domingo, 28 de outubro de 2012

Affogato de bolachas de cappuccino e cerejas


Um dos meus programas favoritos (que deu até cerca de à um mês no canal sic mulher) é o Jamie's 30 minutes meals, em que o Jamie Oliver ensinava receitas deliciosas e muito fáceis de fazer. Por causa de uma receita dele de affogato, a minha irmã lembrou-se de experimentarmos utilizando como ingredientes o que tínhamos cá por casa. Ficou uma sobremesa original, simples e deliciosa, que vai definitivamente para as favoritas! O que lhe deu mesmo o toque foram as cerejas em calda caseiras (da terra do meu pai) e as bolachas cappuccino thins da Anna's, que, se não conhecem, corram a comprar! São todas deliciosas, mas as de cappuccino e gengibre são as minhas favoritas.

O affogato é uma sobremesa italiana em que o café é despejado por cima de uma bola de gelado, ficando "afogada" nele, coitada!

Ingredientes (1 pessoa):
1 bola de gelado de nata
9 cerejas em calda sem caroços
1 café expresso (nós fizemos uma cafeteira de café porque éramos muitos)
4 bolachas "cappuccino thins" da Anna's
Chocolate ralado

Modo de fazer: Numa tacinha individual, partir as bolachas em pedaços groseiros. Juntar as cerejas (nós fizemos esta parte antes do almoço). No momento de servir, colocar uma bola de gelado por cima e cobrir com o café. Polvilhar com o chocolate ralado. Servir mais chocolate ralado para quem quiser pôr mais (nem é preciso dizer que eu quis, pois não?). Bom apetite! 



8 comentários:

  1. Também adorava esse programa, tal como todos os do Jamie.

    Esta receita é mesmo uma delicia! Ficou linda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o melhor de tudo é que se faz num instante e com ingredientes super simples :) Beijinhos

      Eliminar
  2. QUE DELICIA! Eu também adoro tudo o que o Jamie faz e sou seguidora assídua de todos os programas em que está envolvido! Mas as tuas fotos estão bastante sugestivas, parabéns! :)
    Já viste o TedTalk que ele apresentou? É realmente fantástico, recomendo! (http://www.ted.com/talks/jamie_oliver.html)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Não Marina, não tinha visto. Obrigada :D
    Também vi o programa Jamie oliver's food revolution, e entre as várias coisas que me impressionaram, foi obrigarem-lhe a servir batatas fritas porque supostamente eram um vegetal...
    Adoro o Jamie.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro affogato, custo beber no shopping e a bola de gelado é bem mais pequena.
    Adorei o teu blog e já o estou a seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D Nunca vi affogato à venda, era uma sobremesa completamente desconhecida para mim até a ver no programa do Jamie. Beijinhos*

      Eliminar
  5. Hummm! Eu "afogava-me" num instante nesta deliciosa sobremesa! Não conhecia! Gosto muito da cozinha do Jamie, e vi alguns episódios destes e também já tive os livros dele em mãos(da biblioteca!)ele é muito prático e genuíno!
    Adorei a sugestão com cerejas caseiras em calda...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Odeio cerejas em calda de compra, nem é opção usá-las! Quando vou à terra do meu pai compro lá ou trago as que me dão ^^ Acho que era capaz de comer um frasco delas assim, à colher :P

      Eliminar

Obrigada pela visita!