terça-feira, 10 de julho de 2012

Barras de Frutas


Esta é ainda uma receita israelita que fiz para os meus anos e que, de todas, vai ser a mais repetida aqui em casa. Odeio (e sempre odiei) barrinhas de cereais. Podem ser muito práticas, mas sempre gostei de comida com aspecto de comida e as barrinhas de cereais nunca me pareceram naturais, tanto em aspecto como em sabor (o morango nunca sabe a morango, a banana nunca sabe a banana e o pior é o doce daquilo, não parece açúcar, não parece mel, não parece nada). Estas barrinhas de frutas são para mim uma versão caseira e muito, muito mais deliciosa de barrinhas de cereais, mas em vez de cereais, são de frutos secos! Não são muito doces e parecem-me ideais para levar para a faculdade ou comer no comboio à vinda para casa, para não ser sempre fruta. Gosto porque são deliciosas, pouco doces, muitíssimo fáceis de fazer e conservam-se por bastante tempo, dentro de um tapperware fechado (acho até que ficam melhores com o passar do tempo...)
Vou publicar a receita conforme adaptei, porque não encontrei nem tâmaras nem figos secos, mas para a próxima substituo uma chávena de nozes e outra de amêndoas por figos secos picados ou por outros frutos secos. Para ver a receita original, clicar aqui.

Ingredientes:
1 3/4 cháv.chá de óleo
1 3/4 cháv. chá de mel
5 ovos
1 c. sopa canela
4 cháv. de chá de farinha
2 cháv. chá de passas  
3 cháv. chá amêndoas picadas 
3 cháv. chá nozes picadas

Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes com as mãos e espalhe em dois tabuleiros untados. Levar a forno médio durante mais ou menos 20 min. Cortar ainda quente em quadradinhos. Eu polvilhei com um pouco de açúcar em pó.
Deliciosas!

Já agora, a parte cultural desta receita é que é tradicional (juntamente com outras receitas com frutos secos) do Tu Bishvat, que é uma espécie de "dia da árvore".



Relembro o passatempo do 1º aniversário do Mãos de Manteiga. Conto convosco!



2 comentários:

  1. Sim é verdade que as barras de cereais parecem tudo menos naturais, mas essas ficaram com optimo aspecto :) Gostei muito :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito destas barrinhas, aliás todos os doces da culinária israelita que apresentaste me encantaram!Não conhecia nada acerca da cozinha deste país e assim aprendi bastante! O uso de frutos secos atrai-me!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!