segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bolachas Xadrez


Este ano as prendas foram cheias de imaginação e cedemos à moda dos cabazes. Modestos (o nosso tempo e imaginação não colaboraram muito) mas como foram feitos com carinho foram bem recebidos.
Para o cabaz da minha avó fiz umas bolachinhas que, para além de serem deliciosas (deu-me vontade de as comer todas e não deixar nenhumas para o cabaz, são tão boas que são capazes de arruinar qualquer espírito natalício mais altruísta!), dão um efeito visual muito bom e não são difíceis de fazer (apesar do meu xadrez não ser muito perfeito!). A receita tirei daqui, do blogue A Culpa é das Bolachas.  

Ingredientes:
200 gr de farinha
1/2 c. chá de fermento
1/2 c. chá de sal
150 gr de margarina
100 gr de açúcar
Baunilha em pó q.b.
2 c. sopa de cacau em pó
1 clara de ovo

Modo de fazer: bater a margarina com o açúcar. Juntar a farinha, o fermento e o sal, peneirar para a mistura anterior e amassar com as mãos. Dividir a massa em duas bolas iguais e juntar o cacau à outra (se a massa simples estiver muito mole, juntar um pouco mais de farinha - teve de ser). Envolver as duas bolas em papel celofane e levar ao frigorífico 30 minutos. Depois desse tempo, retirar do frio e dividir cada bola em 3 partes iguais e depois fazer rectângulos. Com um pincel de cozinha pincelar as pontas que vão colar e dispor os rectângulos intercalados: na base um rectângulo de massa simples colado a outro de chocolate e dispor em cima dos outros rectângulos intercalados (o Diogo tem um óptimo passo-a-passo). Embrulhar e levar novamente ao frigorífico durante uma hora. Ao fim desse tempo retirar do frigorífico e "forrar" a massa com açúcar, pressionando ligeiramente para o açúcar agarrar. Cortar em fatias e levar as bolachas ao forno num tabuleiro coberto por papel manteiga 10 minutos a 180ºC. Deixar arrefecer e já está!

4 comentários:

  1. E que excelentes prendas!! As bolachas ficaram lindas :)

    Que bom que a receita correu bem, e ainda bem que gostou :) Muito obrigado pela referencia! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ficaram tão lindas como queria, mas a prática deve trazer a perfeição (é a desculpa para as fazer mais vezes eheh!).
      De nada, todas as tuas receitas dão vontade de experimentar, o difícil é escolher qual faço em primeiro lugar :P
      Beijinhos, e não me trates por você que me faz sentir velha!

      Eliminar
    2. Claro que ficaram bonitas :) E sim, é uma excelente desculpa hehe

      Obrigado novamente :)
      Então tens que fazer mais ;)
      Por falar nisso, já coloquei a tua receita na minha pagina de partilhas ;)

      Eliminar
    3. :D Boa! Pois é, no teu blogue tens essa parte das partilhas... :) Obrigada. Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita!