quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Frigideira de bacalhau com tomate


Pois é, a ideia era ser frigideira de bacalhau com quiabos, só que no momento de fazer o almoço reparei que os quiabos já estavam estragados, de modo a que ficou apenas frigideira de bacalhau com tomate. Tive duas reacções antagónicas: do meu pai, que disse que detestou (mas comeu tudo), e da minha irmã, que disse que adorou e "ó  Ana, como é que fizeste?". 
A receita do bacalhau como deve ser (ou seja, com os quiabos) foi tirada do blogue Casa, Coisas e Sabores, mas adaptei e em vez dos quiabos juntei uns pezinhos de bróculos cozidos que tinham sobrado do dia anterior. 

Ingredientes (4 pessoas):
300 gr de bacalhau desfiado
1 cebola cortada às fatias
2 tomates em cubinhos
1/2 de um pé de bróculos cozinhos
3 c. sopa polpa de tomate
Vinho branco q.b.
1 folha de louro
Sal, azeite, q.b.

Modo de fazer: Refogar a cebola com o azeite num frigideira funda. Juntar a folha de louro. Juntar a polpa de tomate e refrescar com um gole de vinho branco. Juntar o bacalhau desfiado e deixar cozinhar, tapado. Juntar o tomate em cubinhos e os bróculos e deixar cozinhar mais um pouco, tendo o cuidado de não deixar que o tomate se desfaça. Se vir que está muito seco, juntar um pouco de água e deixar cozinhar. Temperar de sal e servir! É do mais simples que pode haver, e acompanhei com as batatas "fritas" sem óleo do post anterior.  Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!