terça-feira, 20 de março de 2012

Torta de laranja


Esta torta é para mim uma das sobremesas mais deliciosas que se fazem nesta casa, apesar de ser feita pouquíssimas vezes, por várias razões: a primeira é porque é um atentado ao colesterol (8 ovos+manteiga numa tortinha pequenina???) e a segunda, igualmente de peso, é porque tenho medo de enrolar tortas. Medo, mesmo a sério. Por isso nunca enrolei nenhuma, e por isso quando esta torta é feita cá em casa ouve-se sempre o "Mãeeeeee!" característico dos meus apuros culinários. A receita foi tirada num conjunto de fichas culinárias que são amostras publicitárias de um livro de culinária (muito interessante, por sinal). A Lena  (a mesma do Bolo Húmido de Pêra) tem-o lá em casa, e está divido por vários capítulos. Esta diz respeito à primeira receita do capítulo 5 "Bolos e Tortas".
Esta fatia foi o que sobrou de uma visita aos primos num domingo destes. Não houve tempo para uma foto com a torta inteira. Quando a voltar a fazer (pode ser que me atreva a enrolá-la para a próxima), acrescento a foto. Mas vamos à receita:

Ingredientes
350 gr de açúcar
1 c. chá de farinha de trigo
Raspa de uma laranja
1,5 dl de sumo de laranja (às vezes ponho um bocadinho mais, se a laranja não for especialmente apetitosa)
8 ovos
80 gr de margarina

Modo de fazer: Misturar o açúcar com a farinha e a raspa e o sumo de laranja. Juntar os ovos e bater bem até o açúcar estar desfeito (cuidado para a massa não ganhar espuma). Derreter a margarina  e juntar ao creme. Mexer bem. Deitar a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e bem untado com margarina. Levar a forno bem quente (o meu forno é bom nisto, às vezes bom demais...) durante 20 minutos.
Agora a parte dramática, digna de um filme de terror: virar o tabuleiro com cuidado (ai!) sobre um pano polvilhado com açúcar e enrolar a torta cuidadosamente com a ajuda do pano. Deixar arrefecer um bocadinho, mas colocá-la no prato de servir o mais depressa que conseguirem, pois vai deitar um "molhinho" que torna esta torta algo de fantástico (na torta da foto o molho "já era").
A receita original diz para enfeitar com raspas de laranja, mas nunca faço isso.
Dá um torta pequena em proporção com a quantidade de colesterol, mas um dia não são dias.
Bom apetite!


3 comentários:

Obrigada pela visita!