segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Lombo no forno com especiarias e batata doce



Olá a todos!
Logo na altura das minhas férias (em que supostamente cozinho com mais frequência) a minha máquina fotográfica decidiu avariar-se (terão sido os excessos do Ano Novo???) e como sempre abominei livros de cozinha sem ilustrações não ia fazer o mesmo com este blogue... Mas a máquina já voltou, renovada e arranjada, e portanto agora não tenho desculpa para não publicar!
Queria fazer qualquer coisa com umas batatas doces que comprámos no outro dia e apeteciam-me bifes de frango. Como não os tínhamos na arca decidi desenrascar qualquer coisa com uns bifes de um "lombo temperado" que a minha mãe costuma comprar em Espanha quando vamos à terra. Não sei se existe cá, eu nunca o vi à venda. Como é lombo temperado com um género de massa de pimentão, a minha irmã achou que ficava bem com especiarias e assim lá saiu um almoço que, simplesmente, não conseguíamos parar de comer.

Ingredientes
4 fatias de lombo temperado (com bifanas ou bifes de frango também deve ficar bom. Ou com seitan!)
Azeite, oregãos, caril, alho em pó e mostarda q.b.
3 batatas doces (pequenas)
1 cebola média
Meio pimento verde
1 tomate grande
Cerveja (ou vinho branco) q.b.

Modo de fazer: "Massajar" dos dois lados as fatias de lombo com o azeite, caril, oregãos, alho em pó e mostarda.


Num tabuleiro, dispor as batatas cortadas aos cubos grosseiros, a cebola às fatias, o pimento e o tomate também em bocados grosseiros (para não ter trabalho para lhe dar assim um ar rústico), regar com um fio de azeite e temperar com uma pitada de sal. Dispor as fatias do lombo ao meio e juntar mais uns óregãos. Regar com cerveja ou vinho branco e um pouco de água. Levar ao forno durante 35 min (o meu forno não tem temperaturas, apenas o máximo e o mínimo, portanto foi no máximo).
É com alguma vergonha que admito que eu e a minha irmã comemos tudo (só sobejou um bocadinho do acompanhamento, só para não dizer que comemos tudo...). Vai ser repetido muitas e muitas vezes, com várias variações, até porque já não temos muitas fatias de lombo temperado e a próxima ida à terra é ainda incerta...

Fácil
Rápido
Custo médio
2 pessoas (para quatro é impossível!)

1 comentário:

Obrigada pela visita!