domingo, 30 de agosto de 2015

Tarte de Amêndoim


Certamente se lembram da maravilhosa, fantástica e deliciosa Tarte de Amêndoa da Mãe da Alda. Espero que se lembrem e que esteja na vossa lista de espera de receitas a experimentar, aquilo é tão bom que é quase obrigatório!


Para um jantar com uns primos cá na terra decidi fazê-la. É rápida, fácil e toda a gente adora (e eu adoro também gabar-me dos meus cozinhados à frente das outras pessoas, porque não confessá-lo, não é? :P ). O problema é que as amêndoas estavam tão caras que eram impossíveis de comprar, para mim! Mesmo ao lado, estava um pacote de amendoins. Porque não?


E foi assim que saiu a Tarte de Amendoim. Não tão boa como a Tarte de Amêndoa da Mãe da Alda (snif...) mas é um segundo lugar jeitoso. Espero que gostem!

Ingredientes:
Base:

  • 125 gr de margarina
  • 125 gr açúcar
  • 125 gr farinha
  • 3 ovos
  • 1 c. chá de fermento

Cobertura:

  • 125 gr de margarina
  • 125 gr açúcar
  • 125 gr de amendoins com sal
  • 3 c. sopa de leite de amêndoa

Modo de fazer:
Base:
1 - Bater a manteiga com o açúcar.
2 - Juntar um ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição.
3 - Juntar a farinha com o fermento.
4 - Deitar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno a 180ºC durante 30 min.

Cobertura:
1 - Numa frigideira funda, levar a manteiga a derreter em lume brando.
2 - Juntar o açúcar e deixar derreter.
3 - Quando estiver tudo ligado juntar os amendoins, mexendo sempre com uma colher de pau até a amêndoa estar torrada e o caramelo douradinho (leva algum tempo).
4 - Juntar o leite, mexer e retirar do lume
5 - Deitar esta cobertura sobre a base e deixar arrefecer.

10 fatias
Cerca de 369 kcal/fatia
(que engraçado, as mesas kcal que a tarte de amêndoa!)


12 comentários:

  1. Pelo aspecto deve ser boa na mesma! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É difícil não me lembrar, a minha mãe e a minha avó adoraram :D tanto que ainda tenho amêndoas laminadas guardadas para fazer, de há uns meses. Ainda bem que me lembraste ;) não escapa, qualquer dia! Apesar de ser preciso um machdo para cortar a camada de cima :P
    Quem é que não gosta de se gabar dos seus cozinhados? Ou melhor, de ouvir gabar?... ;)
    É incrível, cada vez os frutos secos ficam mais caros, vai-se aumentando subtilmente os preços e tal... :P mas amêndoa laminada é mais barata do que inteira, até, eu compro no E. Leclerc 150 ou 200g por 2,39 euros :) não é barato, mas não é o horror (*tosse tosse* Continente).
    Quando vi lembrei-me logo de snickers - caramelo e amendoins nunca falha! Deve ficar muito bom :) e está com um aspecto fenomenal, adoro o aspecto sólido e brilhante da cobertura! :)
    Os amendoins e as amêndoas estão mais ao menos ao mesmo nível em termos de conteúdo energético, é natural :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Para a camada de cima nao ficar tão dura, experimenta juntar mais 1 c. ou 2 de leite ;) vai resultar melhor!
      E. Leclerc... tenho de experimentar! Nunca vou lá :\ Tenho de mudar de hábitos!
      Ya... fica com o sabor parecido com snickers - se bem que só comi snickers uma vez, mas foi memorável :P
      Beijinhos*

      Eliminar
    2. É difícil de cortar, mas toda a gente gosta dela bem crocante por isso não altero nada :P
      Eu gosto do E Leclerc, tem coisas giras :D
      Se só comeste uma vez tem mesmo de ter sido uma experiência memorável :) embora tenha comido há alguns meses e ficado desiludida - quando se passa uns tempos sem comer eleva-se demasiado as expectativas :P
      (Mas continuo a gostar bastante de Kinder Bueno. E Mars. :P)

      Eliminar
  3. Mas que boa ideia! Com amendoins também deve ficar deliciosa e ficou bem bonita e apetitosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amendoins, amêndoa... são da mesma família, não é? :P

      Eliminar
  4. Tarte de amêndoa é tarte de amêndoa, uma das minhas preferidas devo mencionar, mas acredito que esta também tenha ficado maravilhosa, pelo menos de aspecto está! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que para mim também não bate a de amêndoa! Mas é um plano b igualmente delicioso e mais económico ;) Beijinhos

      Eliminar
  5. Mas quem é que consegue resistir a esta tarte?! Eu cá não!! Que tentação!
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!