domingo, 15 de julho de 2012

BCAP - Reintegração e Clafoutis de ameixa e mascarpone


Chegámos à ultima etapa da blogagem colectiva! Após encantos, desencantos, esperança e muitos questionamentos, chegou a altura de reunir os pedaços, numa reintegração de corações. 
Espero que também para mim, na altura certa e quando me deixar de devaneios e inconstâncias (será que esse dia vai chegar alguma vez?), esteja reservado alguém com quem partilhar as coisas boas e más do meu dia-a-dia. Aquele amor como vejo apenas em alguns casais, mais frequente quanto mais idosos são. Alguém com quem partilhar, por exemplo, tardes de chuva, no sofá, e que não se importa com o meu pijama polar entalado nas meias e pantufas de bonecos que, tenho a certeza, irei usar enquanto tiver pés. Que não se importa com a minha resmunguice (e desgrenhice!) matinal. Com quem me sinta confortável em rir até às lágrimas, até ficar com soluços, e que não me diga "Menos, menos..." (hábito irritante semeado por vários elementos da população, portuguesa pelo menos, que ataca ferozmente o riso e a boa disposição). Que tolere e, mais do que isso, ache piada às minhas pequenas manias. Que reintegre o que se desintegrou no passado, que agora é o presente. Um dia mais tarde.

E, também bom para acompanhar tardes de chuva no sofá, sozinha ou acompanhada, nada melhor do que comida de conforto, que para mim é bolo da caneca, chocolate ou chá bem quentinho e, a partir desta semana, clafoutis de ameixa bem morninho. Foi a primeira vez que fiz clafoutis, e achei deliciosa e encantadora a união (reintegração?) do doce com o ácido da ameixa. Baseei-me em  duas receitas de clafoutis (esta e esta), do blogue Coco & Baunilha e juntei-lhe o meu toque pessoal, que é como quem diz o que tinha disponível na despensa da minha avó, com quem estou a passar duas semanas de férias. 



Ingredientes:
250 gr de mascarpone
100 ml de leite
1 iogurte natural
60 gr farinha 
80 gr de açúcar
1 ovo
450 gr de ameixas pretas (pesadas com o caroço)
1 c. sopa whisky (não tinha amêndoa amarga nem rum)
Margarina para untar e açúcar para polvilhar.

Modo de fazer: Cortar ao meio e descaroçar as ameixas. Cobrir com estas metades o fundo de um pirex untado com manteiga. Numa tigela, bater o ovo com o açúcar. Juntar o leite, a farinha, o mascarpone, o iogurte e o whisky e bater. Cobrir as ameixas, polvilhar com açúcar e levar durante 35-40 min a forno pré-aquecido a 180ºC (o forno da minha avó tem temperaturas, yei!). Ao tirar do forno, ainda quente, cobrir com um pouco mais de açúcar (para criar uma crostinha de açúcar).
Servir em fatias, directamente do pirex. Morno ou frio, é delicioso das duas maneiras! Se quiserem, podem virar o doce de forma a que as ameixas fiquem por cima.
Bom apetite!


Quem quer uma fatia?

11 comentários:

  1. Enfim, acabou.
    Acabou, mas como vivemos em círculos e espirais, encantamentos, desencantamentos, esperanças, questionamentos, se integram e reintegram em nosso cotidiano.
    Vivemos. E sobrevivemos a tudo.
    Obrigado pela participação. E sigamos em Conversas Cartomânticas.

    ResponderEliminar
  2. Que encontremos nossas companhias e com elas ainda mais amor.
    A comida está com uma cara ótima.
    Uma semana de alegria.
    Abraço,=)

    ResponderEliminar
  3. Querida Anouska,
    de ameixa nunca fiz clafoutis. Mas já fiz de outras frutas.
    Gostei particularmente destas tuas frases:
    «Que tolere e, mais do que isso, ache piada às minhas pequenas manias. Que reintegre o que se desintegrou no passado, que agora é o presente. Um dia mais tarde.»

    Concordo contigo que um amor inteiro é isso mesmo. Amar sem condicionalismos.
    Obrigada pela companhia durante estes 5 meses.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Olá Anouska:)

    Já passei por tudo isso e agora encontrei um homem igualzinho ao que tu descreves. Espero que seja para todo o resto da nossa vida:)

    Desejo que encontres aquela pessoa especial que preenche todos os momentos da tua vida e que te ajude a saborear belas sobremesas como a que hoje nos delicias. Ficou uma delícia:)

    Boas férias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Anouska, enquanto aquele alguém não chega (acho que ele deve estar por aí, esperando para que vocês passem por todas as fases do amor que a gente já está conhecendo tão bem, rs), esse clafoutis de ameixas é ótima companhia! Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Eu quero!! :=))
    Anouska, a alegria de partilhar genuinamente os momentos do cotidiano com alguém que se ama, não tem preço! Enquanto o seu moço não vem, bora satisfazer o paladar com acepipes de dar água na boca!

    ResponderEliminar
  7. Olá, Anouska!Com certeza em algum lugar e momento "a" pessoa está pronta para ti e quando menos esperares ela aparece! Sem ansiedades, de coração aberto e com boa disposição, o amor nasce!
    Gostei muito do teu texto e do clafoutis nem se fala, tem um aspecto delicioso! Aproveito para te dizer que acabei de publicar a receita para a tua festa de aniversário, espero que gostes, fiz com muito carinho especialmente para ti!Muitos parabéns!

    http://aromadecaf.blogspot.pt/2012/07/cheesecake-vegetariano-para-comemorar.html

    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todos pelos comentários sempre tão simpáticos e por estes cinco meses de partilha ^^ Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Compartilhar é a palavra ideal..A imagem esta apetitosa...
    Paz e bem

    ResponderEliminar
  10. Olá, Anouska
    "UMA GOTA DE ORVALHO NA BORDA DO CÂNTARO"

    Extremamente cansada mas reintegrada... cheguei hoje da Missão...
    Sou-lhe grata e a Deus por ter dado tudo certo.
    Obrigada por termos chegado o fim da BCAP.

    AMAR O OUTRO É RENUNCIAR POSSUÍ-LO, MESMO MORTO".
    Abraços fraternos de paz

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!