domingo, 23 de setembro de 2012

Lombinhos de pescada com cebola e puré de batata


Olá a todos! Esta receita é muito simples, improvisada por mim para este almoço de domingo. É um bocado parvo, mas sempre associei comida feita no forno a refeições de dias mais especiais, como domingos e aniversários. Não sei porquê. Freud saberia.

As minhas experiências feitas em cima do joelho não costumam resultar muito bem, mas podia ter saído bem pior, não acham? À parte ter ficado queimado algumas zonas do puré, estava bastante comestível. E se não tiver outros méritos, sempre tem o de ser uma refeição com um ar e sabor mais "especial" que não demora mais de 45 min a ser feita. Sempre a calhar!

Ingredientes (quatro pessoas):
4 lombinhos de pescada (compra-se aos sacos, congelada)
2 cebolas médias
1 copo polpa de tomate (uso a feita pela minha mãe)
1 folha de louro
azeite q.b.
alho em pó q.b.
vinho branco q.b.
Puré de batata instantâneo (não gosto lá muito de batata, mas o puré instantâneo não me sabe a batata)

Modo de fazer: Fazer duas saquetas de puré de batata conforme as instruções do pacote. Temperar com noz moscada. Reservar. Refogar numa frigideira funda as cebolas cortadas às fatias finas com a folha de louro. Quando a cebola estiver transparente, juntar a polpa de tomate e deixar refogar. Refrescar com um pouco de vinho branco e juntar água (tem de ficar com algum molho). Juntar os lombinhos de pescada e tapar. Deixar cozinhar uns minutinhos, virar e deixar mais uns minutos, mas tendo cuidado para o peixe não ficar demasiado cozinhado, pois ainda vai ao forno. Num pirex próprio de ir ao forno, forrar o fundo com um pouco da cebolada. Dispor cerca de 2/3 do puré pelas laterais do pirex. Ao centro, dispor os lombinhos com a cebola por cima. Com o restante puré, num saco ou seringa de pasteleiro, fazer pequenos montinhos para lhe dar um ar mais bonitinho. Levar ao forno para gratinar durante uns 15/20 minutos (foi onde eu errei e deixei demasiado tempo) e servir. Eu acompanhei com salada de alface, tomate cherry e pepino.
Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!