Olá a todos! Para (não) variar, lá volto eu a participar na Blogagem Colectiva - Amor aos Pedaços. Esta publicação custou-me um bocado a fazer, não por ter sido difícil arranjar inspiração, mas porque costumo ser bastante reticente em partilhar coisas minhas e expor a minha intimidade, ainda que seja só um bocadinho e em regime de meio anonimato! Ainda para mais odeio remexer em tristezas e melancolias. Mas às vezes temos de nos superar (a nós e a aos nossos pequenos fantasmas) com pequenas coisas, e esta publicação é uma boa oportunidade...
O desencantamento já existiu em mim sob várias formas: aquele desencantamento quando olhamos para a pessoa que está ao nosso lado e percebemos que já não sentimos nada por ela; aquele desencantamento quando a outra pessoa nos diz que tudo acabou e ficámos sós, a chorar baba e ranho pelas injustiças do mundo e aquele desencantamento, que dói mais que todos os outros, que é quando nada chega a começar por diversas razões (distâncias, diferenças, incompatibilidades várias…) e ficamos desencantadas antes mesmo de sentir encantamento. Este dói mais fundo, durante mais tempo (talvez por não o partilharmos com ninguém) e mesmo quando achamos que está tudo bem, a nossa actividade onírica prega-nos uma partida e voltamos a senti-lo outra vez. Vou partilhar convosco um texto que escrevi há uns dias (mas com modificações), que ilustra este desencantamento que, mais do que tristeza, gera raiva e uma frustração que demora a ter fim.
Enlaçaste os teus dedos nos meus e eu, apesar de confusa e de lá no fundo achar que aquilo não podia ser real, acreditei e deixei-me ir.
Estava a ser um dia maravilhoso, apesar das nuvens e da chuva, e do ar melancólico que as árvores de um jardim que não conheço tomavam. Olhavas para mim exactamente da mesma maneira como eu olhava para ti, e conversávamos como sempre conversámos, de tudo e de nada, e rimos como sempre de tudo e de nada, mas desta vez era diferente. Já há muito tempo que não devia sentir tão feliz, porque já não me lembrava de sentir aquela alegria que quase doía. E, apesar do frio, no meu peito havia calor, aquele calor morno e suave dos sonhos bons.
Devo ter acordado com algum barulho, porque demorei alguns segundos para perceber que estava de olhos abertos e que ainda era noite. E quarto estava escuro, os teus olhos já não procuravam os meus, e, principalmente, a minha mão já não estava na tua. E senti-me sozinha e vazia, como se um vento gelado tivesse deixado um rasto de amargura e desencantamento no exacto momento em que abri os olhos…
Para o ilustrar com uma receita o desencantamento, escolhi fazer uns Profiteroles com gelado de limão cobertos com glace. Profiteroles por serem sensaborões e ocos (por sí só) representam a sensação de vazio, gelado de limão, pelo frio que nos gela o coração nessas alturas (e limão --> amargura), e a glace que antecede tudo isto (porque para haver a amargura do desencantamento tem também de haver a doçura do encantamento). Ficaram bons para quem goste de limão (eu confesso que não sou das mais ferrenhas apreciadoras), mas aconselho a tirar os porfiteroles do congelador uma hora antes. Receita dos profiteroles aqui e o resto inventei (tive sorte em os profiteroles não virarem, também eles, um verdadeiro desencantamento...)
Ingredientes dos profiteroles: (deu-me 36 unidades)
2,5dl de água
75g de margarina
1 casca de limão
1 pitada de sal
175g de farinha
3 a 4 ovos
75g de margarina
1 casca de limão
1 pitada de sal
175g de farinha
3 a 4 ovos
5 iogurtes naturais
sumo de meio limão
raspa de um limão
Açúcar a gosto
1 tampinha de essência de baunilha
Ingredientes Glace
Açúcar em pó
Leite
Modo de fazer: Juntar a um pouco de açúcar em pó e juntar leite a pouco e pouco mexendo até ficar uma pasta/líquido grosso. Cobrir os profiteroles.
O aspecto não é dos melhores, mas também é desencantamento, bonito de mais podia parecer incongruência!
Espero que gostem, eu adorei participar*
Olá, querida Anouska
ResponderEliminar"Tu és o orvalho que me beija"...
(Meliss)
Em pleno período pascal nos reencontramos para tecer o nosso Desencanto... entrelaçar partilhas de coração a coração...
Sentir-se sozinha e vazia... isso é puro Desencantamento e pode ocorrer por vários motivos... O texto que escreveu é muito bonito na permuta de Encanto e Desencanto...
Foi uma pena que não consegui ler bem a sua receitinha...
Obrigada por sua participação e nos vemos no próximo mês se Deus quiser!!!
Bjs de Paz e Esperança junto com o meu carinho fraterno
"Meu coração orvalhado
pleno de gratidão,
agradece a Deus"...
(Élys)
Gostei do texto do desencantamento. Não nos sentimos já todos assim?
ResponderEliminarE gostei da receitinha.
Bjs
Olá Anouska:)
ResponderEliminarInfelizmente sei o que tu sentes porque já passei por isso algumas vezes e sei o quanto custa a passar. Mas não desistas do amor porque um dia aparece o tal:)
Adoro profiteroles e com gelado de limão devem ficar deliciosos:)
Boa semana!
Beijinhos
Obrigada a todas pelos comentários ^^ Obrigada Orvalho do Céu pelo aviso, já alterei a formatação. Beijinhos*
ResponderEliminarOlá rapariga! Adorei a tua participação.
ResponderEliminarPrimeiro porque trouxeste novidade, desencanto anterior ao encantamento. Isso é muito original. Alteraste completamente a linearidade dos acontecimentos, saltaste fora da linha do tempo. Entraste noutra dimensão.
Numa dimensão culinária, com sonhos ocos de recheio amargo, cobertos ao de leve por uma fina camada de glacé. Hummm dá água na boca. Quase me deixo enfeitiçar, mas... o teu desencanto com o limão, deixou-me em dúvidas citricas...
Agora a falar a sério: genial !! Gostei imenso de experiênciar e compartilhar a tua veia lírica e gastronómica. Ainda bem que te manténs connosco por esta estrada BCAP.
A chamada para a 3ªfase já está postada.
Surpreende-me com a tua esperança amorosa.
Beijinhos.
Rute
Oh Rute ainda bem que gostaste *.* eheh pois, eu de limão... digamos que sou mais de laranja!
EliminarVamos ver se é desta que participo sem falta no dia 15! Já tenho umas ideias do que vou fazer... Beijinhos*
Anouska, é um prazer te conhecer, passei por aqui através da blogagem coletiva. Gostei do blog e do texto, fiquei por aqui. Um grande beijo.
ResponderEliminarAdoçar a boca para adoçar o coração! Outra companheira de blogue escreveu uma crônica que achava, você devia ler!
ResponderEliminarEstou atrasadinha para visitar os bloggers amigos, mas duas blogagens simultâneas estão me deixando doidins... :D
Dizem que nunca é tarde para sermos felizes, mas pode ser tarde para acordar e perceber que não somente a vida passou, mas também passaram as pessoas que dividiram suas vidas com a nossa. Também não considero que a felicidade encontra-se no outro, porém um bobo alegre vai contar sua felicidade para quem? ;) Não podemos viver isolados, sozinhos no mundo e podemos alimentar a nossa felicidade trocando sorrisos e abraços, vivendo o hoje de modo integral. Pois se desencantamos com alguém, nos encantamos com outras pessoas.
Obrigada por participar mais uma vez dessa empreitada! Vamos seguindo questionando e refletindo, alimentando nossos corações com pensamentos bons e refletindo felicidade para o outro, pois não é que, o que bate volta?
Bom fim de semana! Beijus,
Ah, esqueci de deixar o link da crônica http://oculosdomundo.blogspot.com.br/2012/04/desencantos-felizes.html
ResponderEliminarObrigada Luma Rosa, já fui ler e gostei muito =)Tem também muito a ver comigo.
EliminarBeijinhos*
Anouska, parabéns pela coragem de falar sobre sentimentos tão íntimos e doloridos, não é fácil, mesmo que seja de leve, rs. Achei incrível a escolha da receita, um paralelo perfeito com o tema da blogagem! Ainda bem que os profiteroles são mais gostosos, porque o desencanto...que sabor amargo! Rs. Um beijo!
ResponderEliminarOlá Anouska, a querida Rute me falou da sua participação na coletiva e vim conhecer vc, nem todas consegui ler, mas aos poucos estou tentando. Muito lindo seu texto, e creio que muitas de nós já passamos ou talvez iremos passar por esses desencantamentos. Somente o tempo, com sua ajuda, pode ir amenizando essa dor, até que ela se dilua numa doce lembrança apenas. Voltarei mais vezes. Bjos
ResponderEliminarJosy
Olá, Anouska!Perfeita a tua participação!Quem não passou por desencantos?Talvez sejam eles necessários para valorizarmos e sabermos reconhecer o verdadeiro amor!E mesmo amando, o desencanto acontece, a vida muda e temos de estar preparados e mais fortes!Adorei a receita e a forma como o azedo do limão encontrou a fina camada de doçura!O limão também pode ser fresco e renovador!
ResponderEliminarGostei do teu blogue, que bom estarmos juntas nesta coletiva maravilhosa!
Beijinhos
Obrigada pelos vossos comentários! A próxima participação vai ser bem mais feliz e docinha ^^
ResponderEliminarPois é, tinha descoberto o outro blogue e afinal a blogagem coletiva estava aqui!
ResponderEliminarGostei imenso do teu texto. Achei muito interessante a escolha da receita, mais apropriada não podia ser!
Bjs