sábado, 7 de julho de 2012

Sufganiyot - Donuts com recheio de compota


São um dos doces tradicionais do Hanukkah - Festa das Luzes. Ficaram muito bons, ainda que um pouco duros demais, uma vez que a minha massa não levedou (a minha avó já me explicou que foi devido à marca da levedura seca, aconselhou-me a usar da vahiné para a próxima). Se já duros consistentes estavam deliciosos, fofinhos devem ser de comer e chorar por mais! Aqui vai a receita. Foi também a primeira vez que fiz donuts. Receita daqui.

Ingredientes:
1 pacote levedura seca
1/4 cháv. água morna (podem utilizar leite)
2 1/2 cháv. farinha
1/3 cháv. açúcar
2 ovos, ligeiramente batidos
2 c. sopa margarina
1/2 c. chá sal
Doce de morango q.b.
Açúcar em pó q.b.
Óleo para fritar

Modo de fazer: Dissolver o fermento na água morna. Reservar durante 5 a 10 min para activar o fermento (no meu caso, não adiantou nada...). Numa tigela grande, peneirar a farinha e o açúcar. Fazer uma cova ao centro e adicionar a mistura de água com o fermento, os ovos batidos, a manteiga e o sal. Mexer com uma colher de pau. Adicionar um pouco mais de farinha se a massa pegar, ou um pouco mais de água se estiver muito seca. Deitar a massa numa bancada levemente enfarinhada e sová-la durante uns 10 min. Colocar a massa numa tigela levemente untada com margarina, cobrir com um pano e deixá-la levedar cerca de hora e meia num sítio quente (eu cobri com um pano de cozinha e com cobertores, como vejo a minha avó fazer com as filhós).  Ao fim deste tempo, amassá-la por mais 2 ou 3 min e estender com um rolo até a massa ficar com 1/2 polegada de espessura. Cortar em circulos (usei um copo). Cobrir com pelicula aderente e deixar levedar novamente mais 30 a 45 min. Fritar em óleo quente e com um saco de pasteleiro rechear cada donuts com doce de morango. Cobrir com açúcar em pó. Está feito!

Não se esqueçam! Passatempo do primeiro aniversário do Mãos de Manteiga!


3 comentários:

  1. Que delícia!Acho que gosto mais destes com compota do que dos americanos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas fiquei a adorar! :D Devem ser mesmo uma perdição e esse recheio fica mesmo bom :) Uma delicia, parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Ficam mesmo uma delicia =) só foi pena mesmo não terem levedado, devem ser muito melhores! Beijinhos e obrigada pelos comentários ^^

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!