segunda-feira, 4 de junho de 2012

Bolachas de chocolate e pepitas de chocolate branco


Estas bolachinhas (receita tirada daqui), que já andava há séculos a querer experimentar, foram as escolhidas para este domingo. Cá em casa a "maria das bolachas" é a minha irmã (que já volta esta semana do estágio, yei!), mas de vez em quando apetece-me. Adoro fazer bolachas na terra do meu pai, onde temos o forno eléctrico industrial com quatro tabuleiros e cabem as bolachas todas espaçadas... cá em casa fazemos sempre em duas fornadas ou juntamo-las mais e o resultado é ficar tudo fundido numa grande bolachona. Desta vez fiz só uma fornada e só se pegaram ligeiramente duas ou três, portanto foi um sucesso!
O cheirinho que ficou na cozinha é indescritível. As bolachas são uma bomba de chocolate, e o que lhe dá mesmo outra graça são as pepitas enormes de chocolate branco. É sem duvida uma receita a repetir, mas não muitas vezes, comem-se depressa demais!



Ingredientes:
100 gr de margarina amolecida
2 ovos
2 1/2 chav. chá farinha
1/2 cháv. chá cacau em pó
1 e 1/2 cháv. açúcar.
1 c. sobremesa de essência de baunilha
1 c. sobremesa fermento em pó
200 gr chocolate branco de culinária, picado em pedaços


Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes, excepto o chocolate. Quando a massa estiver homogénea, juntar o chocolate picado e misturar bem. Moldar bolinhas (como a massa fica um pouco elástica, usei uma colher) e dispor com bastante espaço entre elas num tabuleiro com papel vegetal untado com margarina, ou papel manteiga. Levar a cozer uns 25 minutos (com a cozedura, elas vão-se espalhando). As bolachas parecerão ainda mal cozidas, mas têm de estar moles pois quando arrefecerem ficarão mais duras.
Tarãn!


2 comentários:

  1. Bolachinhas com 2 chocolates?? Bem boas! :D

    Ficaram com excelente aspecto :)

    ResponderEliminar
  2. Olá:)

    Ficaram lindas e acredito que bem deliciosas por isso mesmo desapareceram num instante:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!