sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Hambúrgueres de okara com cenoura


Olá a todos! Como já sabem, estou de férias na terra do meu pai, que fica em Trás os Montes, mais propriamente ao pé de Mogadouro, e não muito longe de Miranda do Douro, também. Como lisboeta de gema que sou, e como pessoa que poderia passar o resto da vida sem nunca mais tocar em carne (exceptuando frango de vez em quando, bem como posta mirandesa), sempre me admirou como toda a gente aqui gosta tanto de carne. Como já andava um bocado farta de carne, decidi fazer tofu (pedi à minha irmã que me trouxesse os "instrumentos" de lisboa) e, com a okara, fiz os famosos hamburgueres de okara e cenoura que, estranhamente, ainda não tinha publicado no blogue! A minha irmã diz que é das suas comidas favoritas e, apesar de ser suspeita, também os acho deliciosos.

A receita é minha, inspirada de vários blogues de uns hambúrgueres de vegetais da cantina da minha faculdade, mas lembro-me que tirei a ideia da sopa de cebola e do vinho tinto do blogue Partilhando a Mesa
Quando faço tofu com 1 cháv. de grãos de soja, sobra-me cerca de 300gr ou 350gr de okara, a fibra que resta do leite de soja e que pode (e deve!) ser aproveitada (e é a principal razão porque faço tofu em casa). Para além de hamburgueres, tem imensas utilizações, podendo ser inclusivamente congelada se lhe quisermos dar uso mais tarde.


Ingredientes (para cerca de 16 hambúrgueres):
350 gr de okara escorrida (eu deixo-a um bom bocado num passador de rede) 
2 cenouras grandes raladas
1 pacote de sopa de cebola instantânea
1 copo de vinho tinto
1/2 copo de molho de soja (ou um pouco menos, se for muito forte)
Alho em pó, caril e cominhos a gosto
Farinha/pão ralado q.b.


Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes e ir juntando a farinha até conseguir moldar uns hambúrgueres. Moldar com a mão e congelar ou grelhar imediatamente, num grelhador ou numa frigideira com um pouco de azeite. Demoram pouquíssimo tempo, mesmo estando congelados, portanto são óptimos para jantares ou almoços nos dias de mais pressa. Eu congelo num tabuleiro e depois embrulho em saquinhos para ocupar menos espaço. Podem servir acompanhados com o que se quiser ou então fazer almôndegas em vez de hambúrgueres. A minha irmã uma vez esfarelou-os e misturou com massa para uma bolonhesa. A imaginação é sempre o limite! Desta vez, foram servidos com salada de alface, tomate e pimento verde com um pouco de molho do falaffel
Espero que gostem!


Os hamburgueres, antes de irem para o congelador!

2 comentários:

  1. Estão com tão bom aspecto Anouska!
    Há muito tempo que não faço leite de soja caseiro, por isso não tenho okara, mas adorei.
    Já conheces este outro destino para a okara:
    Fiambres de Soja

    Gostei da boa noticia: que vais participar das ressonâncias. Não tens de necessáriamente associar a BCAP à culinária, pois isso já fizeste durante as participações. Deixo-te algumas ressonâncias do ano passado ligadas à alimentação:
    Ressonâncias frutadas
    Ressonâncias aromáticas

    Mas há vários temas possiveis, limitrofes da culinária, como por exemplo:
    vários tipos de alimentação
    problemáticas ligadas à alimentação
    alimentos bons/alimentos ruins
    maneiras de confeccionar

    Tudo isto é possivel associar às fases do amor.
    Dá largas à tua imaginação. Surpreendo-nos.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Olá Rute! Ainda nao consegui experimentar os fiambres de soja, os hamburgueres têm tido prioridade.
    Provavelmente não vou associar a BCAP à culinária, vou dar largas à imaginação e logo se vê o que sai daí.
    Beijinhos***

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!