terça-feira, 14 de agosto de 2012

De volta! - Bolo de Nutella e Maltesers

Olá a todos! Antes demais, peço desculpa pela longa ausência, mas se primeiro deixei de escrever porque estive duas semanas inesperadamente sem internet - sim, porque isto da "internet móvel em todo o lado" ainda é utopia em muitas aldeias do interior de Portugal - depois não consegui escrever mesmo por falta de tempo, uma vez que já estou de férias na terra do meu pai e até hoje de manhã os meus primos estiveram connosco a passar férias. Entres passeios, geocaching e festas, o tempo para estar ao computador (e a vontade!) já não era muito, ainda o que restava era dividido pelos miúdos que nunca se fartavam do youtube e dos Sims. Mas agora estou de volta e com várias receitas (já devo ter engordado uns quatro quilos desde que começaram as férias, entre petiscos, festas e férias de ginásio, mas pronto, o melhor é nem pensar muito nisso!).

No meu computador há sempre um ficheiro word para links de receitas de doces retiradas de blogues e outro de receitas salgadas. Este bolo ficou na lista desde que foi publicado no tentador blogue A Culpa é das Bolachas, que, se ainda não conhecem, é visita obrigatória para quem como é adora doces (se bem que não sou muito de bolachas). O Diogo diz que a culpa é das bolachas, mas a culpa no meu caso é mesmo dele, que para além das receitas tentadoras, as acompanha com fotos de fazer crescer água na boca! Apesar de delicioso e de bom aspecto, o meu bolo não conseguiu ser muito fotogénico... Cá vai a receita, então, com pequenas alterações, pois não tinha avelãs e as que encontrei à venda não estavam descascadas.



Ingredientes:
400 gr de creme de chocolate tipo Nutella (eu usei da marca Noikao, que apesar de não ser tão bom como a Nutella a sério é das marcas "a fingir" que sabe mais a avelãs)
100 gr de amêndoas picadas
200 gr de chocolatee
6 ovos
125 gr de margarina
1 colher se sopa de rum
1 pacote de maltesers
100 ml de natas

Modo de fazer: Derreter metade do chocolate no microondas. Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo. Noutra taça, bater muito bem o creme de chocolate com a manteiga amolecida (como usei margarina em barra, amoleci no microondas). Juntar as gemas e continuar a bater. Juntar o rum, as avelãs e o chocolate derretido já frio, batendo entre cada adição. Envolver as claras em castelo e despejar numa forma de 22 cm untada com margarina e farinha. Levar a forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 min (eu queria que ficasse com consistência tipo mousse) . Deixar arrefecer antes de desenformar. O bolo cresce mas depois abate.
Para a cobertura, derreter no microondas as natas com o restante chocolate e ir espalhando sobre o bolo já frio, empurrando o chocolate nas pontas de forma a ficar a escorrer (como medi as natas "a olho" a cobertura ficou um pouco líquida demais). Cobrir com os maltesers.

Toda a gente gostou (enquanto fazia o bolo o meu avô comentava que "um bolo sem açúcar nem farinha há-de de ficar jeitoso!"), especialmente os miúdos que assim que comprei o pacto de maltesers não se calavam quando é que fazia o bolo. Claro que eu, a apreciadora mais ferrenha de chocolate da família, comeu e repetiu. Para a próxima, vou eliminar as amêndoas/avelãs picadas, pois como o bolo fica com uma consistência tipo mousse não gostei da ligação com a dureza dos pedacinhos de amêndoa quando o bolo derretia na boca. Os maltesers fazem toda a diferença! Aconselho a colocar no frigorífico para se conseguir partir os maltesers conforme as fatias. 


5 comentários:

  1. Esse bolinho já o vi lá. É sem dúvida uma delícia.
    Uma bomba deliciosa!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. E que regresso em Grande em Anouska??? que bolo delicioso, os meus filhotes estao aqui a babar em volta do comp hihihihihi!!! Agora ja posso por as fotos daquilo que nós sabemos!!!


    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Ui...ficou mais que perfeito!! :D É mesmo uma perdição este bolo ;)

    Muito obrigado pela referencia e pela partilha :) Desculpe mas passou-me ao lado a sua publicação, mas fico muito feliz em a poder ver agora :) Obrigado pela sua mensagem, já a coloquei no meu blogue :)

    Um beijo
    Diogo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai se fosse só este bolo é que fosse uma perdição!!! O problema é os outros que já estão em "lista de espera" para fazer... :)

      Eliminar
  4. Eu gostei muito mesmo muito foi mesmo bom e tão dosinhoooooooooooooooooo!
    beijos??????

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!