domingo, 29 de abril de 2012

Queques de laranja e framboesa


Eu sei que não devia, mas passar o domingo sem comer qualquer coisa docinha parece-me tortura chinesa. Não faz bem à minha silhueta, mas já basta o sacrifício que faço durante a semana para também ter de passar o domingo sem um bolinho, não acham? O bolinho de domingo faz bem à minha sanidade mental. É auspicioso a uma boa semana. Domingo sem bolinho é um domingo triste, ainda para mais se chuvoso e frio como o domingo de hoje.
Para bolos e coisas docinhas, adoro o blogue da Sandra, aquilo é mesmo um blogue encantado para quem como eu gosta de adoçar a boca! Apetece-me fazer tudo o que ela lá tem, e estes queques já estavam em lista de espera há algum tempo. Não me desiludiram nadinha, mas para a próxima vou fazer metade deles com um quadradinho de chocolate lá no meio, como ela fez. Como umas madalenas que comi ao pequeno almoço durante toda a semana que passei de férias na Madeira, quando tinha oito anos. Mas vamos então à receita:

Ingredientes (com as minhas pequenas alterações da praxe):
3/4 chávena de buttermilk (leite+1 colher sopa de vinagre em repouso pelo menos 10 min)
1/4 cháv. sumo de laranja
raspas de 1 laranja
2 ovos
3 c. sopa de mel
100 gr manteiga com sal (derretida e fria)
2 chav. farinha de trigo
2 e 1/2 c. chá de fermento em pó
Framboesas (usei congeladas)

Modo de fazer: Pré aquecer o forno. Misturar o buttermilk com o sumo de laranja e reservar. Esfregar o açúcar com as raspas de laranja até que fique húmido e com um cheiro a laranja por toda a cozinha. Reserve. Misturar a farinha e o fermento numa tigela. Noutro recipiente, bater ligeiramente os ovos, juntar no mel e a manteiga derretida e misturar bem. Juntar a farinha intervalada com a mistura do buttermilk. A massa tem de ficar homogénea mas não mexer demais. Encher forminhas de queques até 2/3 da sua capacidade. Pôr as framboesas por cima de cada um (foram descendo durante a cozedura, e até desceram demais...). Os meus levaram uns 30 min no forno, mas não há nada como o bom e velhinho teste do palito. E voilá! Deliciosos, perfumados e reconfortantes.
Rendeu-me para 18 queques pequenos. 


Por dentro... mnham!

5 comentários:

  1. Olá, Anouska! Cá em casa ao domingo geralmente também faço um docinho. Por acaso hoje não fiz, então contento-me em degustar visualmente os teus deliciosos queques com essas framboesas divinas.
    Uma boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. hummm anaa que aspecto apetitoso!!

    ResponderEliminar
  3. Olá:)

    Também penso como tu! Se não faço um docinho ao Domingo não é a mesma coisa. Mas nem sempre faço, não por mim mas sim pelo marido que não gosta que ande sempre a fazer doces - depois é obrigado a comê-los:)

    Adorei os teus queques que têm um aspecto delicioso:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá:)

    Venho agradecer os comentários na minha Casinha:)
    Obrigada!

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Devem ser uma delicia :) Adorei o interior, ficou um efeito excelente :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!