quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Pavlova de Chocolate com Framboesas e Mirtilos


Tenho 23 anos e estou quase a meio caminho dos 24. De repente, cresci (ou melhor, tornei-me adulta, porque nao ultrapassei os meus orgulhosos 1,55m). A minha vida não está nem de perto nem de longe organizada como eu imaginava que estaria aos 23 anos. A bem dizer, acho até que nunca estive tão perdida (não escolham Psicologia. Nunca, nunca.). É impossível pensar em casar, ter filhos, sair de casa, comprar um carro, fazer férias, pensar no que vai ser a minha vida para o mês que vem, sequer. 


De certeza que muitos de vocês estarão na mesma situação (ou pior!). Mas não somos todos. Assim, o meu circulo de amigos divide-se em dois: entre aqueles que ainda não sabem o que fazer a vida, que ainda estão a estudar ou a saltitar de trabalho em trabalho precário, e aqueles que já têm trabalho, casa, um sofá na sala e panelas na cozinha, que moram juntos e/ou vão casar e que estão a pensar em ter ou já tiveram filhos. E foi assim que a minha irmã saiu da casa, casou, e que estão mais amigos  e ex-colegas com planos de casar brevemente, que vão ter ou já tiveram um filho (ou dois!). Enfim, que já estão organizados.


E isto é bom. É bom ouvir noticias de casamentos, ajuntamentos, gravidezes e nascimentos. É bom ver amigos a realizarem sonhos. E também é bom que, devido a estas transições na vida, se retomem alguns contactos já meio perdidos. 


Foi o que aconteceu com a L. A L. é uma amiga do secundário e, como acontece muitas vezes, com o inicio da faculdade fomos-nos afastando. Ia acompanhando a vida dela pelo facebook (digam o que disserem, trouxe mais coisas boas que más à vida da maioria das pessoas), e foi assim que soube da sua gravidez e do nascimento do D., que é apenas o bebé mais fofo de sempre. E foi assim que combinámos um jantar, em casa da minha irmã e do marido (na altura noivo), para pôr-mos a conversa em dia.


Já não sei porque me decidi pela combinação chocolate e frutos vermelhos, mas ficou deliciosa e super intensa! Houve quem a achasse enjoativa, mas eu achei que estava perfeita! A receita fiz a mesma daqui.



Ingredientes
PAVLOVA
5 claras
250 gr gr açúcar
3 c. sopa de chocolate em pó
1 c sopa de vinagre balsâmico
100 gr de chocolate de culinária picado

COBERTURA
100 gr de chocolate de culinária
100 ml de natas
framboesas e mirtilos q.b.

Modo de fazer:
PAVLOVA
1 - Pré-aquecer o forno a 180ºC.
2 - Bater as claras em castelo. Juntar o açúcar uma colher de cada vez e bater até as claras ficarem bem firmes. Juntar o vinagre e o chocolate picado e envolver bem.
3 - Forrar um tabuleiro com papel manteiga e distribuir a massa, formando um circulo. Levar ao forno por uma hora. Ao fim desse tempo, deixar a pavlova arrefecer completamente dentro do forno, deixando a porta entreaberta.

COBERTURA
1 - Levar as natas e o chocolate em lume mínimo, mexendo bem até o chocolate derreter.
2 - Cobrir o interior da pavlova com estre molho de chocolate
3 - Decorar com as framboesas e os mirtilos.

Digam lá se não fica com um ótimo aspeto?


Para 10 fatias
Cerca de 274 kcal/fatia

11 comentários:

  1. Acho a pavlova uma sobremesa linda! E gosto desse formato para variar do tradicional redondo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) fiz assim para ocupar o tabuleiro do forno todo :P

      Eliminar
  2. Ainda tens tempo para organizar a vida, mas entendo essa necessidade que surge a determinada altura! :)
    Eu nunca fiz uma pavlova, será possivel? Gostei desta combinação! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema não é ter tempo, o problema é a vontade ser já muita :P e lidar com a incerteza nunca foi o meu forte!
      Não, não só não é possível, como é também imperdoável! Vai já a correr fazer :P

      Eliminar
  3. um docinho assim sabe sempre tão bem!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. A Psicologia não é assim tão má, há muita gente que encontra o seu caminho! :-D Agora a sério, ser adulto e estar orientado na vida passa por muitas coisas para além de casar e ter filhos - não que isso não seja importante, claro que é, mas há tantos outros planos alternativos e tantos outros percursos na vida! Se comparares a tua vida a um plano já traçado, claro que vais achar que não estás a cumprir o plano; se fores traçando o plano à medida que as coisas acontecem, se calhar vais perceber que estás a seguir um caminho que te vai levar a algum lado. Ou talvez só percebas isso olhando para trás, daqui a alguns anos. Ou não!... O que quero dizer é que os percursos de vida das pessoas são diferentes e não têm que seguir todos a mesma linha. Quanto à pavlova, está com um aspeto divinal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe o meu plano era apenas ter um trabalho e conseguir ser independente - nada relacionado com filhos ou casamentos :P
      A ideia é um bocado essa, ir traçando o plano à medida que se vai traçando o caminho, o problema é quando o caminho parece que acaba ou que não leva a lado nenhum. Sinto-me um bocado no limbo neste momento (não sei como há gente que aguenta anos desempregada, eu ando a bater com a cabeça nas paredes e ainda não passou quase tempo nenhum).
      Obrigada :)

      Eliminar
  5. Que linda pavlova! Gosto sempre de ver estas maravilhosas composições culinárias, mas comigo não dão muito certo. Adorei esta combinação de chocolate com frutos vermelhos ( tudo vai bem com chocolate,não é?).
    Bjn e tudo de bom ( sei bem o que passam os jovens de hoje. Tenho dois filhos, uma a trabalhar em Espanha, pois cá não arranjava nada e outro a acabar o curso)
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A combinação do chocolate com a acidez dos mitilos é deliciosa para mim ^^
      Obrigada pela força, tu percebes :) Beijinhos*

      Eliminar
  6. I have been visiting your recipe blog from past 3 months. The way of recipe tips looks to be easy for all readers. I would personally recommend our blog visitors to subscribe to obtain useful posts like this periodically. Particularly post on "Pavlova Chocolate with Raspberries and Blueberries" is awesome. Get in touch with us via our websites vegetarian restaurants at thiruvannamalai | vegetarian restaurants at mahabalipuram

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!