Muitas coisas se ouvem dizer acerca da obesidade e do excesso de peso. Apesar de notar que nos ultimos tempos tem havido um aumento do cuidado em pelo menos não se tecer certos comentarios em voz alta, a verdade é que quem tem um pouco de peso a mais não se livra de uma ou outra berdoada ocasional que aluda, ainda que levemente, ao facto de só ter peso a mais quem quer.
Não me interpretem mal: eu sei que ninguém engorda com o ar e que uma pessoa, não importa quem, se não comer nada durante uma semana, claro que vai emagrecer. A questão é que não há como negar que há pessoas com mais facilidade nisto que outras.
Às vezes há alturas em que os cuidados com a alimentação têm de ser redobrados, temos de triplicar a frequencia e intensidade do exercicio fisico e mesmo assim chega-se ao fim da semana e já nos podemos dar por contentes de termos conseguido manter o peso. Ou termos engordado apenas algumas gramas. Não importa se a causa são as hormonas, o metabolismo ou o stress - quem é que já não passou por isto, pelo menos uma vez na vida?!
Por isto, esta receita (inventada por mim, também tenho experiências que correm bem!) é para estas pessoas, para estas situações em que parece que a humanidade (e o nosso corpo!) estão contra nós. Para quem está numa fase não e que parece que até engorda com o ar. Para quem quer comer mais legumes mas não gosta. Para quem lhe apetece comer um docinho sem se sentir (muito!) culpado.
Ingredientes:
1 courgette média
1 c. chá de linhaça amarela moída
2 c. sopa de água
190 gr de farinha integral
130 gr de açúcar
1 c. cha fermento em pó
1 c. chá bicarbonato de sódio
Raspa e sumo de 1 limão
1 maçã verde
Modo de fazer:
Misturar a linhaça com a água num copo de vidro, Deixar repousar no mínimo 10 min, até ficar com uma consistencia gelatinosa. Reservar.
Ralar a courgette no ralador largo. Fazer o mesmo com metade da maçã (não tirei a casca a nada). Juntar com o sumo e a raspa de limão e misturar (vai fazer com que a courgette e a maçã não oxidem).
Misturar os ingredientes secos: farinha, açúcar, fermento e o bicarbonato. Juntar a mistura da courgette e da maçã ralada e misturar tudo com uma colher de pau.
Juntar a restante metade da maçã verde cortada aos cubos pequenos.
Envolver tudo muito bem e dispor em forminhas de queques (usei de silicone). Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 min.
Ficam uns queques húmidos, fofos, e com um delicioso sabor a limão! Fiquei fã!
Rende 16 queques/muffins
Cerca de 77 kcal/queque
Também ando a tentar ( digo tentar porque não é nada fácil perder peso!!) reduzir o consumo de comidas muito calóricas e, por isso, esses muffins vieram mesmo a calhar. Só substituiria o açúcar por adoçante.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Boa sorte Márcia! :)
EliminarSe substituíres por adoçante reduzes drasticamente as calorias por porção, mas para mim adoçantes não dá (desde que me disseram que fazia mal ao coração e blá blá blá opto sempre pelo açúcar - com conta, peso e medida, claro!). Depois conta como ficaram os teus queques ;)
Pode usar stévia em vez do açúcar.
Eliminar8-)
Boa dica Fernanda! Estupidamente, nunca comprei nem experimentei stevia, mas brevemente vou reparar essa falta :P
EliminarUma sugestão que inclui ingredientes que gosto bastante. Vou experimentar :).
EliminarObrigada pela partilha
óptima sugestão!!!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Gostei muito deste post!
ResponderEliminarJá tive uns kilos a mais e se não tenho cuidado, facilmente engordo, é terrível!
Das melhores coisas que fiz foi mesmo alterar por completo os meus hábitos, pois assim custa muito menos :)
Adorei os queques, o interior parece muito húmido e bem saboroso, mesmo como gosto!
Eu uso stevia em algumas coisas, mas o preço aqui é completamente proibitivo. Podes sempre usar o açúcar amarelo que é mais saudavel ou mel :)
Eu diria que esta experiência não correu bem...correu na perfeição!! :) Vou levar a receita :)
Uma pergunta, os queques descolaram bem das formas de silicone?
ResponderEliminar