domingo, 28 de abril de 2013

Toucinho do céu (com poucos ovos!)


 Já há muito tempo que queria experimentar fazer toucinho do céu. Parecia-me uma sobremesa tão boa... e um verdadeiro atentado ao colesterol. Sim, porque as receitas que via por aí tinham 18 gemas e sei lá que mais... Estava fora de questão. Mas então pela altura Páscoa vi esta receita no blogue "Ananás e hortelã", com apenas 4 ovos e 3 gemas, e decidi que tinha de experimentar! 
Mas queria fazê-lo com ovos "a sério", ou seja, ovos sem ser de compra. E então esta sobremesa tornou-se muito biológica: a mãe de um amigo deu-me os ovos, o doce de gila é o que fazemos com as abóboras da horta do quintal do meu api e as amêndoas também foram oferecidas por um amigo. E num instante (sim, que esta receita é super fácil e rápida de fazer) temos umas das melhores sobremesas de sempre.

Ingredientes
200 gr de açúcar amarelo
200 gr de amêndoa (pelada e moída - moí no robô de cozinha, mas podem comprar já moída)
1/3 cháv. de doce de gila
4 ovos
3 gemas


Modo de fazer: untar e forrar o fundo de uma forma redonda com papel vegetal. misturar o açúcar com os ovos e as gemas e bater muito bem até ficar uma massa branca, cremosa e volumosa. Adicionar o doce de gila e a amêndoa e envolver bem com uma colher de pau. Despeja para a forma e levar ao forno pré-aquecidp a 180ºC até cozer (tem de ficar ligeiramente húmido). O meu cozeu pouco (pensei que estivesse já a ficar queimado mas devia ser eu a imaginar coisas...) mas ainda foi melhor assim, pois ficou ao centro com a consistência de doce de ovos que foi a parte favorita de toda a gente.
Depois de frio, decorar com açúcar em pó e bolinhas prateadas. 


6 comentários:

  1. É uma autentica bomba deliciosa!! E assim com poucos ovos ainda dá para comer com menos culpa :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou tão lindo Anouska!!
    Fico tão contente que tenhas gostado :) Por cá adoramos também e é muito menos enjoativo que a receita tradicional.
    Assim, tudo caseirinho tem outro sabor :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto e respeito muito a cozinha conventual portuguesa. Gosto de experimentar várias receitas e há muito queria fazer o toucinho do céu. Adorei a tua versão, querida! Vale a pena experimentar!
    Beijinhos* ;)

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito e vou levar comigo.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!