sábado, 19 de janeiro de 2013

Bruschetta de cogumelos



A Bruschetta é uma entrada tradicional italiana que consiste, basicamente, em pão esfregado com alho grelhado e depois coberto um pouco de azeite ou mesmo frito num pouco de azeite. Depois, é só meter-lhe qualquer cosia em cima e temos uma "Bruschetta de qualquer coisa". A mais tradicional (pelo menos aos olhos de uma inculta estrangeira como eu) parece-me ser a "Bruchetta al pomodoro", ou seja, de tomate, e que quis experimentar quando fui a Roma mas estava esgotada no café onde fui e depois não tive oportunidade de procurar outro café que tivesse a dita bruschetta.
Acho o conceito "bruschetta" perfeito, não tanto para servir de entrada, mas para complemento aos jantares ou almoços ligeiros constituídos unicamente por sopa (ou seja, cerca de 90% dos meus jantares). Decidi experimentar com cogumelos, mas como não tinha frescos usei enlatados. Ficou um pouco enjoativo (por causa dos cogumelos em lata), mas serviu para matar a vontade de algo mais substancial. Vão haver mais bruschettas por aqui, esperem pelas próximas combinações!

Ingreditentes (para 3 pessoas, ou 3 bruschettas):
3 fatias grossas de pão (tipo pão de mafra)
1 dente de alho
1/2 cebola picada
1 lata pequena de cogumelos fatiados
azeite q.b
salsa q.b.
alho em pó q.b.

Modo de fazer: Numa frigideira, aquecer um fio de azeite e torrar as fatias de pão dos dois lados. Reserrvar as fatias de pão à parte, depois de as esfregar de ambos os lados com o dente de alho. Refogar a cebola picada com um pouco mais de azeite, juntar os cogumelos aos pedacinhos e juntar alho em pó a gosto. Picar a salsa para os cogumelos. Para montar a bruschetta, basta colocar esta mistura sobre o pão. Já está!

2 comentários:

Obrigada pela visita!