terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Guisado de lentilhas, grão e especiarias e participação num passatempo


A Marlene Teixeira, do blogue "Da Panela para o Coração" está a organizar o 1º passatempo do blogue!  Que não conhece, aproveite e passe por lá a dar um olhinho que tem receitas muito tentadoras.
As condições de participação são muito simples (tem apenas de ser uma receita deliciosa!), então decidi participar com a receita que ia publicar hoje, que, para além de deliciosa, é bastante económica e saudável. Marlene, aqui tens uma receita saborosa, saudável e barata! Espero que gostes, um grande beijinho e parabéns pelo teu blogue!

Agora que estou em casa (de "férias" para os exames) posso cozinhar para mim, portanto esta semana é só receitas vegetarianas! Eu gosto de carne (adoro frango assado, por ex.) e sou fã incondicional de quase todo o peixe (excluindo a salema, que não consigo aprender a gostar), mas acho que comer carne ou peixe todos os dias é demais (demais para tudo, para a saúde e para a carteira!) e, além disso, é sempre bom variar o menu e experimentar coisas novas, não são da mesma opinião?
A minha irmã tirou da net muitas receitas para experimentarmos (infelizmente, não guardou as fontes). Esta é uma delas. Bom apetite!

Ingredientes (4 pessoas):
2 mãos cheias de lentilhas
azeite q.b.
1 cebola picada
alho em pó q.b.
Cominhos, caril, gengibre, canela e açafrão q.b.
1/2 frasco de grão de bico
3 tomates picados e 3 c. sopa polpa de tomate
sal e pimenta q.b.
1 litro de água

Modo de fazer: Demolhar as lentilhas (nós esquecemo-nos e nem meia hora estiveram, coitadas...). Num tacho, refogar a cebola no azeite e juntar o alho em pó. Adicionar as especiarias e a polpa de tomate. Deixar refogar.  Juntar o tomate picado. Juntar as lentilhas e a águia e deixar cozinhar. Quando as lentilhas já estiverem cozinhadas, juntar o grão de bico.
Servi com arroz integral com tomilho (ultimamente faço sempre o arroz no microondas, numa panela própria) e ervilhas tortas e brócolos cozidos. 
A foto é do prato da minha irmã, que come isto como uma senhora, eu meti as lentilhas em cima do arroz e misturei tudo! 

5 comentários:

  1. Obrigada pela partilha! :)*

    ResponderEliminar
  2. Olá Anouska:é sempre bom variar ,não é? Gosto de algumas receitas vegetarianas e esta ficou bem nutritiva e saborosa.
    Obrigada pela tua simpática visitinha. Respondendo à tua pergunta: aqui, compramos álcool próprio para licor nas drogarias ou mesmo nas grandes superfícies. Concordo contigo: com aguardente não é a mesma coisa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Vou procurar em drogarias, então, porque nas grandes superfícies nunca vi à venda... se calhar ando distraída, vou ver melhor! Beijinhos*

      Eliminar
  3. Andava mesmo a procura de receitas com lentilhas :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!