A saga dos gelados continua!
Depois do delicioso Gelado de Pêssego, decidi repetir mas desta vez usando sabores diferentes. Analisando a situação, tínhamos pêras maduras nas pereiras do quintal, eram deliciosas, sumarentas... era de aproveitar. Depois também a minha avó e a minha tia tinham deixado um pacote de passas aberto, que sobejaram de uma sobremesa qualquer da festa.
E eu pensei logo num gelado que comi em Roma num café fantástico, de pêras e ricotta, que me soube pela vida e que me dá vontade de me chicotear a mim própria por, devido ao meu desastroso fraco sentido de orientação não saber lá voltar numa próxima vez que visitar a capital italiana.
Infelizmente não tinha ricotta, por isso inclinei-me mais para as passas. Tínhamos rum e eu adoro a combinação rum+passas. Mas também não queria fazer o gelado só assim, natas, açúcar... uma frutinha ia cair bem, mais não seja para parecer uma coisa saudável, "ai e tal tem pêras, ai e tal é fruta, ai e tal ainda por cima as pêras são biológicas..."
E foi assim que nasceu este gelado de Pêra, Rum e Passas. Mais cremoso (será devido ao alcool que não solidifica tão bem?), com uma textura interessante devido às pêras, o sabor de fundo a rum e a surpresa das passas... ficou mesmo bom.
Mas não chegou aos calcanhares do Gelado de Pêssego.
Não há gelado com aquele.
Ingredientes
- 600 gr de pêras maduras, descascadas e descaroçadas
- 2 pacotes de natas
- 100 gr de passas/sultanas
- 2 cálices de rum
- 250 gr de açúcar
Modo de fazer:
1 - Põr as passas a macerar no rum.
2 - Triturar as pêras com uma varinha mágica. Eu juntei um bocadinho de água para ser mais fácil. Reservar.
3 - Bater as natas em chantilly.
4 - Juntar o açúcar e bater mais um pouco.
5 - Juntar o rum e as passas e envolver.
6 - Juntar a pêra triturada e envolver também muito bem.
Tarãn!
7 - Colocar a mistura numa caixa/tupperware/tacinhas individuais e levar ao congelador até solidificar. Mexer com um garfo de hora a hora nas primeiras três horas.
E já está!
Rende 12 porções
Aprox. 267 kcal/porção
Yummii. Este blog está recheado de deliciosas tentações! Já sigo! =)
ResponderEliminarBeijinho
http://mrswonderlandby2.blogspot.pt/
Bem-vinda Mrs Wonderland! E muito obrigada pelas palavras simpáticas ^^ Um grande beijinho
EliminarEntão tudo conspirou para que fizesses esta conjugação de sabores :)
ResponderEliminarEu às vezes penso que se calhar perco por não arriscar muito... Nos sabores de gelado, por exemplo, nunca pediria isso das pêras e ricotta nem nada parecido :P só coisas básicas... Se calhar ando a perder obras primas. Rum e passas é outro exemplo, é um sabor que passo logo à frente :P
Se fosse a ti ia fazer uma tour detalhada a Roma com a desculpa de conhecer melhor. Podia ser que tivesses sorte :P Mas realmente era difícil encontrares o mesmo café...
Claro, então não é saudável? :P pêras, ainda tem passas que também são fruta, e ainda por cima natas que são quase leitinho! ;) Mas acho que pôr fruta em sobremesas as acaba por deixar menos pesadas, mais primaveris e leves :)
Já li imensas vezes sobre o álcool em gelados, ajuda a que "não congele tanto"... Que não fique tão duro. Mas nunca experimentei, tenho medo de que fique a saber a álcool... Mas depois do que tu disseste não sei! Tenho um bocado de vodka que sobrou de fazer licor de Nutella (e só de a cheirar fico tonta :P dei à minha avó um bocadinho no fundo de um copo e disse que era água (era mesmo só um bocadinho, não sou assim tão má!) e ela fez a cara mais brilhante de sempre) e pode ser que a use! :)
O gelado está com um aspeto mesmo muito cremoso! Acho que ainda tem melhor aspeto do que o outro... Mas é uma luta injusta :) devia estar delicioso...
Foi mesmo :)
EliminarEu gosto sempre de experimentar coisas novas. Quando vou ao santini peço sempre sabores diferentes! Quanto mais estranho melhor. E nessa qualidade tenho de te confessar mesmo: andas a perder coisas muito boas!
Uma tour detalhada por Roma parece-me bem! Quem sabe? Pode ser que também tudo se conspire nesse dia para encontrar o tal café ;)
Gostei muito da experiências das frutas no gelado, vou repetir muitas e muitas vezes e testar várias combinações.
Pois foi, deste havias de gostar, está cremoso como tu gostas! Fica a saber muito a alcool, claro, mas é esse o objetivo! Licor de Nutella???? O.o O meu cérebro parou aqui :P
ahahahah coitada da tua avó, imagino! Deve ter feito uma cara épica.
Beijinhos*