terça-feira, 16 de abril de 2013

Bolo/Queques de Manga


Mais um mês se passou e num instante chegámos ao 2º sábado de Abril (que, como os seguidores mais assiduos deste blogue sabem, significa oração de Taizé na minha paróquia, e tudo o que signifique uma actividade na minha paróquia implica necessariamente um bolinho!)
Há certas regras para quem faz bolos: nunca experimentar uma receita nova numa ocasião especial, optar por ingredientes que a maioria das pessoas gosta, etc. Mas de vez em quando sabe bem não ligar às regras e fazermos apenas o que nos dá na veneta, e o que me estava a dar na veneta era fazer o bolo de Manga que o Diogo, do blogue "A Culpa é das Bolachas" publicou há já algum tempo. Na altura apontei a receita e estava na minha lista de espera. 
A manga é sempre aquele fruto que desperta opiniões contraditórias: uns gostam, outros detestam, logo é um dos piores ingredientes de coisas para se levar a reuniões com muita gente. Eu adoro tudo o que leve manga (falando nisso, hoje fui ao Santini! - adivinhem um dos sabores) e já tinha comprado uma lata para fazer uma mousse, mas o que me apetecia mesmo era o tal bolo. E ainda bem que o experimentei, porque foi um dos melhores bolos que já comi! Esta vai para os favoritos, favoritíssimos! Claro que fiz algumas modificações, como sempre, mas foram muito poucas.
A adesão das pessoas foi a esperada: uns repetiram 3 vezes, e outros nem se chegaram ao pé. A manga não é de meias medidas!
Como a cozinha cheirava divinalmente e ainda me sobejou bastante polpa, fiz também uns queques para comermos ao Domingo. 

Ingredientes:
400 gr de farinha
300 gr de açúcar
100 gr de margarina (à temperatura ambiente)
300 ml de polpa de manga + polpa para enfeitar
3 ovos
1 c. chá de fermento em pó

Modo de fazer: Bater o açúcar com a manteiga. Juntar os ovos um a um batendo sempre entre cada adição.  Juntar a polpa de manga e bater mais um pouco. Peneirar a farinha juntamente com o fermento e envolver bem com uma colher de pau. Despejar para uma forma untada com margarina e farinha e enfeitar com algumas colheres de sopa de polpa de manga (a polpa vai caramelizar e vai ficar uma decadência!). Levar ao forno pré-aquecido a 170º, até estar completamente cozido (o meu levou apenas 30 min a cozer, talvez por ter utilizado uma forma com buraco).

E aqui estão os queques, muito apetitosos, fofinhos e húmidos
 (metade da receita deu-me para 12 queques)

9 comentários:

  1. Quer o bolo quer os queques estão lindos!! Eu provava,sem problemas,pois adoro manga.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Eu cá sou fazissima de manga e adoro este bolo do Diogo! Uma excelente ideia os queques!

    ResponderEliminar
  3. Que giro, ontem também fiz esta receita! É simplesmente maravilhoso, o bolo. E esses queques não lhe devem ficar atrás. :p

    beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Que boa sugestão! Ficaram com um aspecto muito bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Quer o bolo quer os queques estão mesmo com muito bom aspeto.
    Devem ser delíciosos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. A manga é mesmo assim, ou se gosta ou se detesta! Fico mesmo muito contente que tenhas gostado e melhor, que tenha ficado um dos teus preferidos!! Ficou perfeito, parabéns! :)

    Muito obrigado pelas tuas palavras e pela referencia ao meu blog :)

    Irei colocar na minha página de partilhas!

    Um beijo
    Diogo

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana! :D

    Realmente o mundo é pequeno e foste encontrar-me numa foto da Carina, que é da minha turma há seis anos ;) Gostei muito de conhecer o teu blog e estes queques de manga piscaram-me o olho, até porque tenho ali manga a ficar demasiado madura! ;) Vou experimentar :D

    Beijinhos e tem um óptimo Domingo! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a minha irmã (que também segue o teu blogue) que reparou que andavas na mesma faculdade que ela, e que também eras finalista. Fomos ver as fotos da Carina e lá estava uma Joana que parecias tu :P Também deves conhecer então o Bernardo e a Sofia ^^ O mundo da blogosfera é pequeno e engraçado :)
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar

Obrigada pela visita!