2 - Juntar a polpa de tomate, o vinho branco e os cominhos.
3 - Juntar os feijões, pôr o lume no minimo e tapar. Deixar cozinhar cerca de 15 min, indo juntando água se for ficando com pouco molho.
4 - Servir com arroz!

Aqui ainda estava no meu poiso de trabalho - o chão! O relatório está entregue (eventualmente mudei-me para a mesa, já não podia com as costas), desejem-se sorte para a nota final!


Para 2 ou 3 doses
Cerca de 398 ou 265 kcal/dose

6 comentários:

  1. Feijoada era daquelas comidas que até há poucos anos eu não conseguia nem provar. Mas um dia resolvi fazer a minha própria feijoada e não é que adorei! Agora de vez em quando até me dá saudades e lá vou eu fazer! Tenho um passatempo a decorrer no blog, gostava muito que participasses! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quando era pequena não gostava lá muito de feijoada... o problema era a carne! Ainda bem que fizeste as pazes com a feijoada, é uma amizade que vale a pena :P Beijinhos***

      Eliminar
  2. Eu adoro uma boa feijoada,mas confesso que nunca tinha visto sem carnes. O aspeto é excelente!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Tb gosto e muito mesmo! Não preciso de peixe nem de carne a acompanhar...basta mesmo como está aí! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os feijões têm de ser os protagonistas, mesmo ;) És como eu! Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita!