sábado, 7 de abril de 2012

Folar(es)

Olá a todos! Como é costume cá na terra do meu pai (que fica em Trás-os-Montes, ao pé de Mogadouro), faz-se sempre o folar na altura da Páscoa. Costumamos fazer imensos folares de carne, no forno a lenha, com a minha prima, mas apanhamos um frio desgraçado, e este ano apetecia-nos fazer os folares sozinhas, à nossa maneira. Fizemos no forno eléctrico (o meu adorado forno eléctrico, com temperaturas, ventoinha, lâmpada e temporizador...) e fizemos 3: um de carne, um de açúcar e canela (o meu favorito) e um de fiambre e queijo (o favorito da minha irmã). Como a minha prima faz tudo a olho, tivemos deste ano tirar a receita daqui (fazendo alguma modificações e dobrando a receita) e ainda bem que o fizemos, porque ficaram tão bons que apesar de terem sido feito na 5ª, já se comeram e tivemos de fazer mais. 

Ingredientes:
12 ovos
60 gr fermento de padeiro
1,2 Kg de farinha
4 c. sopa de azeite
120 gr de manteiga
1 dl de água tépida
2 c. chá de sal

Modo de fazer: Pôr a farinha num alguidar. Dissolver o fermento na água morna e juntar. Misturar um pouco. Juntar a manteiga derretida com o azeite e misturar. Juntar os ovos um a um misturando entre cada adição. Deixar levedar durante uma hora num local quentinho (como aqui está um gelo, foi ao pé do irradiador) coberto com um lençol e um cobertor (cuidado para deixar o lençol e o pano esticados no alguidar, sem tocar na massa). Depois é a parte divertida, recheá-los do que quisermos:

Folar de carne:
Untar um tabuleiro com margarina e farinha (se for usado um forno de lenha metem-se lá directamente, sem ser num tabuleiro). Dispor uma camada de massa, uma camada de "chicha" (bacon, presento, chouriço, etc etc...), uma de massa, outra de chicha e acabar com outra de massa. Enrolar as bordas e levar ao forno.

Folar de fiambre e queijo:
Untar um tabuleiro com margarina e farinha (blá blá blá igual acima). Dispor uma camada de massa, duas camadas de fiambre, duas de queijo e acabar com uma de fiambre (se puserem a camada de queijo directamente na massa o queijo desaparece). Enrolar como uma torta.


Folar de canela:


Untar um tabuleiro... (etc etc). Dispor uma camada de massa, canela com fartura, regar com amêndoa amarga ou outro licor que seja da vossa preferência, açúcar, mais uma camada de massa, canela, amêndoa amarga e açúcar e acabar com uma de massa.


Levar os folares ao forno de lenha, a gás ou eléctrico (180ºC, meia hora).
Quentinhos, estavam uma delícia!


2 comentários:

  1. Estão com tão bom aspecto! A Páscoa é tão maravilhosa por podermos fazer estas maravilhas.. publiquei agora um folar doce também, são tão bons! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Anouska,
    esqueceste da BC Amor aos Pedaços?
    Estamos em plena 2ªfase e as participações estão geniais. Vale a pena visitar e aprender com as perspectivas alheias.

    Se ainda quiseres publicar para a 2ªfase, podes fazê-lo, mesmo fora de data. Não tem problema.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!